quinta-feira, 19 de abril de 2007

Baba-de-Moça

Baba-de-moça

Depois de algumas pesquisas, gostaria de compartilhar uma receita de baba-de-moça. Mas, antes, vamos à história...
A maioria dos autores diz que este doce é brasileiro. Provavelmente, seria uma adaptação brasileira aos “ovos moles” e “ovos moles de Aveiro”, típicos doces portugueses, feitos de gemas e calda de açúcar. Pois bem, aqui se acrescentou o leite de coco.
Gilberto Freyre, no livro “Açúcar: uma sociologia do doce, com receitas de bolos e doces do Nordeste do Brasil” (Companhia das Letras, 1997), menciona uma receita de baba-de-moça que seria a especialidade do Engenho Jundiaí, de Pernambuco. E, diz-se que este doce era um dos preferidos da princesa Isabel.
Em geral, faz-se uma calda de açúcar não muito rala, acrescida de leite de coco. Depois de frio, junta-se as gemas, e retorna-se ao fogo, até engrossar. Ótimo! (se você tiver acertado o ponto da calda e o tempo de cozimento das gemas...)
Este doce, na minha opinião, tem uma consistência cremosa demais, o que dificulta seu uso em bolos decorados, que precisam de recheios mais “firmes”. E, se você cozinhar demais a receita original, o resultado é terrível...
Depois de várias tentativas de chegar ao ponto, e dúzias de ovos perdidas, criei uma versão “moderna”. O ponto é perfeito e não tem um gosto muito forte de ovo.

1 lata de leite condensado
1 garrafinha de leite de coco (200 ml)
6 gemas peneiradas

Leve o leite condensado e o leite de coco ao fogo médio, mexendo sempre, por aproximadamente 20 minutos, ou até ficar bem consistente e soltar do fundo da panela.
Retire do fogo, e, mexendo vigorosamente, acrescente as gemas. Retorne ao fogo, e assim que começar a ferver de novo, cozinhe por 5 minutos.

*** Atualizando: Hoje tenho uma receita muito gostosa de baba de moça, também diferente da tradicional. ( 03/2010)

Baba de moça
½ xícara de açúcar
3 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 lata de leite condensado
2 garrafinhas de leite de coco
8 gemas peneiradas

Para a baba de moça, leve ao fogo a água e o açúcar até que forme uma calda grossa. Retire do fogo, acrescente a manteiga, o leite de coco, leite condensado e por fim as gemas. Leve novamente ao fogo, mexendo e deixe que engrosse um pouco. Espere abrir fervura e retire do fogo. Não deixe esta mistura ferver muito para que não talhe. Espere que esfrie.

6 comentários:

Tatiana disse...

Eu fiz a baba de moça, usando a receita antiga, acucar, leite de coco e as gemas. e confesso ficou maravilhoso acertei o ponto de primeira.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Que ótimo! Me passa a receita!!!!!

Marisa disse...

oi Otavia, tudo bem?
a sua receita de baba de moça nao vai açucar né? eu encontrei uma na internete que vai açucar.
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco
3 gemas
1 xicara de chá açucar
qual fica melhor a que vai acuçar ou a que nao vai?
e tambem vc pode me explicar melhor como se faz, se misturo todos os ingredientes e levo ao fogo, como o brigadeiro e o beijinho..nessa outra receita que leva o acuçar nao explica como fazer, da a entender que se mistura tudo.
obrigada...
Marisa

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Marisa! Deve ficar boa também...A minha vc mistura tudo..Em geral as receitas que usam açucar, vc deve fazer uma calda antes, com o açucar.
Em breve vou fazer outro post sobre baba de moça porque aprendi uma outra receita...
beijos

Andréa disse...

Oi Otavia, eu gostaria de fazer um bolo com recheio de baba de moça coberto com pasta americana, ele poderá ficar fora da geladeira? Obrigada e um abraço, adoro seu blog!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Andrea!

Olha, todo mundo faz. Eu tenho receio, por causa da quantidade de ovos, e não faço. Assim, não saberia te dizer quantos dias... Acredito que se ficar de um dia para outro não haverá problemas.

beijos