terça-feira, 14 de agosto de 2007

Como fazer a pasta americana...

Há um tempo atrás, postei algumas fotos de como cobrir um bolo com pasta americana. Agora, resolvi postar a receita!
Vamos à ela:
250 ml de água
5 colheres de sopa de gelatina em pó sem sabor
5 colheres de sopa de glucose
7 colheres de sopa de gordura vegetal hidrogenada
2 a 3 quilos de açúcar impalpável

Polvilhe a gelatina sobre um recipiente refratário com a água e espere hidratar. Leve ao banho-maria, até que se dissolva e fique transparente. Junte a gordura e a glucose, e mexa, ainda em banho-maria. Cuidado para a mistura não aquecer demais.
Retire do fogo, espere amornar, e despeje sobre aproximadamente 1 quilo de açúcar impalpável peneirado em uma tigela. Mexa bem, e aos poucos junte o açúcar até obter o ponto desejado. Quando estiver mais firme, passe para uma superfície e sove até ficar bastante elástica.

622 comentários:

1 – 200 de 622   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

onde moro não há glucose nem g.hidrogenada ,o que posso substituir????

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Não são substituições perfeitas, mas no lugar da glucose você pode por Karo, e usar margarina de uso culinário, ou alguma que não seja "light", no lugar da gordura vegetal hidrogenada

leite disse...

como e o nome da massa que agente coloca cmc

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!
A massa que vai CMC é a massa elástica, usada para fazer flores, tecidos e babados.
Algumas pessoas colocam CMC na pasta americana, quando ela já está pronta, para que ela fique um pouco mais firme e a modelagem de bonequinhos seja mais fácil. Neste caso, adicione o CMC diretamente na massa e sove bem.

Anônimo disse...

Oi Otavia, td bem???

Gostaria de saber onde posso comprar o açucar impalpável e o CMC??? Estou na cidade de São Paulo......Vc tem alguma idéia???
Obrigada

mimi disse...

Gostaria de umas deicas de como nao rasgar a cobertura na hora de coloca-lá e o que fazer tb para nao ficar drapiado no bolo redonda e dicas para cobrir bolo retandular?

Sabrina disse...

além de Karo o que eu eu posso usar ao invés da glucose
????

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Sabrina!

Se você quiser usar esta receita, seria bom fazer com glucose ou Karo. Eu conheço uma pasta feita com mel, bem parecida com a pasta americana, com o detalhe que fica com um suave aroma de mel.Se vc quiser, mando a receita.Ela só não é recomendada para lugares de clima muito seco.
Ainda não testei colocar mel na receita da pasta, mas pode ser que dê certo.

terezinha disse...

eu gostaria de saber se pode colocar alguma essencia pra dar um sabor na massa de açucar, e se pode qual devo por liquida?ou tem outra

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Terezinha!
Se vc quiser, pode misturar essências líquidas à pasta americana. Faça isso assim que tiver derretido a glucose junto com a gelatina e gordura, e depois que retirar a mistura do fogo. Adicione a eesência a gosto, mexa, e começe a agregar açúcar. Sei que algumas pessoas usam essência de amêndoas, e existe uma essência de baunilha americana que é clara, (parece água), também para ser acrescida à pasta americana.
Beijos!!

Anônimo disse...

Gostaria de umas dicas de como nao rasgar a cobertura na hora de coloca-lá no bolo redondo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Olá!
Para evitar isso, algumas sugestões:
O ponto da massa deve ser o correto. Cuidado para não acrescentar muito açúcar, ou ela vai rachar, nem açúcar de menos, para não ficar muito mole.
Assim que colocar a pasta aberta sobre o bolo, começe alisando as laterais com cuidado, nunca "puxando" a pasta para baixo,
Não deixe a pasta muito fina ao abrir. Experimente usar uma espessura de 0,5 cm.
Acho que isso é o mais importantw. Compre um disco de isopor com 20 cm de altura, lixe as bordas, e use para treinar, como se fosse um "bolo". Pincele o isopor com água, e a psta irá aderir tal como se fosse um bolo coberto com glacÊ real.

Beijos

Anônimo disse...

Ola! Onde moro nao possui CMC e eu gostaria de saber se há algo que posso subustituir.

monica disse...

Oi seu blog é tudo de bom,aprendi muitas maravilhas.Mas agora peço socorro,onde moro não querem me vender cmc,posso substituir por outra coisa??????????Bjus

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!!
Olha, dependendo do uso, é difícil substituir CMC. Se vc quiser usar como cola, ok, pode usar ou água ou clara de ovo, que dá certo. para peças maiores, cole com glacê. Agora, para fazer massa elástica... Exitem outras gomas, como a tylose, mas acho que é mais difícil ainda de achar. Vou dar uma pesuisada e ver se acho mais algum substituto.
Beijos

marcia disse...

ola mim chamo marcia ,moro em portugal e aqui nao tem gordura vegetal para fazer a pasta americana oque eu uso para subistituir?

Anônimo disse...

ola quero fazer um bolo falso para festa. Onde consigo achar as placas? o bolo será redondo.
Como faço para colocar a pasta americana no isopor? seria somente com água?
e para colocar um bolo em cima do outro?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Olá!
Se vc mora em São Paulo, pode procurar os discos de isopor na Só isopor, que fica próxima a 25 de Março, no centro.
Para colar a pasta, basta passar um pincel molhado no isopor, e cobrir como se fosse um bolo. E, como não haverá peso, pode empilhar um em cima do outro sem problemas, colando com glacê real.
Ah, da próxima vez, coloque seu nome!
Beijos

Clarice disse...

algumas dúvidas:
que tipo de recheio usar?
quanto tempo antes do evento posso montar o bolo?
naõ pode ir a geladeira?
posso rega-lo?
em bolo de andares qunto centimetros é recomendavel?
Obrigada

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Clarice!
1) Recheios que não precisem de geladeira, como brigadeiro, doce de leite e ganache.
2)Eu monto no máximo um dia antes, mas sei que dois dias antes o bolo costuma aguentar, salvo se você estiver em um lugar muito quente.Uma vez, em um curso, comi um bolo que tinha sido feito 4 dias antes da aula. Estava bom, mas eu não recomendo, pode ser arriscado.
3)Bolos cobertos com a pasta americana, em regra, não podem mais ir a geladeira, pois a pasta americana sua, e a decoração estraga. Mas, algumas clientes já fizeram isso, principalmente naqueles casos em que o cliente ganha o bolo, mas quer esperar para comer com alguém. Nestes casos, recomendei que colocassem o bolo dentro da caixa de papaleão, fechada, e colocassem a caixa na geladeira. Ou então, embrulhassem tudo em celofabe, de modo que o celofane não encostasse no bolo.
4)Pode regar sim , inclusive, deve, para não ficar seco. Só não exagere, pois bolos muito molengos são difíceis de cobrir
5)Eu gosto de pelo menos 8 centímetros de altura, sendo que o ideal é 10cm
Beijos!

Gloria bispo disse...

amei tudo que vi.Lindo. queria saber o que é prensar bolo;e com cortar para recheio.bjs gloria

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Gloria!
Prensar é quando ao alternar camadas de massa e recheio, na forma, forrada com plástico, coloca-se um peso para que o bolo copie o formato da forma, e fique perfeito para ser coberto com a pasta americana.
Beijos

Anônimo disse...

OI OTÁVIA QUERO FAZER O MEU BOLO DE CASAMENTO VOÇÊ PODE ME DAR ALGUMAS DICAS IMPORTANTES, MAIS AONDE MORO NÃO SEI SE VOI ENCONTRAR ESTES ING. DA PASTA AMERICANA E DA MASSA ELÁSTICA.

gleiciani disse...

QUERO FAZER O MEU BOLO DE CASAMENTO VC PODE ME DAR ALGUMAS DICAS IMPORTANTES, MAIS AONDE MORO NÃO SEI SE VOU ENCONTRAR OS ING. DA PASTA AMERICANA E DA MASSA ELÁSTICA.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!
Onde vc mora?
Se ajudar, sei que a Barradoce vende pela internet. DE uma olhadinha:
www.barradoce.com.br
beijos
Otavia

tatiane reis disse...

por favor queria saber se posso subistituir o açucar impalpavel pelo glaçucar uniao presciso da resposta rapida por favor

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Tatiane!
Bom, na teoria vc nao pode substituir o açucar impalpável pelo Glaçucar. Mas, uma vez eu já fiz isso, pois estava visitando minha irmã, era domingo, e eu nao conhecia um único lugar em que pudesse comprar os ingredientes certos. Aviso que o ponto fica diferente, menos macio. Se estiver muito dificil conseguir uma pasta que dê para abrir, enrole tudo em plastico e deixe descansar um pouco. No meu caso, funcionou. E, nesta ocasiao, fiz a pasta usando Glaçucar e Karo (ao inves de glucose) .
Boa sorte!

Leonardo disse...

boa noite Otavia
preciso saber se a pasta pode ser feita e usada logo depois de pronta, pois li em um site que deve ser guardada em geladeira por 30 dias.
o aniversario de minha esposa é dia 06/06 e preciso fazer o bolo dia 05/60, obrigado e até mais...

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Leonardo!
A pasta DEVE ser usada logo despois de pronta! Eu prefiro,e se quiser guardar, deve ser no ponto de massa mae, ou seja, ainda quando estiver como um mingau grosso, antes de todo o aucar ser adicionado
A pasta que deve descansar, e apenas 24 horas e a massa elastica.
Boa sorte!

reca disse...

puxa! que legal, procurei uma resposta e achei varia, continue assim,é ajudando os outros que se crsce...beijos...rejane rocha

Tarcila Jacintho disse...

Oi Otávia estou com dificuldades na hora que vou colocar a pasta a mericana no bolo nas laterais deles, fica embolado não sei mais o que fazer, estou ficando louca. por favor me ajude estou muito precisando de acertar isso.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Reca! Obrigada!!
Tarsila, vamos lá: Vc já deve saber que devemo abrir a pasta com o rolo, sempre polvilhando a bancada com açúcar, enrolá-la no rolo e desenrolar sobre o bolo, certo? Bom, assim que desenrolar, aos pouquinhos, vá, com uma das mãos, desfazendo as pregas na base do bolo, e com a outra, com movimentos suaves, colando a pasta no bolo. É importante fazer isto com bastante calma, e quando vc perceber que vai fazer uma prega, coloque os dedos embaixo dela, e vá alisando. Antes da receita, eu postei um passo-a-passo com fotos, que dá para vc ter uma idéia. Outra dica, é treinar bastante com um disco de isopor, que tenha uns 20 cm de diâmetro e uns 10 de latura, para simular o bolo. Muito importante: Nunca puxe a pasta para baixo, pois ela vai rachar!
beijos
Otavia

micaele disse...

olha vc pode me informar onde vende o cmc estou na cidade de salvador

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Micaele,

Em Salvador, eu não sei, mas a Baaradoce de São Paulo, manda pelo correio. Veja o site www.barradoce.com.br
E acho que a Trem da Alegria também manda pelo correio, de SEDEX.
Dá uma perguntada nestes lugares!
beijos
Otavia

Lucilena disse...

Acho que qualquer comentário que eu fizesse seria pouco para dizer o que é teu blog. PARABÉNS!!! Sei que muitos fazem este trabalho maravilhoso, mas alguém com a humidade de ensinar sem nada em troca..vc me faz acreditar que o mundo ainda tem salvação. Mais uma vez parabéns, Otavia; não consigo usar a pasta americana mas vou seguir tuas dicas e ver se fica mais fácil.
Um grande abraço
Lucilena

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Lucilene! Obrigada!!!!
Pode fazer a receita, que vai dar certo! Acho que relamete o mais importante é por açúcar aos poucos (muita gente exagera), e não apertar a pasta para baixo depois que cobrir o bolo (ela vai rasgar)
Boa sorte!!!
Beijos

Janete disse...

suas explicações são otimas, então me ajude quero fazer o bolo da pequena sereia, posso fazer os bonecos com a pasta americana, devo usar CMC me respond rapido pois o aniversario de minha neta é este mes, me de ideias obrigada

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Janete!
Eu gosto de misturar um pouquinho de CMC ( meia colher de chá, para umas 300g) na pasta americana e usá-la para modelar. O CMC deixa a pasta mais encorpada, e fica mais fácil fazer figuras. Além disto, se vc for fazer a sereia em alguma posição, use palitos de churrasco para deixá-la no lugar até a pasta secar. Outra coisa: Use cola de CMC (250 ml de água, 1 colher de chá de cmc, deixe descansar 24 horas) para colar bracinhos , cabeça, etc...

Beijos
Otavia

Juliana disse...

Olá Otávia,

Antes de mais nada, gostaria de parabenizar o seu trabalho, que é belíssimo, e também a sua iniciativa de compartilhar seus conhecimentos... coisa de quem confia em si mesmo, sabe que é realmente bom no que faz!!
Quero de montar um bolo falso com a pasta americana... no caso, ninguém irá comer a massa, então gostaria de saber se tem algum tempo de validade, ou se posso montar mais ou menos uma semana e meia antes sem que a massa perca seu aspecto...
Mais uma vez parabéns e obrigada!

alessandra disse...

eu gostaria de saber se eu posso preparar a decoracao tipo florzinhas, coracoes, etc as pecinhas alguns dias antes ou quanto tempo antes eu posso fazer isso quer dizer corta las e tenho que guardar como ?

lusimar disse...

Ola Otavia me manda uma receita de doces de casamento ....e como eles ficam branquinhos(acho k chama fondar) pode explicar...
lusimar-Sp

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Juliana!
Obrigada!!
Pode fazer sem problemas! Para vc ter uma idéia, os bolos falsos podem durar muitos meses! Você só precisa tomar os seguintes cuidados: Não ponha na geladeira (como vc deve saber, a pasta americana não pode ir para a geladeira)
Deixe em um quarto bem escuro, pois a luz (principalmente do sol) faz as cores desbotarem
Não abafe, pois pode mofar, e as peças da decoração podem amolecer
Se o bolo tiver beeeem seco, depois de alguns dias, pode cobrir com celofane bem escuro, pois isto ajuda a manter a beleza das cores.
Cuidado com umidade excessiva também, e claro, cuidado com formigas!
Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Alessandra!
Para fazer flores e corações, voc~e pode usar a massa elástica, se as flores forem mais elaboradas, ou a pasta americanamesmo. Existem cortadores especiais para as flores. SSe vc nunca fez, sugiro começar pelos mais simples, como as florzinhas de 5 peátalas. Abra a pasta em uma superfície ligeiramente untada com gordura vegetal,ou polvilhada com açúcar impalpável e corte as flores.Deposi, com uma esteca de bolear (aquela que tem uma bola na ponta) afine as bordas das pétalas. Coloque a florzinha na palma de uma mão e com a outra, boleie o centro da flor, para que ela fique com um pouco de movimketo. Coloque para secar em uma espuma, caixa ou algum lugar que tenha um certo relevo, para que as flores fiquem com este movimento.
Depois de bem secas ( uns 2 dias), guarde-as em caixas de papelão.

beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Lusimar!

No momento, eu não estou trabalhando com docinhos de casamento, mas sei que muitas doceiras usam o fondant comprado pronto, da marca Mix. Eu particluarmente nunca testei, mas já ouvi que é bom.

Abraços,
Otavia

Juliana disse...

Obrigada Otávia!! Valeu pela dica!!
Beijos

Anônimo disse...

Adorei a sua atitude de ajudar as pessoas dessa forma. Que Legal!!! Que você continue sempre atenciosa e humilde dessa forma.
bjs Silvia

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!

Muito obrigada!

Beijos

castelo chez lery disse...

ola,parabens não são todos que gostam de compartilhar seus conhecimentos da forma que vc faz,que Deus abençoe sucesso.Leo

rosimeire disse...

por gentileza gostaria que você me passasse a receita da pasta americana elástica
desde já agradeço.

Talita Pereira disse...

Olá, Otávia! Parabéns pelo site!
Bom, vamos as 1000 dúvidas...rsrs
Vou fazer o aniversário do meu filho e pela primeira vez farei tudo praticamene sozinha (vamos ver no que vai dar...). Eu queria tirar umas dúvidas simples...
1º quanto tempo antes posso fazer os docinhos;
2º quanto tempo antes posso enrolar as balas de côco;
3º quanto tempo antes posso fazer a massa do bolo;
quantas receitas de pão de ló devo fazer para aproximadamente 50 adultos e 35 crianças?
Socorro!!!!!
Ah, a festa será dia 13 de setembro.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Talita!
Olha, eu não faço balas de coco, então não tenho idéia quanto ao tempo. Se os docinhos forem tradicionais,como beijinho e brigadeiro, sei que dá certo congelar. Já fui a uma festinha que todos eles tinham sido congelados, e estavam perfeitos. Faça as bolinhas, e coloque em um pote plástico. Congele. Deixe descolgelar em temperatura ambiente e passe no granulado, colque nas forminhas.
Quanto ao bolo, eu faria pelo menos 4 receitas de pão de ló, da que eu dou no blog, com 6 ovos. Esta massa também pode ser congelada, mas por no máximo uns 10 dias, e sempre MUITO bem embalada, com várias voltas de filme plástico e depois com duas camadas de papel alumínio. Sei que pode parecer exagero, mas se não, pode ficar com gosto de freezer, sabe?
Boa festa!
beijos
Otavia

ana disse...

Oi,Otavia!
Estava procurando como se cobri o bolocom granulado, de forma que não fique falhado e achei o seu blog! Parabéns!
Vi a sua sugestao para a Talita de fazer os docinhos e congelá-los e quando descongelar passar no granulado.
Eu faço os docinhos para as festinhas do meus filhos e deixo tudo pronto, isto é, passo no granulado e coloco na forminha que vai para a mesa, arrumo os docinhos naquelas bandejas de isopor que os mercados embalam as mercadorias,sabe quais são?,e então coloco dentro de sacos plasticos e congelos. No dia da festa, 1 ou 2 horas antes da festa tiro do freezer. Ficam perfeitos!!!
bjs, Ana.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ana! Muito obrigada pela dica! Assim, fica ainda mais fácil, né?

Beijos
Otavia

Andrea disse...

oi OTAVIA!!!Gostaria de saber onde posso comprar (uma dica) formas para mini bolos(quadrada e redonda). Grata, Andrea

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Andrea!
Vc mora em São Paulo? A Barradoce tem muitas opções (www.barradoce.com.br). Outro lugar é a Camicado do centro, próxima à rua 25 de Março. Eles tem algumas opções de aros e forminhas.

beijos!

Dani disse...

Olá, Otávia!!! Seu blog é simplesmente o melhor da net!!! Parabéns!! Tenho uma dúvida, vou tentar meu primeiro bolo com pasta americana, devo pincelar geléia transparente antes de cobrí-lo com a pasta??? Me mande algumas dicas...Obrigada!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Dani! Obrigada!!!
A geléia transparente é uma das opções para passar no bolo antes de cobri-lo com a pasta americana. Você também pode usar doce de leite(camada bem fininha, para não escorrer...)ganache de chocolate (quando este tiver sido o recheio) ou glacê real ( esta é minha opção, acho que dá o melhor resultado). Importante: Se vc for usar geléia mesmo, use alguma sem pedaços de frutas...

Beijos!!

Anônimo disse...

Olá Otavia,parabéns,realmente aqui esclareceram muitas dúvidas minhas sobre pasta americana. Gostaria de saber se é necessário prensar o bolo nos formatos redondos ou retângulo,pois moro no JP. e as assadeiras daqui são muito estreitas.E tbm da última vez que fiz a pasta americana não ficou lisinho no bolo,não sei se molhei demais a última camada do bolo,ou antes de cobrir com pasta americana não passei glacê real!!! Por favor será que seria possível vc me esclarecer as minhas perguntas???
Desde já agradeço a colaboração Marisa Japão.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Marisa! Adoro o Japão, já visitei!!!
Olha, é sempre bom prensar o bolo, fica mais fácil conseguir uma superfície perfeita. Como suas assadeiras são estreitas, vc pode fazer um "colarinho", com tiras de acetato firme, com 10 cm de altura. Vc coloca dentro da forma, e monta o bolo dentro. Vai dar um resultado igual ao se a forma tivesse 10 cm de altura.
Quanto a molhar, realmente não se recomenda molhar demais, para não ficar muito mole. Outra dica, é fazer uma mistura de migalhas de bolo e doce de leite, chamada "argamassa" e usar esta mistura para passar no bolo e conseguir lados bem perfeitos. Eu nunca faço isso, pois não tenho costume, mas sei de muita gente que adora...
Eu sempre passo glacê real no bolo para colar a pasta. Acho que dá o melhor acabamento.
beijos!!!

telles disse...

OI OTAVIA , ME CHAMO MARCUS E MORO NA ITALIA, EN MILAO . PARABENS PELO SEU TRABALHO E BELLO. Q TE PERGUNTAR , AQUI E DIFICIL ACHAR GLUCOSE, E NAO TEM MEL CARO , O QUE EU FACO , QUAL O OBJETIVO DA GLUCOSE , POSSO FAZER AMASSA SEM ELA. BEIJOS GRAZIE .

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Marcus!
obrigada!
Você conhece a pasta de mel? Ela é ótima, tem um discreto aroma de mel, e já cobri bolos com ela. Recomendo que você faça um teste, pois as pastas de açúcar sentem muito alterações de clima, e dependendo do lugar, podem ficar mais ou menos secas. Aque em São Paulo, funciona.

Pasta de mel
1 1/2 colher de sopa de mel
1 colher de sopa rasa de gelatina em pó sem sabor
1 colher de sopa de manteiga ou gordura vegetal hidrogenada
5 colheres de sopa de água
Essência a gosto
Açúcar Impalpável

Dissolva a gelatina na água, e leve ao banho maria para derreter. Acrescentar o mel, a essência e a manteiga. mexer até que todos os ingredientes estejam bem dissolvidos. Retirar do fogo, deixar amornar e começar a acrescentar o açúcar, até que se desprenda das mãos.

Beijos!!

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Aline e eu estou tentando aprender a mexer com pasta americana, minha duvida é depois de um boneco feito com pasta americana, como posso armazenalo e por quanto tempo? muito obrigada

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Aline!
Você pode fazer os bonecos com semanas de antecedência, só lembrando que devem ser guardados em local escuro, para não desbotar. E, cuidado também com a umidade.Não ponha na geladeira nem tente congelar!!! Eu deixo sobre a base de isopor que usei para montar o boneco, em local seco e fresco.Outra coisa: Lembre-se de que ele vai ficar bem duro, então é muito importante que esteja já na posição que vai para o bolo

Beijos

Rose Brant disse...

Adorei seu blog! Não podia ser diferente, com tanta generosidade que vc enradia!
Sou apaixonada por bolos e tenho como objetivo profissionalizar-me nessa área, mas como moro no interior do Ceará fica um pouco difícil ter acesso a cursos de confeitaria. O pouco que sei aprendí em revistas e sites que tiram imensas dúvidas que aparecem ehoje, que beleza encontrei seu blog! Que Deus te ilumine sempre e te cubra de felicidades. Um abraço!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!! Muito obrigada!
Beijos

Anônimo disse...

ola Otavia, qual a melhor massa para bolo, se puder me envie a receita para que melhor fica com a massa americana. E como posso colorir os bonequinhos que vou esculpir no bolo. obrigada

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!!!
Para colorir a massa dos bonequnhos, use os carantes em gel ou pó, proprios para alimentos. Já a receita de bolo, todas que já postei no blog são ótimas, Dê uma procurada! ( paõ de ló, bolo de banana, bolo de coco da Martha stewart...)
Beijos

higor disse...

Ola otavia, belo trbalho.....
Tenho uma duvida a pasta americana não vai ficar dura, em cima do bolo... Vi num programa que não se pode usa-la em cima do bolo porque vai ficar dura.

higor disse...

Oi me chamo Higor e que saber se no lugar do CMC posso usar qualquer outra coisa, não acho aqui na minha cidade

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Higor! Obriagada!

Pode por a pasta em cima do bolo sim. Ela seca um pouquinho, mas continua macia para ser cortada. O que realmente endurece é o glace real.
beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Então, Higor, o CMC é o mais fácil de achar. Você pode tentar achar Tylose, ou goma Karaya, mas eu nunca vi no Brasil. E se vc tentar comprar pelo correio? A Barradoce tem, e sei que eles mandam produtos pelo correio. Dá uma olhada: www.barradoce.com.br

Beijos!

ana disse...

parabens tirei muitas duvidas muito obrigada estou começando no negocio espero poder contar com voce sou de Uruguaiana fronteira rio grande do sul ate mais,. ana marques.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Obrigada!!!
Pode mandar comentários e perguntas...
beijos

Anônimo disse...

no caso do glace marmore antes de colocar eu tenque molhar ele com glece real?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Olá!
Eu nunca usei glcê marmore, não saberia te dar nenhuma dica.

Abraços

Anônimo disse...

Olá Otávia!
Estive pesquisando um pouco sobre o universo da pasta americana e me surpreendi com seu blog. Está ótimo!
Sabe, gostaria de fazer um belo bolo decorado para meus filhos em dezembro e apesar de todas as dúvidas que já sanei lendo os comentários, ainda tenho uma verdadeira montanha delas, então aí vão algumas:
É melhor que o bolo seja confeitado/coberto no mesmo dia ou posso fazer no dia anterior?
Caso eu recheie com ganache ou brigadeiro em um dia, cubra com a pasta no outro e só vá consumir no outro dia o recheio aguenta ou estraga?
No lugar do doce de leite posso colar a massa com brigadeiro? Em q consistência?
No bolo tipo presente é melhor fazer as tiras e colá-las sobre o bolo coberto quando secarem ou utilizá-las na hora que forem cortadas?
Caso possa responder ficarei muito grata. Olha! Desculpe o turbilhão de perguntas, é pq apesar de visitar vários sites e blogs ainda não achei respostas para essas perguntas.
Obs: Aonde moro a temeratura média é de 38°.
Tatyana

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!! Muito obrigada! Vanha sempre visitar o blog!
Aqui em São Paulo, não teria problema nenhum em fazer este esquema que vc sugeriu com o bolo( rechear em um dia, cobrir em outro, comer no terceiro), mas vc comentou que aí é bem quente. Como eu nuca fiz a experi~enia, recomendaria que vc fizesse tudo em dois dias. A não ser que vc tenha um cômodo com ar condicionado na sua casa e o bolo fique, depois de recheado, na geladeira, aí no dia seguinte vc cobre com a pasta e deixa no ar condicionado até o outro dia, quando vai comer. Se não, sugiro o seguinte: na geladeira, ele aguenta, mas eu cobriria com a pasta ou no dia em que for comer, ou se a festa for de manhã, na noite anterior.
Eu acho que brigadeiro para passar no bolo e colar a pasta não é legal. Se ele estiver no ponto de recheio (lembre que tem que ser firme, para não escorrer!!!), vai ficar difícil passar. E se for mole, vai escorrer. Brigadeiro é muito "puxa-puxa". Vc pode usar doce de leite pastoso, glacê real ou mesmo uma geléia de fruta peneirada (para tirar os pedaços de fruta, que deixam umas marcas). No caso da geléia, passe bem pouquinho, com uma espátula.Uma ótima opção é a ganache. faça uma das receitas que já postei, pois a consistencia fica ótima. E sugiro que a ganache seja o recheio também!! (de chocolate ao leite, ótimo para crianças).
No caso do bolo presente , o laço é feito antes, deixando secar de lado, ou com rolinhos de papel toalha no meio, para dar o volume. As tiras da lateral do bolo devem ser colocadas na hora em que forem cortadas, pois ao secarem, quebram.
Dica!!! Deixe os laços secando em local escuro, especialmente se fizer com muita antecedência,para evitar que haja diferença nos tons entre o laço e as fitas.

beijos!!!

oss disse...

oi
fiquei muito feliz de encontrar seu blog.comecei a trabalhar com festas e ainda tenho muitas dúvidas, vc me ajudou demais.
preciso fazer um bolo de 7 kg para daqui a uma semana, a pessoa me encomendou bolo mousse de chocolate.A sua receita de pão de ló dá certo para este tipo de recheio?
é necessário colocar gelatina para a mousse não desmanchar? obrigada

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Oss! obrigada!!
A minha receita de pão de ló fica ótima com este recheio, e até sugiro você fazer a massa com chocolate também. Basta substituir uma xícara da farinha de trigo por uma xícara de chocolate em pó. Quanto a mousse, eu não recomenda que se use um recheio destes para bolos cobertos com pasta americana, pois estes bolos não devem ir para a geladeira depois de prontos, e a mousse vai ficar mole. Por que vc não põe uma ganache de chocolate, ao leite ou meio amargo. Ficará um creme muito gostoso, parecido com aquele que se recheia trufas.Tem um post no blog com a receita e as quantidades certas de chocolate e creme de leite.
beijos!!!

pRiMeIrAo C disse...

Olivia aqui e o Higor, tentei fazer a pasta de mel, só que ela ficou acucarada, fiz a receita passo a passo, mais usei o acucar refinado!!!!!!!!!!!!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Higor!!

Como assim açucarada?vc tem que usar açúcar impalpável tanto na pasta de mel como na pasta americana, para dar o ponto certo!!!

Beijos

pRiMeIrAo C disse...

Bom como faço para conseguir o acucar impalpavel? Posso faze lo em casa ou tenho que compra lo? Onde posso acha lo?

Obrigado!!!!! Higor

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Açúcar impalpável é um açúcar refindo, moido bem fininho, e com 3% de amido na composição.Você compre em lojas de artigo para confeitaria. As vezes, em alguns supermercados, dá para achar também.
beijos!

Fernanda disse...

Olá, Otávia!!!
Adorei seus trabalhos.. e principalmente a forma que explica as pessoas que estão começando como eu.. Fiz um bolo para 15 anos, porém tres andares, um em cima do outro.. eles foram ficando "tortos". Gostaria de saber se esses bolos de dois ou mais andares são feitos somente de isopor ou podem ser feitos de bolo mesmo, e como devem ser recheados para suportar o peso dos demais???
Obrigada!!!
Fernanda

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Fernanda!
obrigada!
Para fazer bolos de andares, você precisa criar uma estrutura nos bolos, paara que aguentem o peso do bolo de cima. Recomendo que dê uma olhada em livros (importados) sobre bolos, para que vc veja fotos.
é importante colocar todos os bolos em cima de uma base exatamente com o tamanho do bolo, de papelão bem gorsso, coberto com papel alumínio ou plástico.Cubra todos os bolos com pasta americana. Calculando a parte do bolo debaixo que será coberta pelo bolo menor, de cima, coloque um palito de churrasco, na vertical e marque até onde ele entra no bolo. Retire do bolo, corte e faça isso com mais outros palitos. Junte grupos de 3, cole bem com durex (várias voltas, para que fique bem apertado) cubra com papel alumínio e coloque no bolo. coloque mais uns 4 ou 5 grupos de palitos. Coloque o bolo em cima, e faça o mesmo, sempre tendo em mente que os palitos não podem aparecer. Se vc morar em Sp ou Rio, procure uns tubinhos plásticos da marca Wilton, pois eles são ótimos. Muito seguros, fáceis de cortar,, edão bastante estrutura. Faça com expliquei, mas sem colocar nenhum palito, só o tubo.

beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Fernanda...

Dá uma olhada:
http://www.wilton.com/cakes/tiered-cakes/dowel-rod-construction.cfm

tem fotos do que falei, com a diferença que usaram um palito mais largo, que vende nos EUA.

beijos

Caroline disse...

Oi Otavia,comprei um pasta americana pronta e achei sabor horrível(marca:mix,pastamix),será q todas as pastas americanas tem esse mesmo sabor? a receita da sua tem um sabor agradável?quero testá-la mais preciso ouvir sua opinião sobre o sabor dela,eu comi uma vez um bolo com pasta americana e o sabor era gostoso.Obrigada e sou fão dos seus blog.

Caroline de Araújo - Parnaíba -PI

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Carolina!

Eu também não gosto muito das pastas prontas, pois elas tem muita essência... A que dou a receita tem um gosto neutro, só bem doce. E vc pode por um pouquinho de baunilha, se quiser. Experimente a pasta de chocolate branco, da Arcolor. Embora o aroma seja muito forte, acho o gosto o melhor entre as pastas prontas.

Beijos!

cel disse...

Olá gostaria de saber como faço para deixar a pasta americana bem branca, usei corante mas rechou toda a pasta e não deu a cor desejada.
Obrigada.
Celina

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Celina!
Sua pasta deve ter rachado porque vc deve ter posto muito açúcar.
Existe um corante branco, mas eu só uso para pintar detalhes, e não para por na pasta.
A receita da pasta americana fica branca, na minha opinião, mas se vc quiser mais branca, a única dica que eu saberia dar seria a de te recomendar a pasta pronta da Marcela Sanchez, pois ela tem uma Natural, que é da cor normal da pasta e outra branca, que é branca mesmo.
Beijos

Cakebombollo disse...

Oi Linda!!!Que bom que vc existe, parabéns pelos seus lindos trabalhos. Vou te alugar só um pouquinho tá? Estou fazendo panetones decorados para o natal e queria saber se vc sabe dizer quanto tempo dura os enfeitinhos feitos de pasta americana,o panetone sei que dura bastante mas tenho que me basear na durabilidade dos bonequinhos de pasta para poder colocar a data de validade....vc sabe me dizer?
Beijo grande
Susi/São Paulo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!! Obrigada!
Bom, vamos por partes:
Os enfeites em si duram meses, depois de secos,embalados em caixas de papelão, mas exite a questão de que vc provavelmente vai embalar os panetones em saquinhos, certo? Daí, exite o perigo de mofar a decoração, já que vai ficar abafado.
eu faria o seguinte: Faria os enfeite com pasta americana comprada pronta (está é bem mais difícil de mofar), e com bastante antecedência, para que secassem por uns 10 dias, sem embalagem ( para que ficassem bem secos meeeesmo). Depois disso, colocaria no panetone. Se possível, embale em celofane. Ele é melhor que o plástico, pelo menos do ponto de vista da decoração. Com todos estes cuidados, acho que aguenta bastante. Sinceramente, nunca fiz nada que ficasse em embalagem fechada, então não sei dar um prazo certo, mas eu chutaria 1 mês.
Depois me conte como foi, ok?
Boa sorte e beijos!!!

Cakebombollo disse...

Obrigada pelas dicas!!!!Pode deixar que depois te conto se deu certo.

Beijo linda,

Cakebombollo disse...

Otavia,olha eu aqui de novo!!!! Estava dando uma olhada geral nas suas respostas ao pessoal e queria saber onde é que eu compro essas tiras de acetato que vc usa para poder prensar o bolo? Vc disse que usa glace real antes de colocar a pasta, o glace real cobre as pequenas imperfeições tb? eu uso um creme de gordura vegetal com leite condensado e um pouco de açucar impalpavel (aprendi num curso mas não gosto muito do sabor),mas de repente o glace real dá um resultado melhor, não sei ,o que acha?

Um abraço
Susi

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Susi!
Vc acha o acetato em folhas grandes, em lojas de produtos para confeitaria. Eu acho na Barradoce, em Moema.Compro uma folhona e corto a tira de 10 cm de altura.
O glacê real não cobre imperfeiçoes. Ele é neutro no sabor e proporciona boa aderência para a pasta, com a vantagem que não desanda nem escorre. Tomo o maior cuidado com as imperfeições do bolo, e por isso gosto de rechear antes e deixá-lo na forma, para que ele fique em um fomato bem liso.
Tem uma das minhas receitas que é mais dificil, pois coloco uva passa, e sempre fica um buraquinho ou outro. Neste caso,´tenho usado uma mistura chamada argamassa, que é apenas a mistura de doce de leite com migalhas de bolo sem pedaços de fruta. Para não "brigar" com o sabor do bolo, uso um bolinho bem básico, de baunilha. E, já usei até bolacha maisena, batida no liquidificador e tranformada em pó. A vantagem é que esta mistura é deliciosa. A desvantagem é que não é muito fácil de passar, pois ela precisa estar bem firme para não escorrer e acabar atrapalhando. Faça algumas vezes, em algum bolo que vc não vá vender, para ver se se acostuma. Conheço gente que só usa isso, em todos os tipos de bolo.

Beijos!!!

Marisa Midori(Japão) disse...

Me chamo Marisa, moro no JP.e sempre vejo as postagens,e graças a vc,tenho tido respostas satisfatórias sobre bolos em geral.
A minha dúvida e sobre glacê real com pó de merengue. Tentei várias vezes mas não consigo dar o ponto,pois sempre que vou tentar decorar no bolo,o glacê perde o formato da decoração feita com os bicos,será que tenho que deixar mais dura o glacê?? Não sei o que fazer!!!O produto é da WILTON dos USA,e a receita do glacê é do Brasil,será isso? por não dar certo as decorações??
Agradeço desde já e muito obrigada. MARISA.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Marisa! obrigada!

Eu nunca usei o produto da Wilton, mas vc está seguindo as instruçoes da embalagem? As vezes, ele pede uma receita diferente.
Eu uso pó para glacê que só precisa adicionar água, mas noto que ele desanda muito mais rápido que o glacê real tradicional. Assi, sempre preciso bater logo antes de usar. E, ele começa como uma pasta bem firme, se deixo um creme muito mole o glacê não monta.
Já usei também um pó para Merengue, que pedia que se acrescentasse açúcar impalpável e água, mas não notei nenhuma diferença. Outra coisa importante: Onde vc mora é úmido? Por que nos EUA é muito seco, e pode ser que no Japão precise de uma quantidade maior de pó ou açúcar por causa disso. Eu noto que aqui em Sp, quando está muito chuvoso, o glacê desanda mais rápido.
Beijos!!!

marina disse...

Oi! me interesso muito pela arte de fazer bolas decoraDOS! Estou começando agora e gostaria muito de dicas! desde já grata!

Anônimo disse...

Olá Otávia!
Comprei pasta americana pronta para fazer flores e ouvi dizer que o ideal é acrescentar um pouco de CMC à massa. Gostaria de saber a quantidade e o que utilizo para deixá-las suspensa.
Obrigado.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!!
Se vc tiver comprado pasta para flores, não precisa por CMC. Se vc tiver comprado pasta americana, e quiser usar para flores, ou modelagens, é outro assunto. Em geral, colocamos cmc na massa para que ela imediatamente fique mais firme. Eu uso uma colher de chá, para mais ou menos uma porção de massa do tamanho de duas maçãs. O cmc também dá elasticidade, se repousar umas 24 horas. Coloque a mesma quantidade. Mas na minha opinião, o resultado com a pasta pronta não é tão bom. Ele fica melhor na pasta caseira. Mas, experiemente!
Para suspender flores, há formas p'roprias. Dependendo do tamanho da flor, vc pode usar desde uma taça de chmapagne, ou mesmo colocar em pedaços de paple manteiga amassado. Me diga seu nome, prefiro responder assim, do que "anônimo", rs rs rs...

Beijos

Anônimo disse...

Oi Otávia, primeiramente me chamo Juliana, é q estava com tanta pressa q acabei esquecendo do me identificar na postagem de 21 de novembro. Olhas as dicas foram ótimas e as flores ficaram bem bonitas e fáceis de trabalhar, muito obrigado. Abusando mais um pouquinho, precisava saber se é arame que vcs utilizam para deixar figuras (flores, bolas, borboletas, corações etc...)parecendo saltar do bolo, e se tem algum tipo específico.
Mais uma vez agradeço a atenção.
Juliana

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Juliana!
Que bom que deu certo!
Usamos arame sim, mas é um tipo específico, pois ele é fino e revestido. Vc acha em lojas de confeitaria. Procure por arame floral.
beijos!

evellyn disse...

Oláa estava dando uma olhada no seu blogger e adorei, ele me tirou varias duvidas.Gostaria de fazer umas perguntas:Como fazer um bolo falso?como preparar o isopor para receber a pasta american?e se é necessario lixa-lo antes? Posso cobri-lo com outro tipo de massa e se pelo fato de ser isopor posso faze-lo uma semana antes do evento ou ñ? Desculpa acabei fazendu varias neh!!!Desde já agradeço sua atençao.. Bjinhuss

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Evellyn!

O bolo falso, de isopor começa com a peça de isopor já cortada no fornato de bolo. (dez cent[imetros de altura, e com o diâmetro certo). E já compro pronto.
Depois, lixo as bordas superiores, para ficar com cara de bolo mesmo. E, com um pincel, molho levemente o isopor, para que a pasta grude.
Beijos

evellyn disse...

Obrigada pela resposta!Mas posso fazer o bolo falso com quantos dia de antecendencia?Bjoss

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi! Desculpe, acabei esquecendo de comentar...
Eu já fiz com uma semana, mas na verdade, acho que nada impede que vc faça até um mês antes, desde que tome cuidado para que ele não fique exposto a luz, que desbota algumas cores. Guarde em um cômodo escuro. E muito cuidado com umidade também, pois estraga a decoração.
beijos

Ninha disse...

Olá gostaria de saber como eu faço para disfaçar ou tirar as emendas da pasta americana, quando colocada no bolo as vezes fica faltando um pedaço?Desde já obrigada e até logo.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!

Olha, não é normal acontecer isso. Vc deve estar abrindo muito fino. Se ela resseca e racha, é porque tem açúcar de mais. E se ela já racha na hora de cobrir o bolo, fazendo buracos, deve estar fina e com pouco ´açúcar...
De qualquer forma, quando vc for fazer uma emenda, pode usar um pouquinho de gordura vegetal, água, ou cola de cmc, só para deixar mais mole, e ir ajustando com os dedos. Faça com MUUUUUUITO cuidado, e com muito pouca água ou cola.

beijos

Ellen disse...

Ola Otavia Tudo bem?
Tenho vária duvidas:
O aniversário da minha sobrinha é dia 13/12 Agora fora este sabado o outro gostaria de saber se eu fizer um bolo com recheio de doce de leite com passas ao rum vai combinar com a pasta americana?
E com o que eu colo a massa no bolo e como que eu abro a massa em cima do bolo e como farei as laterais ( Ah nunca fiz um bolo com pasta americana peguei só a sua receita)
Grata Ellen

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ellen!
Antes de tudo, sugiro que vc leia todas as perguntas, pois tem muitas dicas que vc pode ter dúvidas
O recheio que vc falou é ótimo, pode usar sem problemas, so pense que ele deve ser bem firme, para não escapar pelas laterais.
A pasta vc cola com glacê real, e para abrir a pasta, polvilhe a superfície com açúcar.
Beijos!!

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Sirlene.
Gostaria de saber quantos centímtetros, tem o bolo´para fazer de 3 andares.Ou melhor cada bolo...Obrigada

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Sirlene!
O ideal é que cada andar tenha 10 cm de altura.

Beijos

Cozinheira disse...

Otavia adorei as dicas e muito obrigada por tudo desejo lhe muito sucesso!!!!
Grata
Ellen

Anônimo disse...

oii!! nunca fiz pasta americana e queria saber se ela é gostosa de comer !!1
adorei seu blog!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi! Faça e experimente!
è bem doce, mas tem gente que adora!
Beijos

Sandra disse...

Olá!
Na semana passada assisti seus videos e fiquei encantada com seu trabalho. Você torna tudo possível, pois ensina com simplicidade. Estou começando a mexer com bolos e estou apaixonada por esse universo. Fiz um para minha filha em forma de coração, com flores na lateral e patinhas na parte superior (o tema era "Marrie"). Eu comprei pasta pronta, mas agora vou tentar fazer minha pasta americana.
Trabalho com pessoas alérgicas a leite e ovo, e os bolos nem sempre ficam bonitos. Quero ver se com a pasta torno os bolos e biscoitos mais apetitosos aos olhos e barriga... risos...
Você está de parabéns pelo seu trabalho! É uma excelente professora!
Que Deus abençoe sua vida! Abraços,
Sandra Matunoshita (SOS Alergia)

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Sandra!!
Muito obrigada! Faça sim , vc vai ver como é gostoso!
Achei muito interessante saber que vc faz este tipo de bolo. Eu estou pesquisando o assunto, e já testei algumas receitas sem leite, ovo e também sem gluten. Estou aprendendo, e espero um dia também poder oferecer bolos assim.
Me manda um e-mail, para mantermos contato!
beijos

Sandra disse...

Olá Otavia! Adorei seu blog, me esclareceu muitas dúvida! Seguinte, vou tentar fazer um bolo semana que vem e queria saber o quanto rende a sua receita de pasta americana, tenho que comprar os ingredientes todos com antecedência pq vou estar em outra cidade e não sei se vou encontrá-los por lá. O bolo que vou fazer terá dois andares, um de 40cm e outro de 25cm de diâmetro, aproximadamente e realmente não faço idéia de quanto de pasta vou precisar. Agradeço muuuuito se puder me ajudar

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Sandra!

Olha, pode depender um poquinho da altura do bolo, da espessura da pasta e se vc terá que cobrir um tabuleiro de madeira para por o bolo. mas, se vc fizer a receita 1 vez e meia, vai dar certo.
Eu faço muito meia receita desta que coloquei no blog, dividindo tudo por 2 . Por exemplo, a glucose:2 colheres de sopa mais 1/2 colher de sopa. Só aconselho voc~e não fazer tudo de uma vez ( 1 vez e meia a receita), porque vai ficar bem pesado para sovar. Faça uma receita completa, quando estiver pronta embale em filme plástico e faça mais meia.
Outra coisa: Se vc tiver muuuuuita prática em cobrir bolos e os bolos não forem altos, acho que 1 receita dá. Porém, é sempre mais fácil trabalhar com uma folga na quiantidade de pasta.

Ah, vc viu o video no you tube? Dá uma olhada, fiz um vídeo com uma decoração de panetone:

http://br.youtube.com/watch?v=63ZDJTBA6I0&feature=channel_page

Beijos

Fran e André disse...

ola posso subistituir o açucar impalpável? e glucoso onde posso comprar
fran ahhh otimo seu video no you tube bjs

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!Obrigada.
olha, melhor não substituir, pois fica difícil dar o ponto. A glucose vc acha em lojas de artigos para confeitaria, assim como o açúcar. Dê uma olhada no blog, pois já postei uma pasta de mel, em que ao invés de glucose, vai mel. (mais fácil de achar!)

beijos

Sandra disse...

Muuuito obrigada Otavia!! E parabéns pelo tutorial no youtube! Já procurei vários vídeos de pasta americana, mas nunca achei nenhum passo a passo tão bem explicado e o melhor.. em português!!! heheh
Eu só fiz bolo com pasta uma vez... faz qse um ano, achei que ia dar tudo errado, mas no fim acabou saindo como eu queria... como eu sou metida, vou tentar um bolão dessa vez! heheh =P

Obrigada mesmo e mais uma vez parabéns!!!

Joferi disse...

Olá,sou de Portugual e sou pasteleiro e nos cá quase não conhecemos a pasta americana (só conheci a receita neste blog )mas usamos pastas semelhantes (ice e pastilhagem )para efeites,pois endurecem muito,mas nenuma leva a gordura,e para cobertura usamos o chocopan e a massapan.Gostei muito do seu blog e vou continuar a cá vir,felicidades

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi! Que legal!!
Aqui usamos pouco o marzipan, (que deve ser a mesma coisa que o massapan) porque amêndoas são muito caras... E uso bastante pastilhagem, para fazer peças rígidas.
Venha sempre visitar!!

Anônimo disse...

Gostaria de saber como faço para que a pasta americana feita em casa fique bem branquinha

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Olá!

Eu não faço nada, uso na cor natural, que gosto bastante.Não sei se existe algum tipo de corante branco que possa fazer isso.
Ah, me mande seu nome da proxima vez!
Até mais!

Cakebombollo disse...

Oi Otávia,

Aqui estou eu com mais uma dúvida. Quero saber se vc tem alguma dica para cobrir bolos maiores, tipo os de 40cm sem se descabelar, tive que cobrir um bolo desse tamanho e não foi nada fácil,apanhei a beça...quaantas receitas de pasta vc acha necessária para cobrir um bolo desse tamanho, já que a massa não pode ficar muito fina e nesse caso temos que abrir bastante devido o tamanho do bolo?

Um abraço,

Susi

Otavia Paiva Sommavilla disse...

oi!
Olha , acho que uma receita e meia dá. Quando eu tenho que trabalhar com muita pasta, eu gosto de sovar bem, mas aos pocuos, já que tudo fica muito pesado...
Vc teve dificuldades por causa do diâmetro? Lembre de ir abrindo e polvilhando açúcar sempre. Hoje já achamos uns rolos de confeitaria bem compridos, proprios para abrir bastante massa e enrolar antes de cobrir o bolo, mas , se vc não achar, pode fazer uma coisa que vi em um curso uma vez: O prfessor usou um pedaço de cano de PVC, destes de loja de materiais de contrução. Claro que ele disse que limpou dez mil vezes, lavou, passou alcool, etc... Eu nunca usei, não sei se tem algum problema, quanto a passar cheiro para a massa, ou outra coisa, mas é uma boa dica para a hora de enrolar a massa no rolo, pois se vc não tiver um rolo bem comprido, fica difícil mesmo.
Beijos!

Ninha disse...

Olá Otavia, gostaria e saber qual a altura total de umbolo de 3 andares de casamento? e qual a diferença em centimentos do bolo emcima do outro, por, ex. do grande p/o medio, do medio p/ o peq?? Desde já te agradeço bye.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!
Olha, depende um pouco da base em que vc colocá-lo. Cada andar deve ter pelo menos 10 cm, mas entre eles eu não deixo espaço.
Daí, masis uns 5 para a base, dá 35 cm de altura. E, lógico, se vc colocar noivinhos, acrescente a altura destes.

Beijos

Ninha disse...

Obrigada Otavia por me responder a perguntar anterior.Mas minha duvida ainda permaneçe vou tentar explicar melhor: qual a diferença de centimentros em relação ao diametro dos bolos, ou seja do maior, do medio e do peq.Se vc puder me ajudar, senão desde já eu agraeço pela sua atenção, estou aprendendo mto com seu blogger.Bjinhusss

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Há há há.... Eu entendi tudo errado!
Bom, em relação aos diâmetros, fica a seu critério. Os bolos mais tradicionais seguem um padrão de uma diferença de 10 cm nos diâmetros: P ex, 35 cm de diâmetro a base, 25 cm o do meio e 15 o topo. E fica aquele bolo bem tradicional. Mas vc pode por exemplo, usar so 5 cm e ele vai ficar mais "torre". E tem gente que varia, a base com mais espaço, o topo com menos. Experimente e veja como prefere, ou deixe para a cliente decidir!
Beijos

Erica disse...

Olá Otavia, com q material posso cobrir um bolo falso/ seria melhor massa corrida, salvo que ela ñ pode pegar umidade ou seria melhor revesti-lo com biscuit,ou existi alguma outra coisa.Obrigada!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!
Eu cubro todos os meus bolos, mesmo os falsos, com pasta americana. Acho que não deve ser uma boa massa corrida, pois é tóxico e deve ter cheiro forte. já pensou em cima de uma mesa de doces?
Faça com a pasta, uns dias antes, para secar bem, e vc não terá problemas.
beijos

joão disse...

oi otávia eu amei seu site tem muitas respostas parabéms mas eu gostaria de saber se posso usar para cobrir o bolo antes de por a pasta americana um creme feito com leite moça e margarina para fixar a pasta e se posso substituir o acúcar impalpável por um sinples de cofeiteiro e se ainda quanto tempo antes de cobrir o bolo posso fazer a pasta e onde e como posso guarda-la pois moro em um lugar muito quente

Cris Ladeia e Lúcia Ladeia disse...

Oi Otávia, meu nome é Cris, sou de Goiânia - GO. Achei seu blog por acaso, procurando desesperadamente algum site, ou alguém que pudesse me explicar como posso guardar bolos falsos por muitos meses. Eu sempre os faço com pasta americana; mas, mesmo aqui sendo uma cidade quente, e mesmo meus dois últimos bolos falsos estando secos e guardados em papel celofane, acabei perdendo todo meu trabalho (que poderia servir para outras noivas), por causa do tempo chuvoso que fez nos meses de dezembro e janeiro. Não sei mais o que fazer, eles literalmente "derreteram", só me restou o isopor mesmo! Isso me deixa triste, por que eu gostaria de fazer pelo menos umas seis maquetes de bolo , e tê-las sempre bem lindas para minhas clientes escolherem. O que faço?? Adiantaria usar um antimofo?? Obrigada pela atenção!

Cris Ladeia e Lúcia Ladeia disse...

Otávia, mais uma coisinha, sua receita de pasta americana não contém CMC, e a minha sim. Você acha que por isso meus bolos falsos podem ser mais vulneráveis à umidade?? Bjim

joao paulo disse...

gostaria de saber se posso utilizar a gordura vegetal da marca primor e a glicose da marca caro para fazer a pasta americana e quanto de pasta é necessário para um bolo de dois andares um de 50cm de diametro e outro de 30 e com 8cm de altura

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi João!
Eu nunca usei este creme que vc menciona. Se não for muito grudento, nem escorrer, acho que não tem problema. Lembre que vc pode usar doce de leite, glacê real e até mesmo uma geléia que não tenha muitos pedaços. Só não passe muito, para não ficar escorrendo.
Eu não aconselho substituir por açúcar de confeiteiro, pois não fica igual. uma vez já fiz a pasta americana com ele, ma´s é mais difícil dar o ponto. vc pode tentar... Uma dica é batê-lo no liquidificador, com 3% de seu peso em amido.
Eu prefiro fazer a pasta logo antes de usar, pois fica mais macia. Como vc disse que mora em um lugar quente, recomendo deixá-la em ponto de massa mãe, como um mingau grosso, na geladeira. Retire o que for usar, deixe em temperatura ambiente, e acrescente açúcar até dar o ponto.
Boa sorte!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Cris!
Já recebi alguns comentários relatando este tipo de problema, em são tipicos de lugares chuvosos. Eu moro em São Paulo, e aqui, mesmo quando chove a semana inteira, nunca aconteceu.( o tempo é seco, em geral). De qualquer forma, eu gurado meus bolos falsos sem nenhuma cobertura, em uma quarto escuro. Assim, resolvo o problema da luz, que faz com que desbotem. Não gosto de "abafa-los" com nada. A única vez que usei celofane, achei que as florzinhas deram uma "caída", e acho que foi por causa do celofane. Outra coisa: Se vc tomar cuidao, e der uma "espanada" de vez em quando, também não vão ficar com aspecto de sujo.Outra coisa: Por acaso vc usa pasta americana comprada pronta? Eu faço a minha, e todo mundo que ouvi que teve problemas, estava usando a pronta. Não sei se tem alguma coisa a ver, mas não custa fazer o teste...
Outra cosia: Nas flores, ao inve´s de massa elástica pura, use uns 30% de pastilhagem misturada, que ajuda a deixar firme quando o tempo está muito úmido.
Por fim, uma vez ouvi falar em "pasta australiana" e diziam que ela era mais adaptavel a climas úmidos. É bem parecida com a pasta americana, mas a receita tem putras proporções. DÊ uma pesquisada, pois pode ser que ajude.
Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Cris!
Acho que não, o CMC só ajuda em caso de umidade, pois ele tem age como secante também.
beijos!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi João Paulo!
A
O ideal seria usar glucose de milho transparente e gordura vegetal, mas pode usar caro e primor sim... Eu já testei e deu certo (Só que fica com um leve gostinho de margarina)
Beijos

joão paulo disse...

muito obrigado mas ainda tenho uma duvida quanto de pasta é necessário para um bolo de dois andares um de 50cm de diametro e outro de 30 e com 8cm de altura? e se posso forrar um globo de isopor com a pasta americana para por em cimado bolo como enfeites e se vc puder me passar a receita de glace real

maria socorro disse...

oi otavia eu vou cobrir um bolo de dois andares e queria saber se e precso cobrir eles separa damente ou ja um em cima do outro pois sendo assim o bolo de baixo vai ficar com uma parte sem cobretura

Cris Ladeia e Lúcia Ladeia disse...

Otávia, muito obrigada por ter me respondido tão prontamente. A pasta que eu uso é caseira, também não gosto da pasta comprada pronta. Vou ver se comsigo guardar minha próxima maquete como você mencionou. Também vou testar a sua receita de pasta americana. Ah, e você tem alguma receita legal de pastilhagem? E será que não ficaria legal também misturar um pouco da pastilhagem à pasta que irei cobrir os andares de isopor? Perguntas ...perguntas... Muitíssimo obrigada! Bjim Cris

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Cris,
Acho melhor não. Para cobrir o bolo, talvez perca um pouco da elasticidade e fique pesado... Se bem que, não custa tentar. A pastilhagem pronta´é muito boa, as peças ficam bem rígidas.
Talvez um poquinho de cmc ajude na secagem.
Beijos!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Maria Socorro,
Eu cubro sempre separadamente, e cada um em uma base de papelão. Não esqueça de fazer as estruturas do bolo de andares, ok?
Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi João,
A receita está no blog, é uma das postagens mais recentes.
Eu acho que duas receitas, da que postei no blog, devem ser suficientes.
E pode por o bolo de isopor em cima do de verdade, desde que a decoraçõa não seja muito pesada.
abraços

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI João,
Agora vi direito, vc quer por um globo e não um bolo... Pode sim, não deve ficar pesado.
Beijos

kelly disse...

oi otávia.
eu fiz a pasta americana, mas nâo vou utilizar agora, eu gostaria de saber quanto tempo ela dura, e se conserva dentro ou fora da geladeira?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Kelly!
Se ela já está no ponto, basta embalar bem,com plástico e deixar fora da geladeira. Eu não gosto muito de guardar, mas pelo menos uma semana aguenta.

É mais fácil guardar se estiver no ponto de massa mãe, sem acrescentar todo o açúcar, e deixe na geladeira por umas 3 semanas.

Beijos!

Bruninha disse...

Eu vou ficar noiva sabado, e o recheio do bolo é creme branco e pessego e gostaria de cobrir ele com a pasta americana, ele vai ser feito na sexta de manhã, se ficar fora da geladeira até no sabado a tarde há possibilidade de estragar? Pq acabei de ficar sabendo que a pasta americana não pode ir na geladeira.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Hummmm... Eu não arriscaria. Ainda mais que estamos no verão, e eu não sei como é esta receita de creme branco... Se for tipo um brigadeiro branco, com bastante açúcar, a base de leite condensado, e pessego em calda, acho que não tem problema. Mas se for chnatilly ou crme com leite e maisena, acho melhor não. Faça com doce de leite, ou mesmo uma ganache de chocolate branco, que acho que será ok. Não use fruta fresca pois pode azedar sim....
Outra dica seria deixar o bolo na geladeira até sabado de manhã, tirar, esperar umas duas horas, cobrir e levar para a festa.
beijos!

Pâmela disse...

Olá, comprei a massa americana da arcolor para cobrir um bolo que vou fazer com o tema de carnaval, só na receita os enfeites colocados em cima do bolo são feitos com massa de pastilhagem. Se eu misturar o cmc na massa americana vou conseguir o mesmo resultado???? quanto de cmc devo colocar??????
obrigada

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Pamela!
Pode funcionar mas só se os enfeites forem leves e bem pequenos. Se vc precisar montar coisas, que se sustentem, estruturas, tem que ser pastilhagem mesmo. Exite a pronta da arcolor, é muito boa.

Beijos

Anônimo disse...

Antes de mais nada parabéns!!!com certeza vc é uma pessoa iluminada.
Gostaria de saber se é possivel colocar papel de arroz em cima do glace real? Pois não consigo forrar o bolo com a pasta americana,eu comprei a pasta e coloquei um pouco de açucar impalpavel,mas a massa rasgou, pra colocar a pasta no bolo ela tem que estar mole???Qual o ponto certo da pasta?Eu tenho que abri a pasta na bancada e só depois colocar em cima do bolo?
Desde já muito obrigada

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Olá!
Eu colo o papel de arroz com cmc ou glace, dependendo do efeito da decoração. Mas eu acho que ele deve ser usado só em ocasiões em que vc quer determinado efeito e não para se passar por pasta americana...
Vc disse que comprou a pasta. Po acaso vc lembra a marca? Em geral. todas vem prontinhas para usar, basta sovar um pouco para que fiquem elásticas de novo. E, acrescenta-se pouquissimo açúcar ao sovar, para que ela não resseque e rache. Será que ela não rasgou porque vc puxou? É importante ajustar bem als laterais, mas sem fazer movimentos bruscos de cima para baixo, se não rasga mesmo...
Esperimente treinar em um disco de isopor.

Beijos!

Anônimo disse...

Oii, achei muito interessante o seu blogger.
Sou de Portugal, e gostaria de saber o que é karo? porque não achei glucose. Obrigada

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!

Karo é uma marca de uma calda, a base se glucose de milho, que vende no Brasil. Serve para passar no pão ou nas panquecas...
Faça a receita da pasta de mel. Postei no blog, e não precisa de glucose!
beijos!!!

Ninha disse...

Boa tarde Otavia!!! Gostaria de saber qual tipo de pasta uso para fazer flores p/ enfeitar um bolo falso, as flores começando do 1° bolo caindo até o ultimo, será q teria q usar pastilhagem, me ajude.Bjusss até mais

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ninha!
Use massa elástica. Ela é vendida pronta com o nome de massa para flores. Tem da Arcolor e da Marcela Sanchez, e ambas são muito boas.

beijos

Dika disse...

ola otavia!
estou querendo fazer uma pasta americana, mas não consigo entender o que é glucose e nem o tal açucar palpavel. por favor sera que pode me esclarecer e me endicar onde posso comprar? esse karo que vcs falam que pode substituir a glucose, é aquele que mel karo que vende para adoçarmos frutas ´para crianças? me ajude.... amei seu blog! parabénsssss

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Dika!
Você precisa de uma loja especializada em artigos de confeitaria. Vc mora em São Paulo? Poderia te indicar alguns endereços...
o karo é exatamente este mel, pode usar sem problemas. Mas aconselho usar açúcar impalpável, que ajuda a chegar no ponto certo.
beijos!

erika e junior disse...

OLA, OTÁVIA, TUDO BEM?
GOSTARIA MUITO DE SABER SE VC NÃO TEM NA NET NENHUM VIDEO QUE ME ENSINE A FAZER A PASTA AMERICANA.
TRABALHO COM BOLOS MAS NÃO SEI FAZER A PASTA E SERIA MUITO BOM APRENDER COM VC, VENDO É SEMPRE BEM MELHOR QUE SÓ A RECEITA.
FIKA COM DEUS E AGUARDO SUA RESPOSTA.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!
Tem sim, dá uma olhada no post de dezembro de 2008, sobre o panetone decorado. Está também no you tube. Apesar de ser sobre como se decora um panetone, dá para ver fazer a pasta americana.

Beijos!

Tatiane Lucas disse...

olá Otávia, tudo bem? Meu nome é Tatiane e vou fazer meu bolo de aniversário na semana que vem. Quero fazê-lo em formato de T e cobrir com pasta americana. Eu nunca fiz a pasta, mas vou me arriscar. Você sabe me dizer quais são os instrumentos necessários para que eu possa cobrir o bolo bem? Já peguei sua receita e amei. Muito obrigada pelas postagens. Li todas (como cobrir o bolo com pasta americana e como fazer a pasta americana). Agora vou dar uma olhada no restante do seu blog e já o adicionei aos meus favoritos.
Muito obrigada pela sua ajuda, antecipadamente.

cleu disse...

Oi Otavia gostei muito do seu blog,estava pensando em fazer um bolo para o dia das mulheres e cobrir com pasta americana,vai ser a primeira vez q farei isso, aqui na minha cidade tem tudo salvo a gordura vegetal.
Me diz uma coisa açúcar em pó com 0,3% de amido de milho é o mesmo açúcar impalpavel? Outra coisa preciso usar o CMC para fazer a pasta q vai cobrir o bolo?Aqui tbm posso comprar a pasta pronta,1Kg custa 6 euros sendo que1Kg de açúcar custa 4,20 euros o que vc me diz é melhor fazer ou comprar feito?
Parabéns pelo seu blog

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Tatiane!
Que ótimo! Eu sempre recomendo isso mesmo, pois tem muitas dicas legais.
Acho que o mais importante é vc ter uma pá de alisar a massa, que se compra em lojas de artigos de confeitaria e parece uma pá de pedreiro. Fora isso, recomendo dar uma treinada antes, cobrindo alguma coisa no formato parecido. Se vc não tiver discos de isopor np fprmato de bolos falsos, ou quadrado, pode cobrir uma assadeira invertida, para treinar os cantos, que são os mais difíceis.

beijos!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Cleu! Obrigada!
Eu sei que o açucar impalpável é açucar comum moido mais fininho e misturado com 3% de amido de milho. Então acho que vai dar certo... O cmc eu uso para fazer a cola comestivel e para misturar na massa para modelar figuras. Acho que não precisa por na massa que vai ser usada para cobrir o bolo. Se vc não tem experiência com a pasta americana, talvez seja interessante comprar até para se familiarizar com a textura.Além disso, a pasta tem muita sensibilidade a umidade e ao clima, de modo que acredito que a pasta que vc vai achar para comprar aí vai já estar adaptada ao clima do lugar.
Beijos e boa sorte!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Ah Cleu, outra coisa: Acho que vai sair mair barato comprar a pasta pronta também... Beijos!

Taty disse...

Oi Otavia!!!
To aki com uma tremenda duvida...gordura vegetal e gordura hidrogenada sao iguais?
Estou no Japao e aki esta em ingles...shortening...uns me falam q eh hidrogenada outras me falam q eh vegetal e outras ainda me dizem q sao a mesma coisa..afff...rsrsrs
Estou querendo tentar fazer a pasta e ainda to com essa duvida...se vc puder me ajudar eu fico mto agradecida!
Parabens pelo video...pela primeira vez encontrei um no qual entendi tudo direitinho
bjs
Obrigada!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Taty!
É isso mesmo! Pode usar o "shortening". Inclusive, já vi receitas em livros estrangeiros que usavam exatamente isto.

Obrigada, e beijos!

Taty disse...

Obrigada Otavia!!!
Se naum for abusar mto da sua paciencia rs ...vc poderia me ensinar o nome dos ingredientes q vc usa em ingles...eh q achei aki os produtos da wilton soh q eu num sei direito o q eh o q rsrsrs
um bj bem grandao
fique com Deus
Obrigada

cantinho da cleu disse...

Olá Otavia,obrigada por ter respondido infelismente eu sou meio teimosa e resolvi fazer rsrsr e aqui vai o q eu fiz, como moro em portugal fica um pouco dificil encontrar todos os igredientes. Bem q eu tentei e fiz a seguinte receita para esperiencia,isso depois de ter lido diversos posts e ido a varios blogs.
Fiz o seguinte:
2 colheres de agua
1/2 folha de gelatina incolor
1 colher de creme vegetal( margarina culinária)
1 colher de mal
açucar de confeiteiro o quanto bastar
levei as 2 colheres de agua oa micro ate ferver,retirei e coloquei a 1/2 folha de gelatina para amolecer e a seguir o mel e o creme vegetal,misturei tudo e joguei sobre uma pequena quantidade de açucar de confeiteiro começei a misturar com as mãos e fui acrescentando açucar conforme fui achando nescessario a massa ñ parecia seca nem molhada mas partia se e grudava um pouco na superficie e nas mãos embora aparentase estar boa.Ai eu ñ sei o q fiz de errado.tbm ñ gostei muito do sabor q ficou muito doce mas tinha um sabor bom de mel embora estivesse muito doce e pelo q li é assim mesmo. mas pela consistencia acho q ñ dava pra cobrir bolo pois estava quebradiça eu passei o rolo nela mas ñ consegui tirar da superficie sem partir.
Por favor me ajudem pois estou me sentindo super depre pois detesto fazer algo e ñ dar certo.
Me ajuda Otavia
obrigada.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Taty!
Posso falar os que sei....
Meringue powder: pó para fazer glacê real. Siga as instruções da embalagem, pois elas variam de acordo com o fabricante
Tylose: Goma que serve para pasta de flores, substituindo o cmc.
Confectioner´s Sugar: Açúcar d econfeiteiro
piping gel: Gel de confeiteiro; Serve por exemplo, para imitar água.
Pastry bag : saco de confeitar
Petal dust: corante em pó
Luster dust: corante em pó perolado
Beijos!

Taty disse...

UAUUUUUUUUU!!!!!
Brigadao Otavia!!!
Q Deus te abencoe!!!
Bjao

Anônimo disse...

oi,me chamo tina,e quero muito tirar uma dúvida, como faço para cobrir um bolo falso de isopor com mármore, eu quero saber se gruda como se fosse no bolo de verdade só passando clara de ovo. por favor preciso dessa resposta pra ontem pos tenho uma encomenda e nunca fiz bolo falso me ajude; aguardo sua resposta. obrigada!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

TINA!!! Mil desculpas, mas só vi seu recado hoje! Espero que ainda ajude...
Eu nunca fiz o glacê marmore, que sei que serve para cobrir o bolo também. Mas, quando vou cobrir um bolo de isopor com a pasta maericana, eu pincelo o isopor com água. A idéia é que ele fique úmido, mas não precisa deixar molhado demais, que vai te atrapalhar depois. Acredito que isto vá funcionar com o glacê mármore.
beijos!

elaine disse...

oii posso deixa o bolo de pasta na geladeira?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Elaine!

Não!!! A pasta vai suar e amolecer... Claro que depois de servir, se sobrar, pode por na geladeira sem problemas.
Beijos!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Querida,só vi sua postagem agora. Não sei porque, não me chegou e-mail avisando.. Qualquer receita de pasta gruda um pouco na mesa. vc tem que abrir um pouco, passar açúcar na mesa, abrir mais um pouco, passar mais açúcar... Se não vai grudar...
Outra coisaa: se ficou muito quebradiça, pode ter sido um pouco de excesso de açúcar.
Por fim, muito importante: Acho que vc colocou pouca água. Pelos outros ingredientes, recomendo que vc coloque umas 5 colheres de sopa de água. Derreta a gelatina nesta água e faça o resto da receita. Eu não uso muito gelatina em folhas, mas vou dar uma pesquisada para descobrir se 1/2 folha é suficiente. Pelo o que me lembro, um pacote de folhas substitui um pacotinho de gelatina sem sabor em pó. Para esta proporção que vc falou, usaria 1 colher de sopa rasa de gelatina, que dá quase o pacotinho inteiro daqui. Posso dar um palpite? Experimente por ums folha inteira de gelatina, ou quem sabe duas... VOu ver se descubro qual seria a correspondência e te falo.
Boa sorte!Beijos

Otavia

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Cleu, tentei postar no seu blog para vc ver a resposta acima, mas não consegui... Espero que ajude. Beijos!

Anônimo disse...

como e a receita com mel, na minha cidade eu nao achei nem a glucose nem o caro se pudesse me passar ficaria agradecida

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Olá!
Vá na pagina inicial do blog, na coluna da esquerda, (marcadores) até o item receitas. Se vc clicar, aparecerão todas as receitas que já postei. uma delas é a da pasta de mel...

beijos

luiz augusto disse...

Otavia,boa noite,eu queria saber se para fazer a pasta america é preciso de CMC? e o queé CMC?posso usar corante em pó?.....obrigado!!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Luis Augusto!
CMC é carboximetilcelulose, um agente espessante. Eu não uso na pasta americana se for para forrar bolos, só para alguns tipos de modelagem. Ele deixa apasta mais firme e com secagem mais rápida. E, corantes em pó na pasta americana funcionam nas superfícies, ou diluídos em alcool de cereais para pintura.
Beijos

Luiz Augusto disse...

Oi Otavia,sem querer incomodar a pasta de mel tem o mesmo enfeito da pasta americana?......obrigado!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Luis,
Isso mesmo, fica igual. Só acho que ela seca mais, então não saberia dizer se vai funcionar para cobrir bolos super bem em algum local muito seco. Em São Paulo ( que até que é seco) ela funciona.
beijos!

sergio luis disse...

bom dia otavia , gostaria muito que vc me desse uma ajuda pois estou com muita dificuldade de colocar pasta america em um bolo redendo pois sempre fica com sobras dos lado nunca fica lisinho dos lado me ajuda pois eu tenho que fazer um bolo de 15 anos pra minha filha aguardo uma resposta sua o meu email e sergio.tosta @hotmail.com bjs sergio luis

mary disse...

Olá. Otavia Deus abencoe a sua deducacao;carinho e amor ao responder e ajudar todas as pessoas; li os comentarios todos me ajudou tirar algmas duvidas ainda nao fiZ ; mais eu tenho uma duvida eu j fiz o de marshmallow e queria saber se e o msm q a pasta America eu percebi q p modelagem e um pouko mole mas e mto saborosa sera s eu coloka um pouko d cmc poderia dar certo please help me agradeco d td coracao Deus abencoe sempre
Maria CAnada

Otavia Paiva Sommavilla disse...

oi MAry, OBrigada!

Em geral, um pouquinho de cmc deixa a massa mais firme para modelar.. Eu só conheço o mashmallow mole, de cobertura, e este que estou falando não dá para modelar.

beijos!

mitcheli disse...

oi Otavia,comprei massa pronta pos fiquei com medo de fazer e dar errado sobrou um pouco de massa gostaria de saber se posso guarda?
e por quanto tempo? e como, saco platico ou em pote?
desde já agradeço a atenção

Paula fontes disse...

Otavia,me ajude! tenho que fazer um bolo de dois andares sendo que o de baixo tem 30cm de diametro e 5cm de altura e o bolo de cima tem 24cm de diametro e 5cm de altura!quanto preciso de pasta para cobrir?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

hummmmm... Acho que uma receita e meia vai ser suficiente... Talvez uma receita dê ( da que eu postei, viu?), mas é sempre bom ter uma sobra, não?
beijos!!!

Kênnia Melo e Talita Melo! disse...

trabalho com pasta americanada marca Acolor, mas quero fazer minha pasta, e tenho uma dúvida.. a glucose é a mesma xarope de glicose? Porque tenho em casa XAROPE DE GLICOSE, da marca Du Porto, essa serve?!..
Obrigada e Parabéns pelo seu trabalho..

Otavia Paiva Sommavilla disse...

MItcheli!
Pode guardar sim, em saco e o saco dentro do pote! Eu nunca guardei por muito tempo... Em geral, até quando ela esteja com o cheirinho característico, bom, e sem sinais de mofo.

beijos

Anônimo disse...

ola otavia eu gosto muito do seu blog,gostaria de saber porque minha pasta americana nao fica branquinha ela fica meio encardidinha sera marca dos produto que uso me ajude.obrigada beijos.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Olá!

Eu uso a pasta assim mesmo, no tom natural. Inclusive, acho que ela fica mais branquinha no dia seguinte, depois que seca um pouco. Algumas pessoas já me perguntaram sobre isso, e tem gente que coloca corante em gel branco na pasta. Eu acho que não faz muita diferença. A Marcela Sanchez fabrica uma pasta pronta na cor branca, que é bem branquinha, diferente da cor natural, que é a que fica a feita em casa.
BEijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Kennia!
Eu não conheço esta marca, mas pode usar sim! Xarope de glucose é igual a glucose. Acho que eles escrevem isso porque existe também glucose em pó. Por acaso sua glucose é transparente e bem consistente?
Beijos

Amanda disse...

Olá Otávia!
Parabéns pelos bolos e pela didática de ensinar.
Vou noivar em Maio de 2009, e quero fazer um bolo com a pasta americana, só fiquei com uma dúvida: como esticar a massa em um bolo redondo, eu nunca fiz esse tipo de trabalho,...Obrigada..

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 622   Recentes› Mais recentes»