domingo, 9 de setembro de 2007

Bolo de Chocolate Diet

Eu já havia feito algumas experiências com receitas diet, mas não tinha gostado muito do resultado. Em geral, substituir o açúcar de receitas tradicionais por adoçantes de forno e fogão não dá um resultado muito bom. Assim, resolvi começar a experiementar receitas elaboradas especialmente com esta finalidade. A que estou colocando aqui foi retirada de uma revista, (Bolos Edição Especial, ano 8, número 58) e é da autoria de Beth Gondarez e Monica Bernils.
A massa ficou muito boa, e por usar cacau em pó, com um gosto bem forte de chocolate. A única coisa que fiz diferente foi que, ao misturar a farinha aos ingredientes batidos no liquidificador, coloquei um pouco mais de leite (1/4 de xícara, aproximadamente).E, o adoçante que usei foi o Tal e Qual.

2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de óleo
1 xícara de leite semi-desnatado
2 ovos
1 1/4 de xícara de chá de adoçante em pó para forno e fogão
1/2 xícara de cacau em pó

óleo para untar e farinha para polvilhar a forma

Misture a farinha e o fermento em uma tigela. Bata no liquidificador o óleo, o leite, os ovos o adoçante e o cacau, por 3 minutos. Junte esta msitura ä farinha reservada, e com um batedor manual, misture bem. Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada, e leve ao forno médio pré-aquecido, até que, espetando um palito, este saia limpo e seco.

13 comentários:

laila disse...

que interessante esse bolo! por acaso vc tem alguma receita de recheio diet pra colocar nesse bolo? bjos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Laila! Eu fiz uma cobertura meio de improviso:
1 lata de creme de leite
2 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de adoçante para forno e fogão
Misture tudo e leve ao fogo, deixando ferver por alguns minutos, mexendo sempre. (Não vai talhar)
Ficou ok, mas mais amargo. Quero testar uma ganache com o chocolate diet. Se ficar bom, coloco no blog.
Beijos

Gisele Sies disse...

Olá otávia. Parabéns pelo seu despreendimento. É bom saber que ainda existem seres humanos como vc. São raros! É lindo o seu trabalho.

Para a pessoa que gostaria de obter a cor VERMELHO VIVO: Usar corante gel vermelho + corante gel laranja (ambos arcolor)

Quanto ao bolo e ao recheio - diet - posso usar o chocolate em pó 50% cacau da Harold? Se sim, qual a quantidade para o bolo e para o recheio?

Que Deus esteja sempre com você minha querida.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Gisele!
Obrigada pela dica!
Eu já fiz uma ganache para rechear este bolo, com o chocolate diet da Nestle, e ficou ótimo. Usei as mesmas proporções da ganache de chocolate ao leite (metade do peso do chocolate em creme de leite). O chocolate que vc está falando deve funcionar assim também, mas como tem mais cacau, eu aumentaria a quantidade de creme de leite, para que aganahce nao ficasse dura. Sem falar que ele nao é diet. Na massa eu acho que não funciona, porque ele tem muito mais gordura que o cacu em pó, e a textura é bem diferente. Se por acao vc testar e achar bom, avise!
beijos

Carolina disse...

Oi,
vejo que estão discutindo qual chocolate usar, em minha opinião o melhor chocolate de cobertura diet é o da Diatt, o da nestlé é muito amanteigado e das outras marcas não tem tanto sabor como este! espero que gostem da sugestão atrasada. Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Carolina,

Muito obrigada!

beijinho!

Karin disse...

Oii.
Será que fica bom colocar chocolate em pó diet do tipo Gold?
bjs

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Karin,

Acho que o cacau é melhor, porque o sabor é bem mais concentrado. Mas vale a pena testar, sabendo que pode ser que fique meio doce mesmo...

beijinho!

Mariana Castro disse...

Ummm vou agora testar a receita, depois conto se ficou bom

Fabiana Colares disse...

Oi Estou a quase uma ano sem comer acucar. A vida fica meio diferente pq em todos os lugares existem coisas doces e vc tem que ficar olhando.
Esse find achei o blog e estou adorando as dicas. TAO FELIZZZZZ.
A MAriana Castro falou que iria subistituir o chocolate diet por chocolate em po diet da gold. Sera que ficou bom....

bjus

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Fabiana! Será? Eu não testei. Acho que você deve prestar atenção para não ficar doce demais....


beijinho!

Roberta Bertin Stape Abud disse...

Receita maravilhosa!! Fácil de preparar, resultado surpreendente, paladar delicioso!!! Obrigada pela receita!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Roberta!obrigada!beijo