quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Glacê Real

Quem gosta de decoração de bolos já ouviu falar em glacê real. Ele é básico, e serve para múltiplas técnicas...
O glacê tradicional endurece apos algumas horas em contato com o ar, de forma que algumas decorações podem até ser guardadas depois de secas. Dizem que o costume dos noivos cortarem juntos a primeira fatia de bolo veio do fato de que antigamente os bolos eram inteiramente cobertos com o glacê, que endurecia, de modo que a noiva precisava de ajuda para cortar o bolo...(!!)
A receita do glacê leva clara de ovo, açúcar impalpável e suco de limão ou ácido cítrico.
Atualmente eu prefiro usar o pó para o preparo do glacê, que só precisa de água. Ele tem a vantagem de não oferecer riscos, já que a clara é crua na receita tradicional, e pode haver contaminação por salmonella. Basta usar a proporção indicada na embalagem.
O mais importante é bater o glacê por aproximadamente 10 minutos, até que perca o brilho e levantando-se a pá da batedeira o glacê não caia e fique firme.Existem algumas técnicas que precisam do glacê em ponto mais fluido. Neste caso, adiciona-se água.
A receita tradicional é a seguinte:

250 g de açúcar impável
1 clara de ovo
1 colher de café de suco de limão ou ácido cítrico

Bata a clara com o açúcar na batedeira, adicione o suco de limão e bata por 10 minutos.

148 comentários:

Mão na Massa disse...

és mesmo fabulosa! Não há palavras para descrever os teus trabalhos, tudo o que fazes tem um toque de alegria!

Como sempre adorei! Bjs

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Obrigada, querida...

beijinhos

sweety disse...

que paletone taooo lindo. é preciso muito talento para fazer estas coisas lindas. Vou.te adicionar aos meus blogs.

beijos

Cláudia disse...

Adorei o seu blog!! Andava no youtube à procura de alguma receita de glace real e vi os seus videos!! São completamente fscinantes!! Muitos Parabens pelo seu trabalho e continue sempre assim!!

Beijinhos**

Ana Martins disse...

ola otavia,sou portuguesa e não conheço alguns ingredientes para poder fazer algumas receitas suas.
o que é açucar impalpavel,gordura vegetal hidrogenada,cmc e glucose?
desculpe a ignorãncia mas como sou completamente leiga no assunto não sei se existem cá em portugal ou se são vendidos com outros nomes.parabens pelo seu trabalho, nunca vi aqui em portugal,á venda,nada parecido com o seu trabalho.beijos e muito obrigada, espero continuar a falar consigo.
ana martins

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ana! Obrigada!!
Olha, vou tentar ajudar, com os nomes pelo menos em ingles... Pode ser que vc ache por ai...

O CMC é uma goma, que da elasticidade e também ajuda a secar. pode ser substituido por goma adraganta, e em ingles se usa o nome "Tylose".
A gordura vegetal é parecida com uma margarina, mas é branca e sem cheiro. Em ingles, a marca mais famosa se chama "Crisco". Não sei se tem por aí...Pode substituir por margarina, que sei que em espanhol se chama "vegetalina".
Já a glucose, eu sinceramente não sei como ajudar... è uma açúcar extraido do milho, que tem 13% de água, e por isso tem a consistência parecida com mel. Inclusive, já postei no blog uma pasta que é feita com mel, que vc deve achar bem fácil por aí.
Beijos!!!

mónica disse...

olá otavia! eu sou portuguesa e gostaria de fazer um bolo de casamento para oferecer á minha irmã. sei k posso fazer a cobertura do bolo com pasta americana e tingi-la com corantes em gel,mas a minha dúvida é se antes de cobrir o bolo com pasta americana, tenho de cobrir as laterais ou parte de cima do bolo com glacê real?? e para que é utilizada a glacê real? para as decorações (flores,laços,folhas, coraçoes, bonecos,etc....)tenho k usar massa elastica?? obrigado!! muitos parabens pela sua arte e espero k continue a postar aqui as suas habilidades e receitas. beijinhos. aguardo a sua resposta..

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Monica!
Obrigada!
Vc pode usar glace real para passar no bolo antes de cobri-lo com a pasta americana sim, da mesma forma que alguns usam doce de leite, glace de manteiga , gel de brilho, por exemplo. O importante é lembrara que vc vai usar uma camada bem fina, apenas para servir como cola. Assim, deve passar o glace logo antes de cobrir, para que ele não seque.
O glacê também pode ser usado para fazer peças decorativas, principalmente aquelas que podem ser feitas com os bicos de decorar. (caso das rosas de glacê real.)
Em geral, laços e flores são feitos com massa elástica.
Beijos!

mónica disse...

ola,novamente! gostei da sua receita de pasta americana e vou tentar faze-la para cobertura do bolo e decoraçoes,pois prefiro fazer do que comprar feita!! como é para julho o bolo de casamento, o tempo aqui ja é mais quente!pois é o ínicio do verao. so me resta uma duvida; posso fazer a pasta americana e as decoraçoes com esta pasta na vespera(dia anterior) do casamento? obrigado pelo esclarecimento. beijinhos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Monica!
Pode sim, mas embale a pasta muito bem, com plástico e coloque em um pote fechado. Não coloque na geladeira. Quando for usar, amasse novamente. Eu particularmente prefiro usar a pasta para cobrir o bolo feita no mesmo dia. Assim, se vou fazer decorações antes, faço a receita, mas deixo a pasta no ponto de massa mãe.(um mingau bem grosso, cremoso, que é o que fica antes de acrescentar todo o açúcar). Fecho bem e guardo na geladeira. Quando vou usar, retiro, deixo ficar em temperatura ambiente, acrescento o restante do açúcar e amasso novamente. Mas iso fica a seu cirtério. Apenas aconselho tomar cuidado para não exagerar no açúcar na hora em que for sovar de novo a pasta que fez no dia anterior. Se tiver muito dura, ponha 10 segundos no microondas...
beijos e boa sorte!

claudia disse...

Parabéns, por este trabalho tão lindo!!! Que Deus possa abençoar essa mãos sempre para que vc continue transmitindo-nos essas maravilhas... FELICIDADES no seu trabalho!!! Claudinania Souza- Portugal.

juliana disse...

oi otavia tudo bem ?
morro nos usa e queria fazer bolo usando a pasta americana mais nao sei como achar os ingredientes aqui ?
tem como vc me falar os nomes em ingles ?
outra duvida ..... glace real e o mesmo chantilly ? muito obrigada

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Juliana! Glacê real se chama Royal Icing, e não é a mesma coisa que chatilly. O chatilly é creme de leite fresco batido até fica firma, e o galcê é uma mistura de açúcar impalpável, clara de ovos e limão ou ácido citrico.
O açúcar que se usa para estas receitas se chamam Confectioner´s Sugar, a pasta americana é rolled fondant( vc com certeza vai achar pornta). O açúcar também pode vir como Icing sugar, acho que é a mesma coisa.
O que mais vc quer saber??
Importante: Para não ter que usar claras de ovo crua, procure por "meringue powder" que é o pó para fazer o glacê real, que já tem claras pasteurizadas e limpas. Ou tra coisa que vc pode achar é "pasteurized egg whites" mas neste caso, não saberia dizer a proporção entre este produto, açúcar e suco de limão.
Beijos

ca em casa disse...

Obrigada por essa dica para usar o glace...bjinhos

Heloisa disse...

Adorei o seu trabalho, são perfeitos e bem esplicados.Eu sou iniciante e suas aulas me ajudam muito.
Gostaria de saber como se chama o pó para glacê?
Bjs, e muito sucesso!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Heloisa!

O pó para glace tem este nome mesmo, Glacê Real ou Pó para o preparo de Glacê real. Tem da Arcolor e da MIX, e vc também vai achar um outro pó chamado Merengue Powder. Neste caso, vc vai acrescentar açúcar e água.

beijos

Anônimo disse...

olà gostei muito de suas dicas, e preciso de sua ajuda. vou min casar en setembro e gostaria de eu mesmo fazer meu bolo, mais nao sei como se chama os ingredientes para a pasta americana e o glace real espero que possa min ajudar. beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Olá!

Dá uma olhada no Post Receita da Pasta Americana e Como Fazer Pasta Americana.

Beijos!

katia disse...

Ola, Otavia!
sou Katia, ja fiz um comentario acho que no post "como cobrir o bolo com pasta americana"....Tentei fazer o Glacê Real, mas não deu certo, ficou muito pouquinho.é assim mesmo?se quiser mais tenho que fazer 2 ou mais receitas???além de pouca, ficou dura, não consegui cobrir nem a metade de um bolo de uns 30 cm,tentei cobrir, mas ficou uma cacaca, mas tava gostoso pelo menos.um abraço.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI KAtia! Pode ser o tamanho do vovo. A receita do glacê é assim mesmo, fica pouca, e se ficar duro, basta acrescentar mais um pouquinho de clara ou suco de limão. Pode fazer mais receitas..

beijos

Marisa Midori disse...

Olá Otávia,mais uma vez venho a recorrer a vc, pois aqui tenho respostas onde me ajudaram muito sobre bolos em geral. Fiz um bolo e cobri com pasta americana, mas na hora de dar o acabamento com glacê real, depois de algumas horas o glacê desmoronou todo!!! Pois já fiz outras vezes esta mesma receita e deu super certo.
Será que tem a ver com o clima, pois estava chovendo muiiito, e começa a esquentar aqui no Japão. Gostaria de saber que devo fazer em dias chuvosos,quente??? Quais cuidados devo tomar,para que não aconteça novamente???? Desde já agradeço. Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Marisa,

É imprescindível que vc use o glacê sempre no ponto, e isto fica ainda mais importante quando o tempo est;a úmido. Bata bem ele, (10 minutos) logo antes de usar e deixe-o em uma consistência um pouquinho mais firme que o usual. Lembre também de procurar deixar o bolo pornto em um local ventilado, e ao mesmo tempo longe da umidade. Ambientes com ar condicionado são ótimos.
beijo

beijos!

Marisa disse...

Obrigada mais uma vez por responder-me, este final de semana terei mais um bolo,vou tomar mais cuidado, na hora de preparar o glacê !!!! Obrigada mais uma vez pela atenção,pois adimiro muito o seu trabalho e dedicação.... Um super beijo e muiiito sucesso!!!

adriana disse...

Ol´a Otávia!espero que esteja bem,não sou profissional mas gosto muito da arte de confeitar e estou tentando com muito entusiasmo aprender .Minha dúvida é se pra decorar um bolo eu utilizo o mesmo glacê real? ou ele tem que estar mais firme ou mais mole para usar os bicos??? Desde já agradeço e seu blog é de muita ajuda principalmente para iniciantes como eu!!! bjsss e até.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Adriana!
Vc pode usaro glace sim, e para cada trabalho tem um ponto melhor. Em geral para usar os bicos e fazer flores por exemplo, em geral é melhor o glace ficar bem firme.
Beijos

Romênia disse...

Oi Otávia.Parabéns pelo seu trabalho,estou aprendendo muito com suas dicas.Gostaria muito de tirar uma dúvida.Qual o tamanho ideal da assadeira pra fazer um bolo de 2 andares.qual a diferença que tem que ter entre as duas assadeiras.obrigada.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Romenia!
Vc pode usar quase todos os tamanhos, mas em geral, para ficar com uma boa proporçao, vc deve deixar uma diferença de 10cm entre um andar eoutro. Assim o e baixo pode ter 30 cm de diametro e o de cima, 20. Se vc usar uma difereça de 5 cm de diametro, o boo fica bonito também, mas fica mais "comprido"
Beijos!

lu.falco disse...

ola Otavia meu Lucineide tenho duvidas, depois de pronto o bolo e
este pode ficar fora da geladeira?
e tambem padera ficar na geladeira?
se puder tirar minhas duvidas fico muito agradecida.beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Lu,
Despois de cobrir o bolo nao coloque na geladeira, porque estraga a decoração com pasta.

Ele pode ficar fora da geladeira, mas preste atenção no recheio. nao use nada que dependa da geladeira para ficar fresco.

Beijos

elisangela disse...

oi otavia tudo bem?tenho uma duvida qual é o ponto exato do glace real para bicos em geral,porque fiz um bolo outro dia segui a receita e no momento de confeitar estava derretendo tudo ,nao pude fazer nada será que era o clima?em que temperatura tem que trabalhar as massas e glaces?ah nao encontrei o meringue powder ,mas aqui me indicaram um pó que só deveria acresentar agua bem fria se chama....WHIPPED ICING MIX,da marca wilton, é a mesma coisa?se nao!,sabe me dizer a diferença ?porque com esse tambem nao consegui dar ponto para os bicos ,sera que teria que por menas agua que o indicado?desde ja te agradeço e te felicito pelo lindo trabalho....bjs

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Elisangela.

Eu nunca usei este produto da Wilton, mas deve funcionar sim. Com certeza vc deve ter errado o ponto. O ponto para fazer trabalhos com bico é firme. Vc levanta a pá da batedeira e formam-se picos firmes. Outra coisa é sempre bater logo antes de usar, porque se vc deixa o glacê descansando, ele perde o ponto.

Beijos

camila disse...

ola esse galce real ,pode ser trocado por aquele chantili de caixinha q é só bater que já ta pronto?
aguardo respostas. obrigada..

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Camila!
São coisas completamente diferentes... pode trocar massa de nozes por massa de chocolate? poder pode, mas nao dá para comparar. Com o chantilly vc também cobre o bolo, e faz algumas decoraçoes que faz com o glacÊ, como rosas, por exemplo. Mas ele nao seca, não dá para guardar, e nao serve para colar peças na pasta americana.
Beijos!

togfla disse...

Oi Otavia, td bem? adorei o seu trabalho. por gentileza gostaria q vc mim tirase uma dúvida. Qual é a diferencia do glacer real p/ o glacer marmore? eu nao tenho experiencia, mais depois de ver os seus trabalhos fiquei enteressada bjs Rose Japao.

Zina disse...

Adorei as dicas sobre o glacê real... e todos seus trabalhos são belíssimos...parabéns...

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Rose!
São bem diferentes. O glacê marmore serve para revestir o bolo, como a pasta. Eu nao uso muito. o glace real serve para decora^ções, e nao costuma ser usado para revestir o bolo porque endurece muito. Fora os ingredientes, que sao bem diferentes. o glacê mármore leva gordura e açúcar comum.

Oi Zina! Obrigada!
Beijos

barrosmary disse...

oi otavia como vai? quero saber qual é este açucar impável se é uma marca ou se é impalpavel

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi! Impalpável é um tipo de açucar muito fininho, com amido acrescido. Vc acha em lojas de produtos para confeitaria, e há algumas marcas disponíveis.

Beijos

Silvana disse...

Olá Otávia,
gostaria de saber se existe algum outro tipo de cobertura p/ bolo de aniversário que não seja o glacê mármore, o real ou a pasta americana, pois acho todos esses muito doces e enjoados.
Obrigada! Bjs

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Olá Silvana!
Existem inúmeras receitas, como marshmallow, merengues, ganaches, etc... Entretanto, o acabamento é diferente. Um opção saborosa é o marzipã, mas ele é caro, nao é branco e tem algumas restrições em termos de decoração.
Beijos

Marcia disse...

Assisti seus videos e adorei seu trabalho! Tomara, um dia eu consiga ser tão talentosa como você. Parabéns!

Paula Torres disse...

Oi Otávia!! Essa semana fiz um bolo pra cobrir com pasta americana, mas tive um problema.. depois que bati o glace real, fui despejando em cima do bolo pra forrar e depois cobrir com a pasta, mas não deu certo. Quando eu passava a espátula pra espalhar o bolo ia junto... fiquei na duvida se molhei muito ou se o bolo ficou macio demais.. ou se aconteceu os dois.. rsrsrs. Acabou que eu tive que tirar o glace e cobrir com ganache de chocolate.. aí sim.. deu certo e foi bom que o bolo ficou mais firme depois que secou...

A única diferença que percebi é que mesmo depois de cobrir com a pasta americana e passar a espatula pra dar acabamento, o bolo não ficou retinho igual os seus... rsrsrs.. o que eu fiz de errado?? como vc consegue deixar tão perfeitinho?

Ana Clara disse...

Olá, parabéns pelo seu trabalho!!!
Gostaria de tirar uma dúvida: Comos tenho 3 filhos pequenos, as vezes fica muito difícil fazer tudo no mesmo dia. Qual seria o problema de deixar o bolo pronto na noite anterior se ele for feito com pasta americana ou glacê real?
obrigada.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ana!
Claro que pode! O que vc precisa se preocupar é com recheios que nao precisem ficar na geladeira.

Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Paula!
Em primeiro lugar, vc precisa saber se o ponto do seu glacê estava ok. Ele nao fica na consistencia de despejar. Eu uso uma espátula, pego uma boa quantidade de glacê e faço movimentos firmes, "empurrando"o glacê, para que o bolo nao volte. Pode ser que sua massa estivesse muito molhada mesmo, mas vc pega o jeito com a pratica. Para que o bolo fique certinho, vc precisa montar em um aro, ou usar a técnica de prensar o bolo.
Beijos

SUELLEN disse...

Oi Otavia..
Suellen de novo, so mais uma coisa com relacao ao meringue powder, na receita so vai agua, acucar confeiteiro e 3 colheres do meringue...
Se puder me ajudar agradeco..
abraco
suellen

Paula disse...

Otavia,

Se eu não tiver um aro em casa, como posso prensar o bolo? já ouvi dizer que a gente pode montar o bolo dentro da própria forma a qual utilizamos para assar e depois colocar um pacote de arroz em cima e esperar até o outro dia? está certo? isso é prensar bolo??

bjs e muuuuuito obrigada!!

Rosangela.Taveira disse...

Ola' Ottavia,
Muito lindo seu blog,instrutivo e fiquei felicissima de encontra-lo.
Duvidas... para a gordura hidrogenada,nao existe substituiçao? E o que é açucar impalpavel? Aqui nao existe nada disso Eu moro na Italia ha' muitissimos anos,e a saudade faz a gente se enteressar por coisas que vc nem imaginava...por isso quero aprender também a fazer decoraçoes de bolos.Em todo caso te desejo muitissimo boa sorte em todos os campos da sua vida.Fique bem e muitissimo agradecida.
RO

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Paula!
Pode prensar dentro da forma em que assou, mas repare na altura dela. Em geral recomenda-se o aro por causa da altura. Um bom recurso para aumentar a altura da forma é colocar uma tira de acetato, bem durinho, com 10 cm de altura e larga o suficiente para dar a volta na forma, dentro da forma, e montar o bolo dentro. Quanto ao peso, eu não tenho colocado peso nos meus bolo, pois acho que nao precisa, mas o jeito correto de prensar requer que se coloque um peso em cima do bolo sim.
BEijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Suellen! Já respondi na sua outra postagem, como vc está usando o da Wilton, faça como manda a embalagem.
Beijos

elaine disse...

Oiii Otavia fiquei encantada com a suas aulas amei de paixão .estou pegando gosto por fazer esses bolos lindos q vc faz, estou de ferias e pra passar o tempo resolvir fazer algo diferente foi entao q pesquisando na net encontrei vc e adorei.Vc é um amor de pessoa, paciente, meiga q Deus lhe abençoe muito e qeuro contar com sua ajuda ja q estou começando agora e sei q vou conseguir pq estou amando isso.
Mil beijokasssssssssss

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ro! Obrigada
Vc pode usar margarina de uso culinario, mas a pasta nao vai ficar tão branquinha. O açúcar impalpável é um açúcar moido bem fininho, quase coo talco, e ao qual se acrescenta 3% de amido de milho.
Beijos, e bons bolos!

Rosângela disse...

Oi Otávia!!!
Estou fazendo o que vc me orientou, olhando as respostas das perguntas das outras pessoas. Mas se você me permite fazer mais uma pergunta gostaria de saber como posso saber como usar o glaçê real, a massa elástica e a pasta americana. Não sei quando usar um ou outro. Ah, desculpe minha ignorância!!!
bjs

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Rosangela! Imagina, pergunte sempre que quiser...

A pasta americana serve para cobrir bolos e fazer modelagens. A massa elástica se usa sempre que vc precisar de uma espessura bem fina, como no caso dos tecidos, e de estruturas modeladas que precisam secar e ficar firmes, mas são mais delicadas do que as feitas com pastilhagem.
O glacê serve para dar acabamento, colar peças, e fazer figuras usando uma técnica específica, de figuras a pressão. Vc faz e espera secar até ficar durinho.

Beijos

Tatiane Michelini disse...

oi Otavia, gostaria de saber se depois de pronto o glacê real, eu posso guardá-lo na geladeira, e se a pasta americana também depois de pronta pode ser guardada, muito obrigada.Adorei seu blog beijos.

Carlos disse...

gostaria de saber para uma festa infantil onde a criança não gosta de pasta americana è melhor usar o glacê marmore ou o glacê real beijos obrigada

Tatiane Michelini disse...

Oi Otavia para um bolo infantil onde a criança não gosta de pasta americana, qual a melhor opção o glacê real ou glacê marmore,beijos obrigada

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Tatiane!Pode guardar o glace, na geladeira. O comprado pornto, por 5 dias. O caseiro, embora eu não costume guardar, acho que pode ficar um dia na geladeira também.
A pasta, como eu expliquei no post que tem a receita, deve ser guardada bem tampada, fora da geladeira. Eu não gosto de guardar pronta, porque acho que perde elaticidade. Guardo so em ponto de massa mãe.
Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Carlos e Tatiane:
Eu não costumo usar o glacê mármore, então não saberia falar muito sobre ele. Eu acho que tem um sabor pior do que o da pasta.
O glacê real tem um sabor bem suave, só doce, mas lembre que vai secar e endurecer, de modod que se vcs cobrirem um bolo com ele, inteiro, vai quebrar na hora de cortar.
Beijos!

Vania disse...

OLA OTAVIA SOU INICIANTES,MAS APAIXONADA POR BOLOS DECORADOS,GOSTARIA QUE VC ME DESSE ALGUMAS DICAS POR FAVOR.QUAL MELHOR COBERTURA USAR,PARA CONFEITAR COM BICO.E QUAL RECEITA DA MASSA VC É PÃO DE LÓ.OBRIGADO E UM FORTE ABRAÇO

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Vabia! Para confeitar com bico eu gosto de glace real. E a receita de pao de lo vc acha acessando a coluna de marcadores e clicando em receitas.
beijos

LuLu Bolos Decorados disse...

oii otavia
eu quria saber quando hee que a gelatina esta hidratada.
e tbm queria sugerir para que vc coloque um video fazendo um bolo to artistico do começo ate o fim bjosss adoro seus bolos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Lulu!
A gelatina está hidratada depois que ela fica transparente.
Pode deixar, tenho vários projetos de bolos....
Beijos

Jane disse...

Otavia, tudo que faz é fabuloso, tirei muitas duvidas só lendo seu blog, Deus abençõe

silvia sousa disse...

Olá Octávia,

Em primerio lugar queria dar-lhe os parabéns pelos bolos lindos, pela imaginação, dedicação e amor com que faz os seus bolos. Além de saltarem à vista tb devem ser deliciosos.
Obrigada pelas dicas de como faxer a massa americana o glacé e muitos motivos para os bolos.

Agora queria pedir um favor será que me podia dar dicas para fazer uma moto de pista em açucar para colocar em cima de um bolo???

Muito obrigada.

Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Jane! Obrigada!
beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Silvia! Obrigada!
Eu fiz uma moto uma vez, e acho que o mais importante é fazer as rodas em massa elastica bem antes e deixar secar bem. Depois, monte o meio, unindo as duas rodas e deixe secar mais. Pense em algum sistema para apoiar a moto em pé: Pode tanto ser algo no chao, na decoraçao do bolo, como fazer de modo que tenha im suporte nas rodas, por exemplo.
Beijos

LuLu Bolos Decorados disse...

oiii otavia
vc poderia passar pra genet a receita da massa elastica ou postar um video serioo otimo to precisando muito ta bom obrigada
adoro seus bolos
bjos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Lulu! Como disse antes, ando usando a pronta, de flores da Arcolor!

Beijos

Anônimo disse...

Oi Otávia, tudo bem?

Faço tortas em casa e nunca comercializei, assim como nunca fiz curso algum. Gostei do seu blog e ele me tirou muitas dúvidas, tu estás de parabéns. O problema é que agora fui solicitada a fazer um bolo de casamento onde a noiva não quer pasta americana. Ele terá recheios de leite condensando e ovos moles e não será de andar, portanto será um colchão bem grande ou dois. A minha dúvida é saber qual cobertura colocar, gosto de fazer ganache de chocolate branco ou coloco branco e preto um por cima do outro, mas agora eles preferem merengue. O casamento será semana que vem e o calor já está aumentando. Queria uma orientação ou receita tua de algum tipo de cobertura com merengue que ficasse firme, pois vi que o glace real pra cobrir não serve e aquele merengue tradicional com o passar das horas vai desmanchando.
Obrigada,
Simone

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Simone!
Realmente, o merengue seria a melhor opção. Procure uma receita de merengue italiano. Hoje nao posso te dar uma, pois estou viajando, e nao tenho minhas receitas comigo... Se vc nao tover opção,pode ser que tenha que pensar no glace real... Nao é que ele nao serve, mas é que o bolo vai ficar com uma "casca" bem dura.
Por outro lado, o glace real aguenta bem o calor.
beijos!

Wellington, Debora e Willian disse...

oi otavia,meu nome é Débora e tenho uma bolo pra fazer no niver do meu filho,gostaria de saber se vc sabe qual o rendimento do glace de pct e se é só cobrir e decorar o bolo com ele ou eu devo algo antes do glacê real,há,e se ele tb aguenta altas temperaturas pois o niver do meu filho sempre faz muito calor.
beijos e obrigada

VanderVanessa disse...

Amei todos os seus trabalhos...Eu gostaria de tirar uma dúvida, o açúcar impalpável seria o açúcar de confeiteiro?

bebiana lemos disse...

io otavia...
sou da terceira açores chamo-me Bebiana vi alguns dos teus videos que são girissímos.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Vanessa!!

o açucar impalpável é o açucar de confeiteiro mais fino e com 3% de amido.

beijos!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Bebiana! Que delícia! A ilha dos Açores deve ser linda!!!! Quem sabe um dia eu nao visito?
beijos e obrigada!

m.ppaulinha disse...

Oi Otávia, bom dia.Amei seu trabalhos, você tem mãos de anjo rsrsr.Então lá vai minhas dúvidas:Qual é o corante mais indicado para colorir o glacê real?E como faço?E para acrescentar o corante na hr em q eu for enfeitar com o glacê?
Obrigada,bjs Paula.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Debora! Antes de tudo, desculpe a demora, mas estava viajando e só estou conseguindo atualizar tudo agora.
Um pacote de glace rende o suficiente para um bolo médio, e vc pode cobri-lo com glacê , mas lembre que ao secar ele vai ficar durinho, quebradiço. Eu prefiro usar o glace para fazer detalhes apenas.
Cuidado com calor excessivo. Eu acho que a pasta americana aguenta melhor. O glacê aguenta, mas use-o bem batido, no ponto, e espere que o glace seque um pouquinho antes de sair com o bolo.
Beijos

Laguncularia disse...

Quero fazer um bolo que é uma churrasqueira e também fazer todas as carnes como picanha, alcatra, e tudo que vai no espeto. Gostaria de saber se vc já fez algum assim ou se conhece algum site onde posso ver alguns exemplos. Obrigada

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Paulinha! Eu gosto de usar corantes em gel. Coloco na hora em que ele estiver no ponto, depois de bem batido, e bato para misturar.
algumas cores escurecem mais a medida em quem secam.
beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Andrea! Que diferente!!! Eu nunca fiz.
Minha dica é dar uma pesquisada na internet, ou livro de gastronomia, ou no açougue, para ver os formatos das peças. Dá uma olhada no site ca confetticakes, pois ela já fez muita coisa com o tema "comida", quem sabe vc acha.

beijos

lena disse...

oi otavia e marlene como vc esta espero k bem .olha to precisando de sua ajuda .espero k possa min ajuda,vou faser 3 bolos redondos um pequeno um medio e um grade. gostaria de saber quantas receitas de pasta daria para os tres bolos . desde ja te aradeco beijo no coracao .

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Lena! Tudo bem?

Olha, claro que depende um pouquinho dos tamanhos dos bolo, mas se for o que eu estou imaginando, uma receita completa da pasta e mais meia receita ( a que postei aqui, com 250 ml de água...) dá, e vc ainda via ter uma sobrinha para decorações e tabuleiro.

beijos

helena cabral disse...

olá outra vez sou portugesa já lhe tinha pedido um concelho e já experimentei a fazer a massa de mel como a otavia me aconcelhou e correu muito bem só tive duvidas a respeito da quantidade de açucar que devia ir acrescentando para chegar ao da pasta americana mas saiu bem , a minha duvida de hoje é o meu glacÊ real é que não ficou como eu vi no seu blog não ficou fofo e alto será que devo bater primeiro as claras e só depois acrescentar o açucar e o sumo de limão agradeço a ajuda beijos de portugal.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Helena!
Eu sempre bato tudo junto. Vc está usando o açucar impalpável? Se tiver duro, acrescente umas gotas de suco de limão ou clara, e se ficar mole demais mais açucar.
Vc pega o ponto com a pratica.

beijos

HELENA CABRAL disse...

Obrigado pelo conselho , da proxima vou esperimentar assim mais uma vez obrigado e até a proxima , beijos .

MARILENE JUNGES disse...

Olá, querida Otávia.
É a primeira vez que participo de algum blog deste estilo e me sinto sortuda por tê-lo achado, pois teu trabalho é lindo e com aquele quero aprender! Seguinte, fiz o glâce Real com o açúcar de confeiteiro impalpável MIX, colori com o gel e fiz umas flores em cima de uns chocolates. Fiquei triste porque minhas flores, antes modeladas, ficaram umas bolinhas... sabe, o glacê esparramou, mas ele estava no ponto quando comecei a receita!!! Depois corri e pus tudo na geladeira, agora dei uma olhada e estão mais durinhos... será que firmam? Mas se firmarem e eu tirar da geladeira podem amolecer. Além da cidade onde moro ser úmida demais, tmb choveu hj... será que contribuiu para minha receita não dar certo? Outra coisa, como faço pra conservar o glacê real, guardo-o na geladeira? Quanto tempo dura? Beijos e obrigada!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Marilene!

Provavelmente o glacê não estava no ponto. Se ele "descansou", pode ser também que tenha perdido o ponto.
A geladeira fez ele ressecar, mas também tem umidade, então pode ser que amoleça quando sair.
Outra coisa: quanto mais corante em gel, para a cor ficar mais forte, mais fácil sair do ponto.
Beijos

Coleção Miami disse...

Otavia amei seu trabalho, vc é uma artista! Vou viajar p/ os EUA onde mora minha filha e ela quer que eu faça o bolo do seu chá de bebe. Nunca trabalhei com pasta americana e tenho uma duvida sobre qual recheio é melhor, o qto preciso molhar, para que eu possa aplicar sobre o bolo a massa. Vc poderia me ajudar? obrigada...Tania

dani disse...

Oi Otavia, obrigada pelo seu blog, ele é maravilhoso e ajuda muito as 'amadoras"como eu. Gosto muito de fazer biscoitos decorados com glacê real, estou querendo começar a comercializar para meus amigos, por favor qual a validade do glacê real depois de pronto? Se eu usar glacê comprado pronto a validade aumenta? Existe alguma marca que vc já tenha testado? UFA!! Sei que estou abusando da sua paciencia, mas se puder me tirar essas dúvidas ficarei muito agradecida! Bjs, parabéns pelo talento!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Tania!!! Que legal! Nos EUA tem muita coisa para decoração de bolos.. Procure uma loja Michael's.
Eu sugiro um recheio de ganache de chocolate ( receitas no item receitas da coluna de marcadores) Deixe o bolo recheado na geladeria umas 5 horas, reitre, espere ficar ambiente, e cubra. Pode molhar, mas não exagere. E sugiro que vc compre a pasta pronta,( rolled fondant) já nos Estados Unidos... Umidade e temperatura influem na receita e se vc nunca fez, pode dar trabalho.

beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Dani!
Acho que se vc quer vender, nem pense em usar o glacê caseiro. Uso o pó industrializado. O glacê dura muito, a dúvida seria o biscoito. Eu não saberia dar um prazo , porque sempre faço sob encomenda e para ser consumido logo....

beijos

Marlowa disse...

Olá Otávia, muito legal você dividir conosco seus conhecimentos e experiências !! Parabéns !
Adorei suas receitas ! Quero fazer uns cupcakes e para ficar uma decoração bem alegre, acho legal fazer com a pasta americana ! Mas vi que para colar a pasta no bolo, precisa usar o glacê, aqui na minha cidade não acho o pó para comprar, você poderia me indicar algum site que faça vendas via internet ?

Desde já agradeço !!
Bjkssss *Ü*
Marlowa

Karina disse...

Oi Otavia;
Tava olhando seu blog e vi que tem umas pessoas de Portugal dizendo que lá nao encontra os produtos para decorar bolos. Bom; acho que tem representastes da Arcólor lá só nao sei direito pois peerdi a informaçao e aqui tem uma loja que vende on line; pode ser que eles enviem pra lá. O link é:http://www.pasteleriakeyks.com/online/ Se nao funcionar copia e cola no seu navegador que ele abre a página.
Perdao pela informaçao pela metade mas eu tenho certeza que lá tem um pessoal do brasil que vende de tudo só nao sei mais como entrar em contato com esse povo pois nao sei aonde deixei guardado a informaçao. Espero ter ajudado um pouco.
Karina Bandoli.

Marlowa disse...

Otávia, eu de novo ! Aquela cobertura que a gente vê nos cupcakes em formato de sorvete tipo italiano, ou de calda escorrendo, é o próprio glacê que se usa ? porque ela parece que é durinha ! Estou super entusiasmada em fazer, por isso as perguntas !!
Bjksss *Ü*

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Marlowa!
obrigada!

Se sua idéia é cobrir o topo do cupcake com um circulo de pasta americana, não precisa necessariamente usar o glacê: Vc pode passar um pouquinho de doce de leite ou ganache, por exemplo, só para colar a pasta no bolinho.
O site www.barradoce.com.br vende bastante coisa...

beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Karina! Muito obrigada!!

Publiquei seu comentário e quando me perguntarem de novo, vou lembrar de indicar.

Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Marlowa!

O glace real é muito doce e fica duro demais para colocar no cupcake, na minha opinião.
Experimente uma ganache, ( de choc ou chocolate branco), ou um outro glacê.

Beijos

Katarina disse...

Oi otávia!
Estou com dúvida na hora de montar o bolo.. Não encontrei aro de 10cm e então vou comprar um acetato (em papelarias?).
Gostaria de saber se existe alguma técnica para retirar o bolo montado de dentro da forma... Vi que pode ser colocado uma base firme e um filme plástico e depois começa a colocar camada de bolo + molhar + recheio + bolo... É assim?
Você poderia me ensinar a sua técnica?
Vou fazer 2 andares, com formas de 25cm x 5 e 15x5. Faço duas formas de cada para unir e ficar com 10cm de altura? Quantas partes você divide o bolo para rechear?
Nossa quantas perguntas!! hehe
Muito obrigada pelas suas dicas, estou adorando o blog, como ja disse em outro comentário.. rs
bjos
katarina

Marlowa disse...

Otávia, obrigada responder as minhas dúvidas !! Você é muito talentosa, criativa e uma pessoa especial por compartilhar conosco seus conhecimentos !
Bjksss *Ü*

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Katarina!

Cuidado!! Não coloque filem plastico, e sim um saco plastico, destes de congelar alimentos, aberto. O filme rasga muito fácil, e vai ficar mais dificil.
O acetato eu sempre comprei em lojas de artigo de confeitaria, mas pode ser que vc ache em papelarias também. Lave bem.
Vc coloca em volta da forma, forra com o plastico e intercala massa e recheio. Eu sempre faço pelo menos 2 receitas de massa. Claro que tudo depende do tamanho da forma e do tamanho da receita, mas a ideia é ter bastante bolo, para conseguir chegar nos 10 cm de altura. Eu prefiro camadas mais finas de massa , então sempre corte umas 3 vezes.

beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Marlowa!!! obrigada!! beijo

Katarina disse...

Nossa Otávia!
Eu não lembrava qual post que eu tinha deixado o comentário..haha tive que procurar em todos! rs
Ufa, achei! Muito obrigada pelas suas dicas! Olha só.. eu ja ia fazer tudo errado! E como vc faz pra tirar de dentro da forma? Puxa o plástico ou vira ele de ponta cabeça? Eu vou fazer um bolo teste antes, pra ver como fica! Tenho visto muitos bolos com pasta americana na internet que são MUITO feios.. ficam super irregulares... estou com medo! Os seus são super bonitos! Jura que só tem glace real antes da massa? Eu comprei o glace tbm (o pronto) e pelo que li tem q passar pouco pois ele fica muito duro, né?
Nossa.. será que vou passar vergonha na festinha do meu filho? haha Ano passado, de 1 aninho eu que fiz, foi simples.. prestigio com cobertura de brigadeiro.. fez muito sucesso, todos gostaram, mas agora com pasta americana.. ai ai ai! Depois volto pra te contar!!
Bom, é só dia 26.. Ainda estou comprando tudo!
obrigada mais uma vez pelas suas SUPER dicas! beijos
katarina

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Katarina!
Como quase tudo na vida, a prática ajuda muito, por isso recomendo sempre que todo mundo faça alguns bolos antes, para testar e se acostumar com a pasta e com o modo de trabalhar.
Eu passo glacê no topo do bolo, apoio a base de papelão forrado e viro a forma de cabeça para baixo, puxando o aro, e depois o plastico. Não esqueça que não se deve molhar demais a massa, porque pode deformar o bolo.
Uma dia boa, principalmente para quem nunca fez, e tentar fazer algum sabor que tenha chocolate, ou que combine com chocolate, para que vc possa, ao invés do glacê real, passar uma ganache de chocolate no bolo. Ela deixa ele ainda mais perfeito e é ótima para cobrir imperfeições. veja a receita no item receitas , na coluna de marcadores. Faça uma ganache. espere ela engrossar um pouco, e passe por todo o bolo com uma espátula.
Beijos

Katarina disse...

Oi otávia! Obrigada pelas dicas! Eu ja ia fazer seu pão de ló, no sabor chocolate e com recheio de ganache tbm seu! Mas essa de passar ganache tbm para cobrir eu não sabia! E depois coloca a pasta americana??? é isso mesmo?
bjos
katarina

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Isso mesmo! ganache vai funcionar para colar a pasta, e assim, não precisa passar glacê.

beijo

Katarina disse...

Otávia, falta menos de 1 hora para comerçar a festinha do meu filho, de 2 aninhos, e não pude deixar de vir aqui para te agradecer por todas suas dicas, tanto nos comentários como no blog e nos vídeos! Fiz o bolo com 2 andares, ficou lindo, tudo deu certo! Agora é só come-morar!!
Muito obrigada, de verdade!
depois te mando fotos com mais calma!
bjos
katarina

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Katarina!!! Que bom! Parabéns!!!!
Depois manda foto...

Beijo

Arte & Afeto disse...

Oi Otávia, amo o seu trabalho. Sou inciante e já aprendi muita coisa no seu blog, Obrigada.

Gostaria de fazer decoraçao com laços, flores moldados a mão, mas não sei o que usar pois comprei o glace real mas não sei como usar. Sei que existem muitas técnicas... Gostaria de saber a difeença entre pasta elástica, glace real e pastilhagem gostaria de saber tambem como usar cada um, voce daria essas dicas. obrigada!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Olá!

O glace serve para acabamentos, flores e trabalho de bico. A pastilhagem, para construções e peças que vc precisa que sequem e endureçam. A pasta americana, para cobrir bolos e modelar e a massa elastica, para fazer laços, babados, fitas.

beijos!

PONTO FÁCIL disse...

Olá, parabéns pelo blog, lindo e muito instrutivo! Minha dúvida é sobre congelamento.Posso congelar biscoitos confeitados com glacê real? e cupcakes cobertos com pasta americana? Obrigada pela ajuda!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Olá Ponto facil,

Os biscoitos devem ser congelados crus, já recortados. A vantagem é que podem ir do freezer direto para o forno.
Já os cupcakes eu congelaria sem a pasta, porque ela não fica bem depois de descongelar. Umedece e amolece muito. Vc pode entretanto, deixar as decorações prontas, e colar nos cupcakes na hora de apresenta-los.

beijos

Anônimo disse...

gostaria de saber si posso fazerflores e folhas para decorar bolos brigada

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Com o Glacê? Sim, fica ótimo! Beijo

ana disse...

... estou muito triste comigo mesma minha querida amiga....
nao consigo mesmo dar com o ponto do glace pois fica sempre mole...
o limao tem muita importancia na firmeza ou caso nao se use o glace fica bem na mesma? tem de se deixar esperar quanto tempo ate ser usado de forma a se poder barrar o bolo sem ele escorrer?
este domingo fiz o bolo "A QUINTA" para o meu pai, mas ia tendo um treco pois queria barrar o glace no bolo e ele nao ficava firme...
mas se deixar muito tempo sem usar, fica com "pedrinhas" do açucar e nao barra bem.
Um forte abraço e parabens pela novidades
ANA

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ana!

O limão é fundamental, podendo ser substituido por ácido citrico. Se vc usar o pó para o preparo de glacê não precisa ( pelo menos o que eu uso aqui no Brasil só pede água).
Se deixar parado, sempre cubra com pano umedecido, para que não formem as pedrinhas.
É isso... Vc leu o post e os outros comentários? não sei mais o que pode ser...
beijo!

Isabel disse...

Ola otavia,que Deus continui abençosndo e te capacitando para nos ajudar.gotaria de saber se posso cobrir bolo falso com glace real primeiro depois a pasta americana ou não precisa é o primeiro que vou fazer desde já muitissimo abrigada.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Isabel,

No caso do bolo falso, de isopor, basta umedecer o isopor antes de colar a pasta, não é necessário passar glacê.

beijo!

isabel disse...

OI OTAVIA, MEU NOME É ISABEL GOSTO MUITO DE SUAS DICAS, COMPREI O PÓ PARA GLACÊ E GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO FAZER FLORES PARA USAR FUTURAMENTE QUAL A PROPORÇÃO DE PÓ E AGUA POIS EU FIZ COMO O INDICADO(USEI 12COLHERES RASA DE PÓ POR 11/2 DE AGUA)DEVO ACRESCENTAR MAIS PÓ PARA CONSEGUIR SECAGEM OU SERIA O PONTO?
BJOS.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Isabel!
Realmente as flores ficam mais bonitas quando o glace está bem firme, o que significa também que ele é batido pelo tempo certo ( 10 minutos). Eu não sei uma proporção de cabeça, porque sempre faço a olho, sentindo o ponto do glacê. Se ele estiver firme demais vc não vai conseguir fazer as flores e com certeza terá dores nas mãos!
Bata pelo tempo certo e retire a pá da batedeira, levantando-a: deve se formar um pico bem firme de glacê, que não desmonta.
beijo

brunareginag disse...

olá otávia

sou sua fã moça, seu trablho é lindo e suas dicas me ajudam muito, tire uma dúvida, eu uso uma mistura pronta de farinha e açúcar ¨boa sorte, pq meus bolos sempre saem diferente, o que vc tem a falar sobre este produtos? posso continuar usando em meus bolos? todos gostam, tem uma dica para deixar mais saboroso? beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Bruna,

obrigada!

Eu sempre prefiro usar os ingredientes puros, até para saber a proporção que vai de cada um. Se esta mistura funciona nas suas receitas, ok, mas pode ser que ela de diferença de acordo com a receita que vc for fazer.

beijO!

Anônimo disse...

oi gostaria de fazer um bolo recheio de mouse de maracuja e decorar com a pasta america sera que o recheio nao vai dereter obrigado

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Anonimo,

Eu acho que sim. Ainda mais com o calor que anda fazendo e levando-se em conta que o bolo coberto Não deve ir para a geladeira.Há risco de azedar.

beijO!

Anjinha disse...

Oi Otavia,sobre o o acucar impavel ele seria o glacucar??eu moro no japao e uso um acucar que eh bem fininho parecendo um po compacto!!e sera que consigo fazer o glace real com ele??aqui eles usam muito chantilly!!e nw tem muito comercio com produtos pra confeitaria!!bjs

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Anjinha!

O glaçúcar é ótimo para várias coisas, mas para a pasta americana e o glacê real precisamos de açúcar impalpável, que é mais fino e tem amido adicionado.
Ele parece um talco. O nome em inglês é "confectioner's sugar".
No caso do glacê vc até consegue fazer com o glaçúcar, mas o resultado é sempre um pouquinho diferente. Recomendo o impalpável.

beijo!

Katherine disse...

Olá Otávia, queria dar-lhe os parabéns pelos seus fantásticos bolos, mas principalmente por partilhar o seu conhecimento com as pessoas que não sabem como fazer.
Gostava de lhe colocar uma questão eu já tentei fazer inúmeras vezes o glacê real para decorar os meus bolos costumo bates uma pouco a clara do ovo e depois ir colocando o açucar aos poucos mas ele nunca fica consistente o suficiente para poder decorar com bicos fica sempre mole:( algum conselho para mim?
beijinhos e mais uma vez muitos parabéns pelo seu espantoso trabalho

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Katherine

Vc bate por 10 minutos?
É importante também colocar a quantidade certa de açúcar impalpável. Experimente fazer assim.

beijo

Anônimo disse...

Otávia, parabéns pelo seu trabalho!
Gostaria de saber se posso cobrir o bolo com chantilly e usar o glacê real para confeitar por cima. Se o chantilly não amolece o glacê.

Anônimo disse...

gostaria de saber se eu posso cobri o bolo com bico pitanga de glace real.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Olá,

Acho que alguns detalhes pequenos, ok, mas cobrir tudo acredito que não!
O maior problema é que o bolo coberto com chantilly deve ir para a geladeira, e o glacê real não gosta de geladeira.
Eu faria os enfeites de glacê, deixaria secar, guardaria e colocaria no bolo so na hora de comer.

beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi,

Poder pode, mas quando o glacê secar vai ficar muito duro de cortar... É melhor usar para pequenos detalhes.

beijo!

Nina disse...

Oi, Otavia!!!
Fica bom se eu cobrir um bolo com glace real e deixa-lo na geladeira???
O glace derrete ou endurece a ponto de colocar alguma decoracao por cima???
Muito obrigada e bjs

Nina disse...

Oi, Otavia...Fiz essa pergunta em algum post, mas nao lembro qual...entao vai de novo (desculpe)
O glace real,quando cobre-se um bolo, endurece iu derrete na geladeira, pq sei que fora ele fica muito duro..Preciso fazer quase uma torta/bolo mas com a cobertura mais durinha,que aceite decoracoes, como a pasta..No que vc me orienta??
muito obrigada...sou sua fa!!!
Parabens

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Nina,

Não recomendo... O glacê não fica bem na geladeira Na verdade, ele muda de consistencia...

beijo!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Nina, já respondi acima....

Porque vc não cobre com a pasta?

beijo

Carmen disse...

Ola Otavia, voce é fabulosa! ja vi alguns videos seus, e adorei. Mas preciso de uma ajuda. Tenho o tema da festa de Rapunzel e decidi fazer uma grande tranca amarela com laco pra colocar no top do cupcake. Comprei um ejetor mas a massa americana nao passou, ficou estocada. Como faco pra fazer os espaguetes? Me de umas dicas por favor. Obrigada

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Carmen,

Obrigada!

para a pasta americana passar pelo ejetor vc precisa deixa-la mais mole. Uma dica boa é colcoar umas gotinhas de água e amassar bem. Também funciona colcoar um pouquinho de gordura vegetal. Em geral eu uso água...

beijO!

atelie das trufas disse...

oi, tudo bem contigo? eu quero usar o glaçe real da marca mix pra cobrir cupcakes, fazendo aquelas espirais... sera que da??

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!

Vai ficar duro na hora em que secar.... Não recomendo.

beijo

Arte na cozinha disse...

Ola Otavia. Gostaria de saber porque toda vez que uso o glace real no bico de confeitar nao sai o formato desejado? Fica sem forma, tipo ou fica duro e faço um esforço danado para sair do bico? Nao fica as pitanguinhas certas.... O que fiz de errado?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Arte,

Provavelmente o ponto não está certo.
Vc está batendo 10 minutos na batedeira? Outro detalhe é verificar a proporção de água e pó.

beijo!

Grazi disse...

Otávia!!
Vc provavelmente não vai se lembrar, mas estudei com vc no Objetivo de SJC, não éramos da mesma sala, mas do mesmo ano.
Estava hoje procurando vídeos sobre bolos e por acaso achei vc... fiquei maravilhada com o seu trabalho, quanta coisa linda!! Não podia ser diferente, afinal vc era a melhor aluna da turma, claro que no seu trabalho tb seria perfeita!Rsrs...
Parabéns!! Muito sucesso p vc!
Eu sou dentista, mas me arrisco com alguns bolos e doces tb, como hobby, e daí por acaso encontrei vc! Fiquei surpresa e feliz de ver seu sucesso!!
Beijo!
Graziela

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Graziela! Tudo bem? Nossa,quanto tempo!
Muito obrigada!

beijos!

Christie disse...

Lindo o blog adorei!!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Cristie,
Obrigada!

PaulaBertacini disse...

oi ...adorei as dicas.
Tenho uma dúvida... minha batedeira é meio tranquila, ou seja, leve, suave... por exemplo, mesmo seguindo todas as indicações pra fazer chantilly, não obtenho o ponto. Me disseram que é por causa da batedeira sem muita potência. O que acha? Funcionaria para o glacê real??
obrigada bjks
paula

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Paula, tudo bem? obrigada!
Com certeza uma batedeira mais potente é melhor, e torna o trabalho mais fácil. No caso do glacê, já tive a experiência de bate-lo com uma batedeira de uma única pá, e de mão. O que acontece é que vai demorar mais, vc precisa ter paciência. Na verdade, o glacê pode ser batido até na mão, mas evitamos isso porque ninguém merece, não é?...
Eu acho que dá para usar sim, com esta ressalva. Para saber o ponto, um bom teste é levantar a pá,e irá se formar um "bico"de glacê, que não deve cair, mesmo quando vc mudar a posição da pá. Este é um ponto básico que dá para fazer a maior parte das coisas...
Boa sorte!
( ps: no caso do chantilly, também pode usar esta batedeira. Se certifique que o creme está bem gelado!)
Beijo