sexta-feira, 13 de março de 2009

Vídeo: Como montar um bolo de andares


Mais um vídeo produzido pela Lu, da pocket filme(www.pocketfilme.blogspot.com),desta vez com dicas de como montar um bolo em andares, de forma simples e que funciona!

125 comentários:

Fabiana Lima disse...

Oi Otavia, parabens pelo teu video. Simples e cheio de dicas.Eu utilizo essa técnica que vc explica, e realmente é muito prática e eficaz.
Sobre os canos de pvc, eu também já utilizei para bolos maiores e mais pesados, pois corre o risco dos palitos não aguentarem o peso.
Eu corto os caninhos na altura do bolo, na mesma técnica que vc explicou com o branco, mas fervo os caninhos antes de usar. (vai saber quem pegou ou "passou" - algum ratinho, blargh! - nos canos no depósito. Depois, forro com plástico e depois com papel aluminio, tendo o cuidado de deixá-lo oco para que a massa do bolo penetre no interior sem deixar o bolo estufado.
Para cortar uso aquelas serrinhas amarelinhas, ou senao, peço a ajuda do maridão.
Bjs
Faby.
www.fabianalima.com.br

Vanessa Carvalho disse...

Adorei este vídeo otavia. Tirou muitas dúvidas que eu tinha sobre bolos em andares, muito obrigada por compartilhar conosco sua experiência como cake designer.
Vc é D+++++++
Que Deus te ilumine e abençõe sempre.
Bjs.
Vanessa.

Ângela disse...

Otávia!
Você é maravilhosa mesmo! Obrigado por ter atendido o meu pedido e os dos meus colegas. O vídeo ficou ótimo, muito bem explicadinho. Agora tenho certeza de que vou conseguir fazer o bolo que tanto sonho para o aniversário do meu filhinho. Muito obrigada! Você é demais!Ângela

SENHORITA ALFACE CRESPA disse...

Otáaaaaaaaaaaavia...vc acertou em cheio, viu??!! Muito obrigada pela generosidade...há pessoas iluminadas e vc c certeza é uma delas...!!!Beijaum!!

Carla disse...

Oi Otavia,
Eu estava realmente precisando dessa informação...super fácil de entender!!! Obrigada por partilhar seus conhecimentos conosco.
Queria te fazer uma pergunta:
Vc faz os bolos na sua própria casa ou tem um ateliê?Como vc recebe seus clientes?
Um beijão,
carla - Joinville/SC

Larissa Rocha disse...

Adorei o vídeo!!! Muito bem explicado. Não trabalho com isso, faço apenas de curiosa. Sempre gostei muito de fazer bolos, mas decorava com granulado, marshmellow, chantilly,... Peguei sua receita de pasta americana e me aventurei. Pra um primeiro bolo até que ficou bom, mas ainda com muitas imperfeições. Os seus parecem até de isopor, de tão certinhos. Se puder postar um vídeo de como preparar o bolo para a decoração agradeceria. Deve ter algum segredinho, né? :)

Estrelar disse...

Gostei muito de suas dicas, as minhas dúvidas acabaram. Gostei de seus trabalhos você trabalha com apostilas amei tudo até logo tenha uma ótima Páscoa.

Gisele disse...

Olá Otávia!
Passei os últimos dois dias "devorando" seu blog e anotando todas as dicas que você deu. Mas ainda me restaram alguma dúvidas, que, se você puder, gostaria que você me ajudasse. Vou fazer um bolo de aniversário/noivado para minha cunhada que eu queria que tivesse dois andares. Pelo que eu entendi, posso pazer um bolo de 25x10 e outro de 15x10. Nesse caso, quantas receitas de pão de ló são necessárias? E de ganache? Uma receita de pasta americana é suficiente? Outra coisa que eu gostaria de saber é quais materiais você mesma faz e quais compra pronto. Massa elástica, por exemplo, é melhor comprar pronta? Bom, dúvidas eu ainda tenho várias, mas essas são as principais. Ainda preciso entender melhor o que é pastilhagem e como se prensa o bolo. Não entendi muito bem se a forma do bolo deve ter 10 cm de altura ou se devo comprar um aro com 10cm para montar o bolo dentro. Otávia, desculpe tantas perguntas, mas ficarei muito agradecida se você puder me ajudar também. Espero não ter feito perguntas redundantes.
Obrigada

Giovana disse...

Oi Otávia, desde já, obrigada pelas dicas.

Assisti seu vídeo sobre o papel manteiga no You Tube. Minha dúvida é: para dar esse acabamento de bolinhas ou risquinhos na superfície da pasta americana, devo usar qual tipo de glacê? É o real mesmo? Quero decorar o bolo usando os bicos do saco de confeiteiro.

Também gostaria de saber se posso tingir o glacê real.

Outro assunto: quando me casei, encomendei os noivinhos com a mesma cake designer que fez o bolo. Na época, nem me ocorreu de perguntar se tinham validade ou não. Tenho eles guardados até hoje. Esse tipo de material apodrece? Claro que não vou come-los, mas não queria ter que joga-los fora.

Bjs. e, desde já, obrigada novamente!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Gisele! Obrigada!
Começando pelas formas, tanto faz. Como é mais difícil achar formas de 10 cm de altura, use a forma para assar as massas e o aro para montar o bolo. Neste tamanho que vc falou, acho que duas receitas do pão de ló, tal como eu postei, são suficientes, e depende de vc quanto à pásta. Acho que uma receita completa deve dar...
Eu ando comprando massa elástica, porque gosto mais do resultado, mas a americana eu faço.
Beijos!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Giovana! Os trabalhos do vídeo foram feitos com glacê real, e eu tinjo usando corante em gel.
os noivinhos de açúcar duram muito... Na verddade, não caõ estragar a naõ ser que peguem umidade e mofem. Assim, continue guardando como estão. O ideal é colocar em uma caixa de papel ou papelão, para que "respire" e nunca na geladeira.
Beijos

rafaela disse...

oi Otavia, meu nome é Rafaela e adorei seu trabalho, gostaria de saber se voce da algum curso ou so explica as coisas por aqui mesmo, e tambem gostaria de saber os valores, pois tenho um filho que vai fazer 1 ano e queria um bolo bem bonito como esses seus.
Como faço para entrar em contato com voce.
Meu email é rafanmanta@yahoo.com.br

bjusssssssss

Vitor Hugo disse...

Uia! Video muito bacana, Otavia! :D Esse tubinho de plástico eu via o pessoal do Ace of Cakes (do FoodNetwork) usando, não sabia que já tinha chego nas bandas de cá! Na central do sabor eu não vi. :/

Esse ano sai meu bolo com pasta americana, heheheh

Anônimo disse...

AdOREI SEU BLOG, VISITE O MEU:
MUITOMAISDEMEL.BLOGSPOT.COM

Tatielly disse...

Oi Otavia, parabéns pelo blog e pelo jeito q vc ensina, tudo muito fácil e claro, gostaria de saber o que você usa para polvilhar a pasta americana, pois, percebi que a todo momento você a polvilha, é com o mesmo açúcar? Não corre o risco de ednurecer a massa, rachá-la qndo usar? Beijos e desculpe a ignorância.

Chris disse...

Oi Otavia, tudo bom? Preciso entrar em contato com você ainda hoje. Em que telefone encontro você? Estou fazendo uma matéria para o UOL e para a Casa da Chris (www.casadachris.com.br) e você se encaixa como uma luva! Aguardo um retorno seu no email: casadachris@uol.com.br Beijos!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Tatielly!
Eu polvilho com açúcar mesmo... Só vai rachar se vc colocar muito. Mas se for só o suficiente para não grudar, não tem problema!!
beijos!

Leticia disse...

oi,otavia parabéns pelo seu trabalho,achei maravilhosa sua iniciativa de publicar o que vc sabe fazer e como grande perfeição,agora vou colocar em pratica tudo que aprendir nos seus maravilhosos videos...mais me resta uma duvida me explique por favor como eu cubro um bolo quadrado eu falo em relação a pasta americana,eu corto em pedaço quadrados ou coloco a massa inteira no bolo a verdade é que so aprendir fazer bolos redondos e agora preciso urgente fazer um quadrado rsrrs querida qual a diga que vc pode me da para cobrir o bolo quadrado?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!!
A dica é ajustar os cantos primeiro, fazendo movimentos do canto para lateral do bolo, e depois alisar o resto.
Beijo!

marilia disse...

nossa seus video achei por um acaso no youtube...amei as suas dicas e vc é uma profissional que explica simples e dar pra entender tudo....onde tem mais videos seus gostaria que mim mandace os que vc tiver por e-mail Marilia_shazzan@hotmal.com
sou da Bahia e tenho 26 anos.
um grande beijo e Deus lhe abençõe sempre.

Adriana disse...

Oi otávia! Vc é uma pessoa iluminada que Deus a proteja sempre e que vc continue assim, é muito bacana compartilhar o q sabe, é raro tbm! Parabens.
Estou desesperada, meu filho faz um aninho agora n o começo de maio e eu vou faze os docinho e o bolo, então estou em dúvida do que usar a pasta americana ou o glace marmore o que vc sugere? O motivo é de palhaço, por favor me dê alguma dica de que posso fazer os enfeites e q massa posso está utilizando para o bolo?
Obrigada e um abraço

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Adriana! Obrigada!
Acho que acabei de responder seu e-mail... Eu não uso o glace marmore, então não saberia dar dicas sobre ele...

Tenho certeza que a pasta americana ficará ótima!

BEIJOS!

Claudia Dias disse...

Oi Otavia...
Primeiramente quero agradecer a Deus por ter colocado uma pessoa tão especial assim como vc ...para fazer com exelência divina tudo o que vc faz ...
Quero dizer que foi através deste blog que tirei muitas duvidas sobre a arte de fazer bolos decorados ...seu blog é uma ferramenta de trabalho ...para eu ela tem sido indispensável...
Deus te abençôe
Muito sucesso
Bjs ...

Ah...rsrsr será que vc poderia me enviar o que vc usa para deixar o bolo liso e retinho antes de aplicar a pasta americana ..
Agradeço desde já ...
Obrigada !
meu email :
claudiatruffasedelicias2009@hotmail.com

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Claudia!
Eu só monto o bolo no aro ou na forma que assei, deixo na geladeira algumas horas, e uso recheios firmes, que não vão derreter depois que sairem da geladeira.

Beijos

latine disse...

Olà Otavia, estava a procurar dicas no youtube como montar, decorar bolos e por um acaso vi o seu. Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo seu trabalho que é simplismente maravilhoso e graças a você minhas dùvidas foram esclarecidas. Muito obrigada!!!
È muito dificil encontrar alguém que saiba fazer e explicar ao mesmo tempo e vc tem esse dom...Bravo vc éuma artista de mão cheia!!!

Te desejo muita,muita sorte para vc ebastante sucesso que concerteza vc jà tem de sobra ...!!!

Até breve e obrigada por compartilhar com todos nòs os seus conhecimentos artisticos!!!

janaina disse...

olá Otavia,sou Janaina do RJ,estou iniciando nesta área de bolos,os cursos são caríssimos e eu não posso pagar;fico horas na net pesquisando sobre o assunto até que achei o seu video como montar bolo de andares,nossa!!! foi ótimo você é uma pessoa iluminada,não são todos que tem esta generosidade em compartilhar conhecimentos.
você poderia ensinar tamanho de bolo em relação a numero de fatias,este é um segredo de estado cada um fala uma coisa eu estou muito confusa,desculpe abusar da sua generosidade.
bjs,que Deus lhe abençõe.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Janaína,
Estou até pensando em fazer um post sobre isso.. Em vários livros americanos vc acha algumas tabelas, e elas variam um pouco mesmo... Para começar, eu uso a seguinte relação: Um bolo de 20 cm de diametro, serve 20 pessoas, um de 25, 30 pessoas e um de 30, 50 pessoas, lembrando que todos devem ter 10 cm de altura. Tem gente que já me falou que acha esta relaçao muito exagerada, e que o de 20 serviria até 25 pessoas... Enfim, é meio confuso mesmo. Vc vai descobrindo com a prática!
beijos

fernanda. b. rangel disse...

Olá Otávia,adorei os vídeos que vc colocou no you tube. Tenho muita vontade de aprender confeitar bolo, será que seguindo os passos eu consigo?Bjsss Fernanda.

luciana disse...

Oi Otávia!
Parabéns pelo vídeo, ficou ótimo e me ajudou muito!!!!
rsrsr será que vc poderia me enviar o que vc usa para deixar o bolo liso e retinho antes de aplicar a pasta americana ..
Meu e mail: robainaterra@yahoo.com.br
Obrigada!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Luciana!
Eu monto o bolo dentro de uma forma, e deixo pelo menos algumas horas na geladeira.
Beijos!

janaina disse...

olá Otavia,me chamo Janaina, faço tortas para vender mas sempre fui louca para aprender a fazer bolos decorados,agora com mais tempo livre passei a estudar sobre bolos na net,foi aí que tive a sorte de encontrar você e suas dicas espetaculares de uma forma simples e objetiva que qualquer iniciante como eu é capaz de entender.Voce é uma pessoa iluminada que tem esse dom maravilhoso e divide com o proximo,que Deus continue abençoando essas mãos de fada.Meu orkut é jb1b2@hotmail.com,quando tiver um tempo de uma olhadinha no meu album e veja o bolo da barbie que eu fiz para a minha sobrinha com as tecnicas que eu aprendi com você;como montar um bolo de andares e a sua receita de pasta americana.
obrigada,bjs

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi janaina!
Muito obrigada!
parabéns!

beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Desculpe. Janaina... Seu nome saiu errado! Beijinhos

renata disse...

Adorei sua dica, eu adoro fazer bolos mas de pasta americana eu nunca fiz estou ensaiando para fazer um que o tema da festa e de circo, e da minha priminha,com essa dica vou ariscar fazer um de 2 andares continue ajudando tantas pessoas, que Deus te te tudo de bom!bjs!

Michele disse...

Olá Otávia.
Vou casar em novembro e pretendo fazer o meu próprio bolo. Estava procurando o segredo do bolo de andares e encontrei seu vídeo. Moro no interior do RS e na minha cidade encontrar produtos de confeitaria é raro. Achei maravilhosa a dica, super-prática e acessível a todos. Parabéns pelo trabalho e pela iniciativa.
Que Deus te abençoe sempre. Compartilhar amor é uma forma de receber amor. E o carinho e atenção q. depositaste nos teus vídeos encantou a mim e a todos os que assistem-no.
Portanto, gostaria q. soubesses, q. dedico a ti, uma prece sincera, do fundo do coração.
Obrigada pela grande luz q. me deste. Com certeza lembrarei de ti no dia da minha festa.
Muito sucesso, hj e sempre.
Com carinho,
Michele

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Michele!! Obrigada mesmo! Beijos

sem spc/serasa desc. em folha disse...

Oi Otavia, só passei para agradecer as dicas, assisti a todos os videos e li dezenas de post...sempre fiz bolos para amigos e familiares, eram gostosos, mas bem amadores. Já fazia tempo que tinha vontade de fazer um bolo com pasta americana, foi então q decidi fazer e comecei a pesquisar na rede. O resultado foi ótimo, todos elogiaram muito e não areditaram quando disse que eu havia feito.

Obrigada pelas dicas, que Deus te devolva em dobro toda essa generosidade.
bjsss

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Ola!
Que bom! Parabéns!! Da proxima vez, mande seu nome para que eu possa responder melhor...
Beijo

Pssssiiiiiiu!!!!!!! disse...

OLA OTAVIA,parabêns pelo seu trabalho,tenho pesquisado na net tudo sobre bolo,na cidade onde moro não tem o curso,mas tenho muita vontade de aprender,por isso te peço por favor que me mande por imail: vanias.net@hotmail.com ,uma receita da massa de bolo.Agradeço um forte abraço

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Pssssiu!
Entre no blog, e vá na coluna da esquerda, de marcadores. Clique em receita. Vc vai ver pelo menos 3 receitas ótimas de massa de bolo.

beijos

anna clara disse...

oi Otavia
eu vi o seu video e achei muito legal nao fis nenhum curço poriso tenho algumas duvidas estou pensando em faser eu mesma o bolo do meu aniversario poriso queria saber se eu posso fasser um bolo de 3 andares usando massa pronta
se eu presiso coloca os palitinhosem todos andares e se na hora de montar o bolo eu presizo colocar a rodinha de papel debaixo do bolo e eu queria saber a quantidade de gordura vegetal e de glucose que eu presiso para cobri o bolo todo
porfavor me responda imail:annaclara-barbie@hotmail.com

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ana Clara! Isso mesmo, faca como no video, coloque os palitinhos e as bases de papelao, sao muito importantes. a quantidade de pasta depende do tamanho dos bolos, mas acho que uma receita e meia sera suficiente.
beijos

Anônimo disse...

Oi Otavia,

Aqui é a Erica de Paris. Estou te seguindo no Twitter, que legal! Otavia, sei que você ja me explicou sobre montar o bolo em aro para ele ficar perfeitinho mas realmente não consigo visualisar o procedimento. Assim... quem sabe um dia você vai poder nos ajudar um dos seus videos maravilhosos!! beijos e bravo!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Erica!
Prometo! Tenho uma listinha de videos para fazer.
Pense assim: Aro forrado com plastico, massa, calda, recheio, massa, calda recheio, massa... até a altura. Fecha e poe na geladeira!

beijos!

Daniele disse...

Oi Otavia, Muito legal o seu video cheio de dicas...Muito Obrigada por compartilhar conosco!!!

Mas tenho uma duvida, Podemos usar essa mesma técnica para um bolo de andar com chantilly?
Caso eu o faça, na hora de servir ficará uma parte sem chantilly na cobertura, isoo fica desagradavel ou coisa assim???


Aguardo a su resposta, muito obrigada novamente, e sucesso sempre!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Daniele! obrigada!

Eu acho que sim. Eu nunca faço bolos de chantilly, mas nao vejo problema, até porque em todos os livros estrangeiros eles usam esta técnica, mesmo para bolos com buttercream, que tem consistencia parecida com chantilly.
Beijos

Daniele disse...

Oi linda, adoreiii seu vídeo, já estava desistindo de fazer um bolo qndo achei. Você pode me ajudar, tirando umas dúvidas que ainda tenho? Bom, queria saber se no lugar do glace para grudar os bolos posso usar outra coisa e se posso usar aquelas receitas de bolos prontos para massa ou se a textura ficará ruim. Obrigado desde já. Daniele.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Daniele! Obrigada!
Pode usar misturas de bolo sem problema, desde que seja uma que vc goste e já tenha feito para ver se funciona.
Se vc quiser, pode usar doce de leite para passar no bolo e grudar a pasta americana, e também geléia que nao tenha pedaços de frutas. Na minha opinião, o glacê real é a melhor opção, seguida pelo doce de leite.
beijos

LORENA disse...

Olá Otavia, me chamo Lorena e queria te parabenizar pelo excelente trabalho, você é nota 1000.Adorei o seu blog, você dá ótimas dicas para nós, que somos suas fãs. Bom, eu gostaria de saber se pra fazer um bolo de três andares, sendo que o primeiro é de verdade e os outros dois são falsos, é preciso fazer esses suportes que você ensina?ou por ser de isopor não precisa colar no bolo de verdade? E para transportar um bolo desse tipo é preciso levar os três separados, ou por ser de isopor os outros dois não danificará o bolo de verdade? Bjs

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Lorena!
Eu colocaria, porque a pasta sempre tem um peso, e pode dar uma marcadinha. Mas nao precisa colocar milhoes de palitos, porque o peso é bem menor.
Eu levo todo montado. Só nao esqueça de colar bem as pastes com glacê real.
beijos

Anônimo disse...

ola otavia eu gostaria de perguntar se vc conhece algum glace feito sem nenhum tipo de açucar e se ele fica durinho pois onde eu moro é bem quente!eu conheço um feito de gordura vegetal e leite condensado sera que ele segura?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!

Eu acho que sim, porque a gordura vegetal é mais dura que a manteiga e demora mais para derreter. Mas eu acho que seguraria melhor se fosse gordura e açucar impalpável também, porque ele tem amido.

beijos

Hayla Manuella disse...

Obrigada pela dica, deste que vi este video sempre monto meus bolos assim.
Moro na França e aqui eles não fazem bolos decorados, todos se encantam ao ver o meus que nem são de proficional (nunca fiz curso)... Imaginem se eles vissem os seus!
Parabéns, seu trabalho é lindo!!!
Deus te abençoe

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Hayla! obrigada! Beijos

nanda disse...

olá Otavia AXO Q VC Ñ TEM NOÇÃO DO QUANTO VC ME AJUDOU EU ESTAVA JUSTAMENTE PENSANDO COMO IRIA FAZER PARA SUSTENTAR UM BOLO DE 3 ANDARES E VC APARECEU COM ESSE VIDEO MUITO OBRIGADO AS SUA DICAS SÃO MUITO ESCLARECEDORAS BJUX SUCESSO AI EM TUDO Q VC FAÇA. Nanda!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Nanda! obrigada!!! Boa sorte e bons bolos!

Karen Cândia Ramos Pinheiro disse...

Oi Otávia! Parabéns pelo seu trabalho! Olhando seu vídeo no Youtube de como montar um bolo de andares me restou apenas uma dúvida: quando coloca um bolo sobre o outro, permanece a base de papelão ou um bolo fica em contato direto com o outro?

IONE disse...

Oi Otavia,ADOOOORO seu blog.Seu trabalho é maravilhoso e este video me ajudou muito.
Tenho uma dúvida,gostaria de saber onde eu encontro aquelas bases de papelão que se coloca entre os bolos?Eu já vi umas bases de isopor mas tenho um pouco de medo de não aguentar.Como posso fazer essas bases de papelão?
Muito obrigada.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Karen,

O papelão fica,pois ele que vai distribuir o peso do bolo nos suportes, e lembre-se que ele deve ser bem firme, não um papelão qualquer. eu compro pronto.

beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ione!

Eu sempre comprei na Barradoce, mas anda muito dificil de encontrar todos os tamanho lá... Eu acredito que nas outras lojas de produtos de confeitaria deve ter. Na trem da Alegria eu tenho certeza....

beijos

IONE disse...

Muito obrigada pelas dicas e muito obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco.Vc é dez.BJS.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ione! Obrigada! beijo

experimente!!!! disse...

Oi Otavia, parabens pelo seu trabalho, me ajudou muito.
Peguei as dicas que vc deu no video e fiz um bolo neste final de semana de dois andares,mas ñ ficou liso como os seus, será que deixei a pasta muito fina? Porque montei o bolo no aro, e passei doce de leite para grudar a pasta americana, mas mesmo assim ñ ficou tão liso como os q eu vejo no seu blog.Pretendo fazer bolo para vender, esse foi meu primeiro bolo com pasta americana e de andar, ficou muito gostoso.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Experimente!!! Pode ser que a pasta estivesse mesmo muito fina. Uma dica muito importante é prestar atenção no ponto do recheio, que deve ser bem firme...

beijos

Anônimo disse...

Olá Otavia, amei o vídeo, foi muito útil, não sei o que eu seria se, ele! Obrigada de verdade, beijão!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!! Que bom!!! Beijo

Anônimo disse...

Oi Otávia, esse vídeo é ótimo.
Gostaria que vc fizesse um vídeo para nos ensinar a deixar o bolo totalmente plano. Tanto na lateral como na parte de cima. Obrigada.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Anonimo,

Obrigada pela sugestão!

beijo

O Sorriso Saudável disse...

Olá Otávia,utilizo a sua técnica mas gostaria de saber um seguinte , quando cobrimos o bolo com a pasta já passei um aperto do bolo encolher e a pasta se desgrudar o que vc passa ao redor do bolo para pasta americana grudar?Na hora de montar o bolo vc aperta bem MASSA ou ñ?Obrigada Fernanda.

Ana disse...

oi Otaviana...Nossa amei suas dicas...realmente me ajudaram muito, pois agora comecei a fezer bolos e docinhos para vender pois tenho uma filhinha linda de 5 meses e não quero sair de casa para trabalhar, e sim ficar com ela. Como já gosto muito de trabalhar com doces e bolos resolvi que vou tentar.
Algumas perguntas: Já vi uma pasta americana pronta para compar... você sabe se realmente são boas? vou fazer um bolo de coração agora para meu aniversário esta semana para testar, agora existe alguma dica na hora de colocar a pasta com este formato? alguma dica de decoração?
bjs e aguardo...
parabéns novamente!!
Ana Carolina Carvalho

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ana!
Eu gosto muito da pasta da Arcolor, mas vc deve experimentar e ver se gosta de trabalhar com ela.
O bolo de coração não é dificil. vc tem a forma? Se nao tiver, faça um molde de papel e corte.

beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Fernanda!

Eu passo glacê real no bolo inteiro, para que a apsta grude. Uma boa também, nos casos dos bolos de chocolate é passar ganache. Logo após cobrir, eu ajusto a pasta com as mãos, e aliso usando aquelas pás alisadoras, sabe`. Não precisa apertar tanto assim, até porque vc pode marcar a pasta.
Abraços

O Sorriso Saudável disse...

Olá Otávia esse glacê real que vc usa para cubrir o bolo antes da pasta americana vc pode passar a receita?Desde já agradeço Fernanda.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Fernanda! Dá uma olhada no post do glace real: entre em receitas, na coluna de marcadores.

beijo

Viviane disse...

ola Otavia, o bolo coberto com glace marmore pode ser levado a geladeira? Por quanto tempo? e a pasta americana?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Viviane! não leve o bolo coberto com pasta a geladeira porque umedece a cobertura.

Beijo!

daiany disse...

Olá Otavia descobri o sue blog fusando na net, adoro cozinhar e em especial fazer os bolos do niver da minha familia, gostaria de saber se vc tem a receita de um pao de lo facil e delicioso, pois vou fazer um bolo para o aniversario da minha sobrinha no proximo domingo dia 10/10. agradeço desde já...

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Daiany!
Desculpe a demora... Entre na coluna de marcadores e veja as receitas em "receita"e "receitas", eu já postei uma receita ótima de pão de ló..

Beijo

Marina Ateliê - Rua Veraldo J. Souza, 171-J D'Abril - São Paulo / 11 3591-4620 disse...

Oi Otavia, parabéns por tudo que vc faz que é lindo e suas explicações são maravilhosas.
Preciso de sua ajuda, sempre fiz os bolos de aniversário de minha neta mais agora será a festa de 15 anos onde estarão cerca de 180 convidados e pela primeira vez irei fazer bolo de andares(4) e coberto com pasta americana e também o bolo colchão.
Já fiz um pequeno teste com pasta colocando entre bolo e pasta doce de leite porem sei que o certo mesmo é colocar um glace entre eles que serve tbm para nivelar o bolo, então gostaria que voce me ensinasse a fazer um glace prático e gostoso para colocar embaixo da pasta e também um para cobrir o bolo colchão pois minha neta não gosta de chantilly.
Otávia por favor me ajude pois será uma festa para +/- 180 pessoas e não quero fazer feio. bjus e obrigado.

Fabrícia disse...

Amei o video ... esta perfeito ... Estou querendo fazer um bolinho para o aniversario de 1 aninho da Elissa e amei aprender ... Um beijo.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Marina!

Se vc gostou de trabalhar com doce de leite, pode usar... muitas pessoas inclusive ensinam em cursos a usar o doce de leite para colar a pasta.
Eu faço o glacê real usando o po pronto, ao qual apenas adicionamos água, seguindo as instruções da embalagem. Faço isso porque o glacê real original leva clara de ovo crua, que pode ser perigosa. Vc encontra o pó para o preparo de glacê real em lojas especializadas em artigos de confeitaria.
Se vc quiser sabr mais, já fiz um post sobre o glacê real. Veja na coluna de marcadores, clicando em "glacê real".
Se vc vai fazer o bolo colchão, porque não faz o decorado de isopor? Neste caso, não tem como dar errado, vai ficar bonito, e vc pode começar a decorar com mais tempo de antecedência...

beijo e boa sorte....

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Fabricia!!! Quanto tempo! Que maravilha te ver por aqui...
Eu ando uma blogueira super desnaturada, tenho visitado pouco os blogs, mas ando na maior loucura.Que bom ver sua foto, com sua filha! Parabéns!!!
Com certeza seu bolo vai ficar o máximo... Qualquer dúvida, em avisa.
Beijo!

Anônimo disse...

Otávia,onde compro e como se chama esse papelão que vc usa como base para o bolo? e o bolo só pode ser colocado em cima do outro usando glace real ou pode ser com doce de leite ou outro produto que vc conhece? Obrigada Daiany.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Daiany,

Pode ser doce de leite sim.
Eu compro estas bases em lojas de coisas para confeitaria, como a Barradoce.

beijo

esf280 disse...

oi!!parabens pelo seu trabalho é maravilhoso!!!estou com um duvida na hora de cobrir bolo!!a pasta americana pode ser colocada sobre o chantily?preciso saber o bolo é para semana ki vem...bjs

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Hummmm.... Por cima totalmente como cobertura, Não. Vc pode colocar pequenos detalhes, como estrelinhas, corações, etc... por cma do chantilly, na hora de servir. neste caso, ok. Várias leitoras do blog já testaram e deu certo.

beijO!

Fernanda disse...

Olá Otávia,eu queria saber se sua pasta americana quando seca no bolo ela fica fosca?Existe alguma maneira ou algum jeito(sem pintas com pincél)de deixar um colorido mais vivo,bonito(colocar algum ingrediente na massa talvez?),bjss Fernanda.

Viviane disse...

Nossa otávia, sou de Natal e não conhecia o seu trabalho, faço bolos também e futricando na net encontrei seu vídeo, pois estava precisando de ajuda nos bolos de andares! Seus bolos são perfeitos e vc muito generosa ao estar ensinando, também penso assim, quanto mais doamos mas somos felizes!!! Obrigada mesmo!E se puder me tirar uma dúvida agradeço...esses papelões qual o nome??Tem espessura certa???E posso utilizá-los em bolos com mais andares??/
Deus te abençõe muito!!!Obrigada!Viviane

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Sim Fernanda, é normal ela ficar um pouco fosca. Se for colorida, vc pode passar um pincel grosso de cerdas macias, porque retira o excesso de açúcar.

Um outro metodo é , ao abrir a pasta, ao invés de polvilhar açúcar impalpável na bancada, passar um pouquinho de gordura vegetal, para a pasta não grudar. Eu não gosto de fazer isso, primeiro porque não gosto de gordura, e segundo porque eu acho que fica bem difícil de trabalhar, porque a pasta fica mais grudenta.

Eu prefiro, quando quero uma cor bem viva, pincelar o bolo depois de coberto com conhaque( se o bolo não for branco, claro) e deixo secar totalmente. Pincele com cuidado, para não molhar demais a pasta.

beijo

esf280 disse...

hum!!!entao vc me indica o doce de leite como a melhor opção pra colar a pasta?abraços

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Viviane!

Obrigada!

Eu não sei um nome específico, chamo de base para bolo. Em Sp eu acho com bastante facilidade.
Uma dica é que ele deve ser bem firme, espesso, para aguentar o bolo. Se for assim, pode ser usado em bolos de andares. Eu inclusive colo dois discos ( com glacê real) para ficar bem firme.
E, por fim, procure aqueles cobertos com uma camada de papel aluminio, ou filme plastico.

beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Eu gosto de colar a pasta com glacê real, embora doce de leite seja uma opção.

beijo!

Viviane disse...

Oi otávia!
Aqui infelismente não encontro esses discos, qual loja vc compra aí? Será que consigo comprar e eles enviarem???
Obrigada, bjo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Viviane!

Eu compro na Barradoce, (www.barradoce.com.br)

Eu acho que pelo site dá para comprar e eles mandam pelo correio.

beijo!

Alessandra disse...

Otávia, você é uma graça. Encontrar seu blog foi uma adorável surpresa.

Meus parabéns.
Com carinho,
Alessandra

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Alessandra! obrigada! Bem vinda ao blog

beijo!

lilabrito disse...

nao consigo acessar seu video, ja faço bolos confeitados, não tao lindos, como os seus, gostaria de poder acessar seu video de bolo de andares, mais não consigo.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Lila,

Basta clicar na tela do video mesmo... Acabei de testar e funcionou....

beijo!

marilene junges disse...

Olá Otávia!

Gostaria de saber de você se as formas que usas para seus bolos são rasas e, portanto, adaptadas com papel grosso em tiras para ficarem maiores. Pergunto isso pois fui comprar duas formas, na intenção de fazer um bolo de andares, e as formas era rasas e a vendedora me deu esta alternativa. Sinceramente achei meio estranho. Onde moro, interior, é bem difícil encontrar produtos para bolos... se tiveres alguma indicação de loja, mesmo que em Sampa, posso encomendar e receber por sedex. Um grande abraço e parabéns pelos seus lindos trabalhos.

Marilene J. disse...

Olá querida Otávia

Estou num dilema. Como faço para fazer um bolo alto, como esse seu do vídeo? Dobro a receita ou faço duas formas separadas e depois uno as duas até chegar na altura que quero? É que resolvi fazer tudo de uma vez só e por dentro o bolo fica cru... Neste momento estou esperando ele assar e ver no que vai dar. Sua sugestão vai me ajudar muito. Um abraço.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Marilene,

Eu asso nas formas tradicionais também. O bolo fica alto na montagem, quando vc coloca as massas uma em cima da outra.

Na montagem vc pode suar tirar de acetato, mas não de papelão, para que possa montar o bolo bem alto.

beijO!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Marilene,

Acabei de responder para você. O bolo é assado na forma rasa mesmo, não importa. Ele ganha altura na montagem

beijo!

paula disse...

OI OTAVIA, GOSTARIA DE FAZER UM BOLO DE 3 ANDARES PARA O NIVER DE 15 ANOS DE MINHA FILHA, EU QUERIA FAZER COM GLAÇCE MARMORE, GOSTARIA DE SABER COM QUANTOS DEIAS DE ANTECEDENCIA EU POSSO FAZER O GLAÇE E O BOLO, NUNCA USEI ESSE GLAÇE, MAS NAO GOSTO DE PASTA AMERICANA, EU SO USO CHANTILY USANDO O METODO DE ALISAR BEM, MAS QUERIA UM BOLO BEM DECORADO.
ESPERO QUE VOCE ME ESCLAREÇA
BEIJOS

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Paula,

Eu não uso glacê marmore, e por este motivo não tenho experiência para dar dicas sobre ele.
Como está muito quente, eu faria o bolo na vespera.
O glacê em si não é o prblema, mas sim o recheio do bolo....


beijo e boa sorte!

Nara disse...

Otavia, gostaria de saber se posso montar um bolo de 3 andares com recheio de abacaxi e creme suiço e cobrir com chantilly. Não corro o risco de desabamento? rs
Obrigada!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Nara,

Vai ficar meio mole mesmo... Mas se cada andar estiver em uma base bem firme, dá certo.
Minha dica é montar no local da festa, e colocar todas as estacas nos andares...

beijo

Nara disse...

Oi Otávia, obrigada pela atenção! Agora vai mais uma dúvida: Posso cobrir um bolo com chantilly e usar bicos de confeiteiro para decorá-lo com glacê real? Isso é possível, o glacê real adere ao chantilly? Minha sobrinha fará aniversário é essa missão ficou para mim...
Um abraço!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Nara,

Eu nunca fiz assim... Meu medo é o glace cair. Porque vc não faz tudo com chantilly? O chantilly, se estiver no ponto, pode ser trabalhado com bico. Uma outra opção é fazer tudo com meregue, que dá para cobrir e decorar, é gostoso e pode ficar na geladeira.

beijo

Letícia Morelli disse...

Otavia parabéns pelo seu trabalho, ele é lindo!!!
Gostaria de saber quantos andares posso montar com essa técnica?
Quantas camadas de recheio devo colocar em cada andar?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Leticia, obrigada!

Eu sempre faço varias camadas de recheio, porque acho que o bolo fica melhor.

Até onde eu sei, não existe um limite, vc pode ir colocando os andares, sempre lembrando das bases, duras, e lembrar também de colocar varias estacas no caso dos bolos maiores. Eu só acho que quando se trata de um bolo de varios andares, é sempre melhor levar o bolo desmontado e montar no local.

beijo!

Letícia Morelli disse...

Muito obrigada Otavia!

Teria alguma receita de pão de ló de chocolate para indicar?

Letícia Morelli disse...

Olá Otavia! Olha eu aqui outra vez...

Gostaria de saber até que altura cada andar do bolo pode ter.

É possivel fazer um bolo com 20cm em cada andar?

Qual é a altura mais comum para um bolo de casamento?

Obridaga

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Leticia,

A altura mais comum é 10, mas também vemos com 8.

Vc pode montar um bolo de 20 cm de altura por andar, mas ele terá que ser duplo. Isto significa que vc vai montar um bolo de 10 cm, não cobrir com a pasta, colocar estacas, uma base em cima, e o outro bolo de mais 10, e por fim, cobrir tudo com a pasta, entendeu?

beijo!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Leticia!

A receita de pão de l;o que está aqui no blog ( procure nas receitas na coluna de marcadores) fica ótima na versão chocolate. Basta substituir 1 xicara de farinha de trigo por uma xicara de chocolate em pó.

beijO!

Letícia Morelli disse...

Muito obrigada Otavia!!!

cacau disse...

Otávia boa noite. preciso de sua ajuda sou de Minas Gerais.Aqui não tem o bolo falso ,gostaria se você puder me enviar um endereço onde posso adquirir. Preciso de uma medida de 30de diametro por 10cm de altura 2 a outra parte 15cm de diametro com 10cm altura por favor me ajude.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Cacau,

Vc já tentou pela internet? O site da barradoce vende (www.barradoce.com.br) e se vc entrar em contato com a Trem da Alegria, eles te mandam pelo correio....

beijo!

Anônimo disse...

oi eu gostaria de saber se eu posso fazer um bolo de andares de glaçer normal tipo chantily etc.. obrigada.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Anonimo,

Pode sim. Veja que os bolos também deves estar em bases bem firmes,e vc deve colocar as estacas da mesma forma.

beijo!

Anônimo disse...

Olá Otavia, bom eu vi o seu video , e fiquei com algumas duvidas, como por exemplo onde posso arranjar aquela parte de madeira que suporta o o bolo, akeles circulos que voce mostrou para dividir os andres, os palitos de churrasco e akele tubinho branco...
Uma curiosidade que tenho e ke tipo de formas voce usa pk nao fica akele buraquinho no meio, isso e formas expecificas para esses casos!
podia me indicar os nomes, ke formas usar esse tipo de coisa! gostaria muito se puder me manda um email para aqui: dianapereira92@hotmail.com!
obrigada pela atenção!
por favor me responda e importante para mim!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Diana,

Tudo o que vc viu e achou diferente vc encontra em lojas de artigos de confeitaria: As formas redondas sem o buraco no meio, as bases para o bolo os suportes de bolos de andares, etc... Se na sua cidade não há uma loja assim, dá uma olhada nas lojas que vendem online, como a www.barradoce.com.br. Vc vai ver algumas coisas.

beijo

Cleide Aragão disse...

Adorei o vídeo! parabéns!!!Estava procurando no google c/ fazer montagem de bolo de andares ai te encontrei adorei as dicas além se ser fácil,já tinha feito um bolo mas utilizei o banquinho ficou bom,mas esse método é legal pk pode ser adaptado p/ vários tamanhos fica mais econômico!Vou fazer outro essa semana como vc ensinou!Adoro fazer bolos decorados estou aprendendo agora tem dado certo p/ enquanto faço só p/ casa, família e amigos, mas pretendo me aperfeiçoar! obrigada p/ digas! DEus te abneçoe!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Cleide! Obrigada! Tenho muita vontade de testar o banquinho!!!

beijo

Priscila Schettini- Pitty disse...

Pelo o que você falou, é possivel fazer um bolo falso de isopor com pasta americana? Se sim, como faço?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Pitty,
Isso mesmo. Você deve lixar ligeiramente as bordas da peça de isopor, e umedecer antes de cobrir, para que a pasta cole.
beijo!