terça-feira, 5 de maio de 2009

Aula! Decore um Mini Bolo com Pasta Americana - Dia dos Namorados


Dia 06 de junho, na Studio do Sabor acontecerá uma aula imperdível! Vamos aprender a receita da Pasta Americana, dicas de como usar e como modelar este simpático ursinho, ótimo para o dia dos namorados, e que também pode ser usado em várias outras ocasiões.
Mais informações, veja o site ou ligue para 3673 1973

131 comentários:

Carolina Martins disse...

Olá Otavia,
Sempre visito o seu blog e fico babados pelos seu bolos...rs
Gostaria de saber quais os materiais básicos eu preciso para iniciar na área de cake designer.
E se você indica algum livro da área.
Bjo

Não Somos Apenas Rostinhos Bonitos disse...

Nós amamos bolos decorados com pasta americana!
Isto aqui é uma completa perdição calórica!!!!
Quanta delicia junta...parabéns!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Carolina!
Nossa, tem muita coisa que vc pode comprar...
O básico seria um rolinho pequeno e um grande, que não deixe marcas, um conjunto de estecas de modelagem, Sacos de confeitar com um jogo básico de bicos. ( recomendo que compre da marca americana Wilton. ë mais caro, mas dura e vc vai usar para sempre.)Pincéis e corantes em gel de cores variadas. Vc tambem pode procurar alguns cortadores de flor básicos.
Eu gosto muito dos livros da Debbie Brown e da Elisa Strauss. Dá uma procurada no Amazon.com. Em São Paulo vc acha por encomenda na Livraria Cultura.
Beijos!!

Meus Momentos disse...

ola,
venho sempre no seu blog e vi seus videos no youtube.
gostaria de saber onde eu acho aquela forma alta para fazer o bolo?
tenho encontrado de no maximo 7 cm de altura.
obrigada
Carol Estrada

Lidi disse...

Otávia, eu de novo... rsrs
Li muitas das suas dicas e eu e minha irma resolvemos fazer um bolo para minha mãe. Ficou bonito, usamos massa pronta mix, colocamos CMC pra fazer as florzinhas e um pozinho brilhante pra enfeitar os detalhes (corações e flores). Fizemos ontem a a tarde, e hoje pela manha, a cobertura esta toda derretida. Apesar de estar na bahia, ontem foi um dia de temp. amena, e na minha cidade faz ate um friozinho nessa época. Desconfio de algumas coisas, talvez vc me ajude a decifrar o q aconteceu:
- a pasta esta com uns 3mm de espessura (ta muito fina??)
- usamos gel de confeiteiro pra colar a pasta, será q foi demais?
- será q colocamos muita calda pra umidecer o bolo (q foi tirado da geladeira umas 3 horas antes de comercarmos a confeitar)?
- na hora de abrir a massa, tava grudando no rolo e na bancada (ambos em inox), então tivemos de usar uma quant. considerável de açúcar, mas a massa nao ta rachando.
Aguardo sua ajuda e sua orientação, pq semana q vem é niver de minha sobrinha, e vamos fazer outro bolo ;)!!!
obs.: os enfeites - q acrescentamos corante em gel e CMC na massa, nao estão derretendo! Tem problema colocar um pouco na massa q vai cobrir o bolo pra evitar q ela fique brilhante e derretendo?
bjos e obrigada!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi LIDI!
Já recebio e-mails com este mesmo problema outras vezes, e o mais estranho é que eu mesma nunca tive este problema... Eu acho a principio que foi a umidade. Por acaso chove aí nesta época? Pode ser isso, e veja o lugar em que vc guardou o bolo, porque se for abafado e úmido, pode acontecer isso também.
Eu prefiro a pasta da Arcolor. Compre se vc achar por aí.
Outra coisa importante: acho que vc podia fazer uma camada de pasta de 0,5 cm. Vai ficar melhor. E eu nunca usei gel de confeiteiro, acho meio molhado... Sempre passo galcê real bem batido e no ponto em volta do bolo antes de cobrir. Quanto a molhar o bolo com calda, acho que não foi isso.... Quando vc molha muito acontece da clada escorrer por baixo do bolo, mas a pasta não derrete.
E eu acho que colocar cmc na pasta que vai cobrir o bolo pode endurece-la demais.
BEijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Carol,
Obrigada!
Realmente , é difícil. na trem da alegria, em Sao Paulo, tem algumas opções. Se vc não achar, use uma tira de acetato bem dura com 10 cm de altura para montar o bolo.

Beijos

Dione disse...

Eu, simplesmente estou ENCANTADA com os seus trabalhos... Estava procurando uma receita para pasta americana e me deparei com seu blog: fantástico!! Por incrível que pareça eu já a conhecia do You Tube, é mole? Mas não sabia do blog... AMEI!!! Já anotei a receita da pasta e a dica de espatular o glacê no bolo antes de cobrir com a pasta, ótimo! Dessa forma meu bolo ficará bem quadradinho, ou bem redondinho, lisinho? Espero que sim!

Muito obrigado, você me ajudou DEMAIS!!! Adorei e voltarei mais e mais vezes!!

Beijinhos...

Nanci disse...

gostaria de saber como vc modela a pasta e se existe forminhas de modelagem,e qual momento de colocar corantes.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Nanci,
Eu faço a maior parte das minhas modelagens com as mãos mesmo. Existem as forminhas de silicone, mas eu não uso muito.
Vc deve tingir a pasta quando ela estiver pronta, no ponto certo, e usa-la para modelar.
Beijos

luciana disse...

amei, estou aprendendo direitinho....adoro tudo q vc faz bjossssssssss

do três ao oito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
do três ao oito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI !!!
Eu fiz uma postagem sobre o glace real, dá uma olhada. Eu uso muito aquele pó, justamente por não oferecer riscos de contaminação de salmonela.

Vc também pode usar doce de leite, mas acho que o glacê dá um acabamento melhor.

o bolo deve ficar esbranquiçado por causa do açucar. Experimente passar um pincel bem grosso para retirar o excesso de açucar, e as vezes eu pincelo com alcool de cereais para limpar. Mas faça isso com muito cuidado, para nao ensopar o bolo e estragar tudo. Geralmente esta técnica funciona só para detalhes.
beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI !!!
Eu fiz uma postagem sobre o glace real, dá uma olhada. Eu uso muito aquele pó, justamente por não oferecer riscos de contaminação de salmonela.

Vc também pode usar doce de leite, mas acho que o glacê dá um acabamento melhor.

o bolo deve ficar esbranquiçado por causa do açucar. Experimente passar um pincel bem grosso para retirar o excesso de açucar, e as vezes eu pincelo com alcool de cereais para limpar. Mas faça isso com muito cuidado, para nao ensopar o bolo e estragar tudo. Geralmente esta técnica funciona só para detalhes.
beijos

Juliana disse...

oi otavia,gostaria de saber se da certo passar chantilly no lugar do glace real para depois aplicar a pasta americana porque eu to começando a vender bolo tem muita gente que nao gosta da ideia de ter clara de ovo na receita que nao vai ao fogo.obriga.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Thais,
Eu sempre ouvi dizer que pode usar o gel de brilho. Eu não uso porque não gosto do gosto nem da textura.
O bolo deve estar sem imperfeições para ser decorado, por isso é melhor cuidar da massa e recheio. O glacê não vai esconder muita coisa.
Ele não endureçe porque estará coberto pela pasta, então dá para cortar numa boa.
beijos!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Juliana, não é uma boa idéia. Vc não vai colocar o bolo na geladeira e o chantilly vai estragar. Fora a chance dele desandar...
Leia o post Glace Real. Eu também não gosto da ideia do ovo cru e faço com os pós prontos para preparar glacê, ou com clara de ovo em pó.

beijos

denise disse...

Incrivel!!!!!!!!!!vc eh incrivel!!!Quero fazer o meu proprio bolo de casamento,irei usar suas dicas!BJ!

Line disse...

Q lindo!!! e logo vai ta chegando dia dos namorados:-)
bjos
kateline

Elenice disse...

Boa Tarde!

Querida Ot'avia eu estava pensando aqui com os meus botoes e tive uma brilhante id'eia porque que vc nao monta dvds ensinando a modelar bolos e tambem modelando personagens e bichinhos te daria uma boa grana nao acha? Ao inves de dar todas essas informacoes, nao e por nada mas se vc fizesse dvds assim ate eu compraria que tal? bjsss

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Elenice!
É verdade! Sabe que já me perguntaram se eu tenho dvds???
Vou pensar se acho uma maneira de produzir isso.
beijos

andreapdo80 disse...

Otávia...adorei seus bolos
Eu tb faço bolos comercialmente, mas sou mais especializado em bolos gelados, na maioria das vezes decorados com chantily...MAs estou interessado em entrar no mercado da pasta americana...vc acha viável? e já vai uma pergunta...Posso cobrir o bolo com a pasta ainda gelado?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Andrea!
Que legal!
Eu acho que sempre vai ter espeço apra quem faça um ótimo trabalho.Acho que os bolos com pasta americana são bastante trabalhosos, requerem bastante tempo, e devem ter um preço que corresponda a esta dedicação. Assim, quanto mais próxiam vc estiver do público que dê valor a este trabalho, melhor. Eu acho que vc deve fazer , sem dúvida, até como uma outra opção para seus clientes.
Quanto a cobrir o bolo gelado, em geral, isto nao é uma boa. A medida em que o bolo vai retomando a temperatura ambiente, ele "sua"um pouquinho, e isto pode aparecer na pasta, estragando, ou manchando a decoração. O ideal é esperar uma sduas horas pelo menos. Decorar bolos congelados, então, nem pensar.

BEijos!

deise disse...

Oi Otávia acabei de desobrir vc. Parabéns! Então eu sou Deise e moro no sul de Minas. Adoro fazer bolos artíticos como hobby, não sou uma profisional da área, mas preciso de umas dicas, como por exemplo como cobrir um bolo redondo com pasta americana ,e com deixá -lo certinho ( como s fose uma caixa). Eu até vi que vc mencionou que já postou umas fotos passo à passo , mas não encontrei e é niver da minha afilhada no próximo domingo e eu não sei como fazer, sei apenas moldar com ela , mas não cobrir e ela quer o castelo de diamantes.
Desde já agradeço a atenção

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Deise!
Dá uma olhada na coluna de marcadores
na esquerda, e clique em pasta americana e receitas. LEia os comentários e as respostas... Vc também vai achar a postagem com as fotos. se caham "como cobrir um bolo com pasta americana"

Beijos!

bete disse...

olá otavia,preciso da sua ajuda,pois tenho o batizado do meu afilhado e gostaria de fazer mini bolo com pasta americana e não sei como faz será que vc pode dar umas dicas.obrigada.bjs

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Bete!
Dá uma olhadinha nos posts, com os cometários e respostas. Vc vai ver muitas dicas importantes.

Beijos

Daya disse...

Eita eu acho que minha outra postagem nao deu certo, vou tentar de novo...
Primeiro quero elogiar e muito o seu trabalho que realmente é lindo parabéns.
Gostaria de saber se vc pode me ajudar com algumas dicas de como fazer (com pasta americana ou sei la) a gatinha Marie, um bj
Dayane

Viviane disse...

Oi Otávia aqui é a Viviane de Francisco Beltrão, queria saber se dá pra fazer pasta americana com açúcar de confeiteiro porque esse açúcar é menos doce, pode ? Obrigada beijo.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Daya! Obrigada!

Olha, eu faria a partir de um desenho do personagem... Em geral, eu olho pela internet e tento chgar ao mais próximo possível. Eu nunca fiz esta gatinha, mas se for a que estou pensando, ela tem um rosto anguloso, meo triangular, certo? Acho uma boa começar por aí. Outra dica é procurar imagens de todos os angulos possíveis, pois ajuda a criar uma imagem de 3 dimensões.
Boa sorte!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Viviane!
nao vai ficar igual, a consitencia será bem diferente, e acho que será mais difícil conseguir dar o ponto.

BEijos

Bianca disse...

Oi, Otavia! Fiquei muito feliz quando descobri seus videos e seu blog... Vc dá dicas muito boas e bem diretas para quem está começando nesse mundo dos bolos decorados! Tenho uma dúvida... Faço meu bolo usando duas formas do mesmo tamanho e monto dentro do aro de acetato, mas eles sempre ficam com as laterais onduladas... feios... Como posso resolver esse problema? Obrigada! Beijos e parabéns pelo seu trabalho!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Bianca!
Coloque as tiras de acetato dentro do aro de metal, que vai segurar o bolo, de modo que ele fique bem retinho.

Beijos

deise disse...

Oi Otávia, que tiras de acetato são essas?? como são vendidas? acabei fazendo um aro pra mim de PVC.... mas só deu pra fazer o redondo.. Qual a alrgura dese acetato???Obrigada..

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Deise!
O que eu compro é vendido em folhas, quase como se fosse uma folha de cartolina. Eu corto em tiras de 10 cm de altura. No caso dos bolos quadrados ou retangulares, adequo a medida da forma.

beijo

monica disse...

oi amiga..quando faço modelagem de pasta americana elas ficam derretendo, quando coloco em cima dos bombons algumas ficam tortas, o que devo misturar pasta para ficar firme...bjkas

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Monica!

Vc já experimentou colocar cmc? Em geral, funciona.
Beijos

Anônimo disse...

Olá Otávia, vc é incrivel!!! não apenas pelas obras primas q vc faz, mas pela capacidade de doar o seu talento à tantas pessoas q buscam nesta arte uma realização profissional ou simplesmente fazer algo que ama!! Eu tenho iniciado nesta arte e no meu caso é a mistura das duas coisas, o que torna ainda mais prazeroso pra mim, por isto, muito obrigada por tudo que vc nos ensina!!!!!
E já que podemos explorar.... vou fazer um bolo de aniversário de 33 anos de casamento p meus pais e gostaria de saber se vc tem algum modelo bem lindo pra me sugerir... de repente um papai e mamãe juntinhos... Quero arrasar neste presente!!! Afinal, eles merecem...
Muito obrigada por tudo! e que Deus lhe conceda em dobro tudo que vc nos dá!!! Priscila/São Paulo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Priscila! Obrigada! E parabéns para seus pais! Que tal coloca-los vestidos de noivinhos? Ou então, lembrar alguma coisa muito amrcante, como uma viagem que já fizeram. um boa também seria usar alguma coisa de agora. Um exemplo: Eles estão ou pretendem reformar a casa: Vc faz um bolo com este tema.Eles vão gostar de receber uma bela homenagem!
beijos

Anônimo disse...

Olá Otavia,
Em um ato de curiosidade e aventuras na cozinha encontrei o seu blog e fiquei maravilhada pelos seu bolos, rs rs ...
Gostaria de saber quais os materiais básicos eu preciso para iniciar na área de bolos decorados com Pasta Americana
E se você indica algum livro da área.
Beijos, Roberta

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Roberta!
Obrigada!
Em português tem o livro da Patricia Schmidt, Mini bolos decorados, que tem técnicas e fotos... Vc lê em inglês? posso indicar alguns também.
Vc precisa de um jogo de estecas, rolo, pá alisadora, bisturi, pincéis...
Beijos

Fernanda disse...

Otavia,

Você poderia me enviar algumas receitas boas para mini bolos, quero aprender e me especializar somente neles.
Ah, vc poderia me passar mais ou menos o custo e o preço de venda que vc sugeriria para este bolo do coração...
Bjus,

Fernanda

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Fernanda! Eu nao passo preços, poruqe acho que como o custo varia muito de acordo com cada região do Brasil, não seria um bom parâmetro. E o preço de venda também é um assunto que depende de muitos fatores, então acho muito complicado estabelecer um valor.
Para fazer mini bolo vc pode usar receitas que vc já conhece, desde que sejam ricas e úmidas.. Assim, bolos como de frutas, de ntal, ficam ótimos. Vá na coluna de marcadores, e clique em receitas. Já postei um bolo de banana que fica ótimo como mini bolo. Experimente fazer apenas com nozes em pedaço, fica ótimo.

Beijos

Cláudia disse...

Oi Otávia,já faço alguma coisa de confeitagem,mas com glace,fui usar pasta americana e foi um desastre.Como eu montei o bolo no aro,q não coloquei plástico,grudou um pouco na hora de sair e por ter ido colocando os pedaços dentro do aro ele não ficou certinho e quando coloquei a pasta americana,ficou tiodos os defeitos aparecendo,dá pra vc me dar uma luz?Sou sua fã,pena que vc more em São Paulo.Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Claudia!
Da proxima vez, coloque o plástico então, pois vai evita que despedaçe.
Vc prensou? Isto ajuda quando a massa não está perfeita... LEmbre-se , quanto mais certinhas as camadas de massa, melhor.

BEijos

Anônimo disse...

Olá Otavia.
Passando e aprendendo muito com o teu blog. Foi o primeiro que passeia a visitar para aprender mais sobre pasta americana, e olha, consegui tirar muitas dúvidas a respeito. quero lhe desejar muitas, muitas felicidades. você é uma pessoa iluminada e muito querida. Um abração.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!! obrigada!
beijos

Anônimo disse...

ola otavia meu nome e elaine tenho m24 anos e sou casada, gostaria de saber se vc da curso de bolos para iniciantes (como eu), pois eu gostaria de entrar na profissao de boleira para ajudar meu esposo em casa e tb porque eu amo fazer bolo o meu e-mail é jouseelaine@hotmail.com, aguardo sua resposta, moro em sp capital.
Parabens pelo blog esta perfeito

Bia disse...

Olá Otávia,
Estou encantada com seu trabalho! Adoro cozinhar e como meu aniversário é semana que vem, resolvi fazer um bolo com pasta americana. Estou me baseando nas suas receitas e dicas, pois nunca confeitei.Estou super ansiosa mas quero pegar cada dica, pra não estragar material... hehehe Bem, uma das minhas dúvidas é se os bichinhos, bonequinhos, flores... são feitos em glacê real ou pasta americana. E qual a diferença de pasta americana para massa elástica? Mto obrigada pelo carinho! JÁ SOU SUA FÃ!PARABÉNS!bjkss

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Elaine!
Sempre que tiver aulas marcadas, eu coloco no blo, igual a este post.
Acompanhe sempre o blog!
beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Bia!
Os bonequinhos e bichinhos são feitos em pasta americana. Existe uma tecnica para faze-los com glacê chamada de sistema a pressao, mas não tenho fotos no blog desta tecnica.
A massa elastica serve para flores, babados, tecidos, etc... Tudo o que precise de um acabamento mais delicado e fino.E ela seca mais rapido
Beijos

cheila disse...

Olá Otávia, sou uma admiradora do seu trabalho, gostaria de perguntar algumas coisas:
Como eu faço para sobrepor os bolos na pasta americana, sem sujá-los todos com recheio ou sem a massa despencar toda.
Eu amo fazer bolo, mas os que eu sempre faço são com glacê e não gosto de bolo "entala gato" seco, eu gosto de molhar a massa com leite, ou regrigerante. Eu posso molhar as massas do bolo confeitado com pasta americana?
Ah, outra coisa, depois que eu confeitar o bolo com pasta americana, eu posso colocá-lo dentro da geladeira até a hora da festa, sendo que eu sempre confeito algumas horas antes da festa?
Por favor, responda-me logo...
Sua fã... Cheila.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Cheila! Obrigada!!

Cuidado! A pasta americana detesta umidade!!! Nunca coloque um bolo coberto com ela na geladeira, porque ele vai suar, ficar mole e estraga a decoração.
Vc pode molhar o bolo , desde que nao exagere Eu nao usaria leite. Como nao vai colocar o bolo na geladeira, acho que poderia azedar.
Vc precisa usar massas que seja umidas por elas mesmas, em geral mais densas, sabe? Assim, fica bem gostoso.
Beijos

alinelepore disse...

Olá! Como vai? Descobri seu site procurando dicas sobre bolos e pasta americana e já virei fã! Como são maravilhosos!!!!!!
Nunca me aventurei a fazer um, mas, como eu e meu namorado comemoraremos nosso 2ºaniversário, tive a idéia de presenteá-lo com um mini bolo bem romântico e, talvez com uma foto nossa impressa.
Queria a sua opinião sobrealgumas (muitas) coisinhas...por favor!
Levando em conta que esse bolo vai viajar por 3hs:

1º-uso massa de bolo comum ou de pão-de-ló de chocolate? Vou rechear com brigadeiro.

2º-Qual a melhor marca de pasta americana pronta e corante vermelho para os corações?

3º-Dá certo colocar o molde de papel de um coração em cima do bolo e cortar com a faca? Esses cortadores estão carinhos aqui no RJ.

4º-Essa foto no bolo derrete? Se tiver chance de derreter, penso em colocar só um coração vermelho em cima e passar uma bela fita em volta e escrever nossas iniciais no coração. Essas iniciais tb são escritas com a pasta americana?

Muuuuitíssimo obrigada e parabéns por esse dom que você tem!!!!!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Aline!
Pode usar a massa que vc está acostumada, inclusive o pao de ló. Só não deixe a massa muito molhada de calda , nem muito esfarelenta. Cozinhe o brigadeiro até ficar bem firme.
2) Arcolor , na minha opinião
3) Vc diz usar o papel como molde? Pode sim, eu sempre faço isso. Mas corte a pasta e coloque pasta americana. Eu nao gosto de colocar papel no bolo
4) que foto?
Beijos!

Anônimo disse...

Oi Ótavia,

Gostaria de saber se posso fazer, cobrir e modelar um bolo com pasta americana um dia antes da festa.

Obrigada! e bjs,
Ellen - Manaus/Am

Fábio & Vanessa disse...

hola eu fiz a pasta america e depois q saquei da geladeira esta dura es normal??tenho q esperar algum tempo para começar a trabalhar com a massa??? ah! eu usei glace de açuca normal feito no liquficador e penerado
pq vivo en españa aqui é muito dificil encontra coisas de confeitaria.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ellen! Pode sim. Tome cuidado apenas com o recheio e com a calda que usar para molhar o bolo: Nao use nada que estrague se ficar fora da geladeira 1 dia. ( nada de frutas frescas, coco fresco, leite cru, etc...)
Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Vanessa!
Que bom que deu certo!
Vc colocou ela em massa mae na geladeira, certo? Ela fica dura. Vc deve esperar ela voltar a temperatura ambiente, antes de sovar e acrescentar o restante do açucar.
Beijos!

NANI disse...

Boa tarde.Eu gostaria de saber se o bolo pode ou não estar gelado para receber a pasta américana.

gisa disse...

OLÁ OTAVIA MEU NOME É GISELLE E ADMIRO MUITO SEUS TRABALHOS NAO SOU CONFEITEIRA PROFISSIONAL FAÇO SÓ PRA FESTAS EM CASA MESMO.
GOSTARIA DE SABER SE POSSO GUARDAR SOBRAS DE PASTA AMERICANA, FAÇO SEMPRE A DE CHOCOLATE BRANCO, SE SIM COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR.
ABRAÇOS GISELLE

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Gisa!
Vc faz a sua pasta ou usa a de chocolate branco da arcolor? Se for a da arcolor, pode guardar sem problemas, bem embaladinha.
Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Nani! Desculpa a demora, mas estava viajando e ficquei ns dias sem responder...
Poder pode, mas não é bom, porque se ele estiver muito gelado, vai suar demais. Espere umas duas horas.
BEijos

mayra disse...

OLÁ, MEU NOME É MAYRA SOU SUA MAIS NOVA SEGUIDORA. RSRSRSR!!!!
PRECISO TE FAZER ALGUMAS PERGUNTAS:
- O NIVER DA MINHA SOBRINHA É AGORA DIA 12/12, E AQUI EM MINAS ESTÁ CHOVENDO UM POUCO, SERÁ QUE CORRO RISCOS FAZENDO O BOLO UM DIA ANTES?
- POSSO SOVAR A PASTA AMERICANA COM AÇUCAR DE CONFEITERO?
- O BOLO SERÁ DE 2 ANDARES E QUADRADO, POSSO COBRI-LO COM A PASTA AMERICANA, DECORÁ-LO E MONTAR NO DIA?
- ESTOU QUERENDO FAZER O RECHEIO DE BEIJINHO, MAS VOU USAR COCO DE PACOTINHO MESMO, VC ACHA ARRISCADO DEIXAR FORA DA GELADEIRA DE UM DIA PARA O OUTRO?
VALEU PELAS DICAS, SE VC PUDER ME RESPONDER O MAIS RÁPIDO QUE PUDER AGRADEÇO. BJOS

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Mayra!
Obrigada por me seguir!!!
Vamos lá:
A chuva em geral deixa a pasta mais mole. Está chovendo muuuito? Dias seguidos? Caso esteja, coloque cmc na pasta que for usar para modelar. Na patsa que usa para cobrir, só uma pitadinha de nada. Se por acaso vc tiver um quarto em casa com ar condicionado, esqueça o cmc e deixe o bolo dentro dele, com o ar ligado. Como o ar condicionado retira umidade do ambiente, o bolo ficará perfeito. Se nao tiver, ok, mas lembre-se de deixa-lo em local ventilado.
Uma outra opção se estiver chovendo excessivamente é colocar um pouco de pastilhagem na pasta que for usar para modelagens.
O coco de pacotinho nao tem problema, ainda mais que vc vai cozinhar bastante, para fazer o beijinho, certo?
Eu sempre gosto de montar bolos de andares no local da festa, por causa do transporte. Se a festa fopr acontecer na sua casa, nao vejo problema. Mas, faça com bastante cuidado os suportes para o andar de cima, e nao esqueça de colocar o bolo de cima em uma base beeeem firme.( se vc nunca fez e a festa é na sua casa mesmo, coloque um fundo de assadeira, porque depois vc pega de volta.)
Boa sorte!

mayra disse...

Oi, mais uma pergunta:
o pacote de pasta americana que vou usar é de 750g, quanto de cmc para cobrir e quanto de cmc para modelar?
se for usar a pastilagem quanto então?
abraços.
Mayra

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Ai Mayra, muito dificil eu te dizer... Eu nunca pesei. Na verdade, te dei alternativas para o caso da umidade excessiva, mas nao tem como eu saber o quanto de umidade. Vc vai pegando aos poucos, com a pratica. Em geral, imagine que vc tem uma quantidade de pasta americana equivalente a duas laranjas ( em termos de volume, e nao pedo) Para modelar, coloque uma colher de chá rasa de cmc e amasse bem para misturar por igual. O cmc na pasta de cobrir, só se estiver muuuuito úmido e seria só uma pitadinha, para nao deixar a pasta seca.
Agora, vc falou que está usando uma pasta que vem em um pacote de 750 gramas... Por acaso é a da Mix? Se for, desconsidere o que falei, porque na propria embalagem eles dizem que se vc adicionar cmc fará uma pastilhagem. Como eu nunca adicionei cmc na pasta mix, nao sei o que vai acontecer. Tudo o que te falei funciona super bem para a pasta cuja receita está no blog!

mayra disse...

OI, MUITO OBRIGADA, DEU TUDO CERTO, NÃO CHOVEU(GRAÇAS A DEUS), A MASSA FICOU OTIMA, A DECORAÇÃO DEU CERTO, SÓ NÃO CONSEGUI FAZER AS ROSAS, MAS COM A DESCULPA DE QUE A ANIVERSARIANTE É AINDA UM BEBÊ FIZEMOS BOTÔES DE ROSAS BEM PEQUENININHOS.RSRSRSSR.
FICOU BONITO, MAS VOU PRATICAR MAIS, DEUS TE ABENÇÕE!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Mayra!! que bom!! parabéns
Beijos

ayane disse...

olá otavia tenho uma duvida e gostaria que vc me ajudace pode ser? Eu vi alguns videos seus no youtube e em um deles ensinava a fazer pasta americana para decorar um panetone vermelho, então fiquei na dúvida se a gordura vegetal que é utilizada é em temperatura ambiente ou gelada? Porque quando vou trabalhar com a gordura espero ela ficar em temperatura ambiente pra poder passar na batedeira e então ela fica mole e a que eu vi no video parecia ter uma consistencia, a que eu uso é a de 500g da primor em saquinho e quando se fala em gordura vegetal hidrogenada, quando eu compro so falo gorduta vegetal pode ser essa? há e só mais uma duvida o açucar de confeiteiro pode ser açucar refinado? ou até mesmo açucar normal mais passado no liquidificador até ficar bem fininho e depois peneirado? sei que tem muitas coisas pra fazer mais se puder responder meu e-mail o mais rárido possivel irei adorar pois estou querendo confeitar o meu bolo de casamento com pasta americana e nunca trabalhei com ela e tambem não estou em condições finaceiras de ficar fazendo testes espero que me entenda, gosto muito do seu trbalho e te adimiro muito pois não são todas as pessoa que se atrevem a revelar os seus segredos assim, ainda mais segredos de trabalho, obridaga por ler este e-mail e até mais, fique com Deus. atenciosamente Ayane

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ayane!
Entendo perfeitamente!
A gordura é esta mesmo, inclusive, já usei esta merca.
Tanto faz a temperatura: No vídeo, ela estava um pouquinho gelada. A diferença é que se estiver em temperatura ambiente vai derreter mais rápido, mas só isso.
Quanto ao açúcar, vc deve usar o impalpável mesmo. Eu sei que algumas pessoas recomendam bater e peneirar o açúcar comum, mas eu acho que não dá na mesma, pois o ponto da pasta fica totalmente diferente.
Beijo e boa sorte!

Jéssica disse...

Olá Otavia..sempre visito seu Blog e ja assistir seus videos varias vezes no Youtube...
Fico babando por seus bolos.....
Estava com muita vontade de aprender a fazer sabe,então resolvi fazer,comprei a massa ja pronta...mas o resultado não foi muito bom!
Quando estava abrindo a massa ela começou a pregar na mesa de marmore,então começei a colocar o açucar,não sei se foi por conta disso,não soube fazer,a massa foi ficando muito dura,e a medida que eu ia cobrindo o bolo ela ficou rachando e não ficou durinha,ficou mole até mesmo no outro dia ainda estava mole!
O que será que aconteçeu?
Por favor aguardo uma resposta sua....
Se poder responder para o meu email,agradeço,
Grata,
Jéssica

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Jessica! Vamos por partes:

A pasta gruda mesmo na bancada e no rolo, e para evitar isso, eventualmente vc tem que polvilhar com um pouquinho de açúcar impalpável. Mas é bem pouquinho, porque se vc exagerar, a pasta vai ficar dura mesmo...
Quanto a ela ter ficado mole, pode ter a ver com a marca da pasta. Uma delas é mais mole mesmo. Outro fator é em relação ao bolo: ele estava muito gelado? Bolo gelado faz a pasta suar.
por fim, se estiver muito úmido onde vc mora, chovendo demais, o problema pode ser este. Experimente colocar umas pitadinhas de cmc na pasta, mas cuidado, porque o cmc deixa ela mais dura ainda. A melhor solução para os problemas de umidade é colocar o bolo dentro de uma sala com ar condicionado.
Beijos e boa sorte!

Formigueiro disse...

Olá Otávia tenho aprendido muito com vc no youtube e aki no seu blog. Tenho uma dúvida, estou em Sp e não sei onde encontrar o bendito do CMC. Onde vc compra? Outra dúvida é: Não consigo visualizar a prensagem do bolo como vc ensinou em um de seus posts, logo minha sugestão é "faça um vídeo quando possível" please!
Se der visite meu flickr www.flickr.com/photos/morganadevide

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Morgana!
Que bom!
Pode deixar! já anotei a sugestão... Muita gente tem pedido este vídeo, mas agora não estou fazendo. Assim que retomar, vou fazer!
O CMC vc acha nas lojas de artigos de bolos...Vc conhece Moema? na Barradoce tem com certeza.( veja o site para checar o endereço. Fica na Av. dos Eucaliptos.
Se vc estiver perto da Vila Alpina, na Trem da Alegria também tem.
Beijos!!

aninha disse...

Olá Otávia,
Seus trabalhos são realmente incríveis. Parabéns!
Gostaria de saber se posso colocar corante branco na pasta americana pra ela ficar bem branquinha, e como faço pra obter um tom de vermelho e roxo bem forte. Obriagado.
Bjss!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Aninha! Obrigada!

pode acrescentar o corante branco sim... Eu já fiz isso, mas não sei te dizer se vai tão mais branco... Eu gosto da cor natural da pasta...
O vermelho requer paciência. É só acrescentar corante mesmo, e esperar um ahorinha, porque ele tende a ficar mais escuro. Ultimamente tenho achado que o vermelho da Wilton tem dado resultado melhor para chegar em um tom bem forte. O roxo é a mesma coisa: Se vc achar o roxo puro feito, acrescente um pouco de pink. eu sempre faço isso e acho que fica mais bonito.
Beijos

Sarah disse...

olá otávia eu keria fazer o curso com vc mais eu moro em xinguara no estado pará e fia muito caro me deslocar daqui
então vc não vente apostilas ou dar um curso online para mi???

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Sarah!
Por enquanto, não tenho apostila, nem curso on line. Acompanhe sempre o blog, e vejas as dicas!

beijos

Deise disse...

Oi Otavia!adorei esse bolo!esse ursinho ficou lindo!Bem Otavia,eu fiz um dia desses uma pasta americana e ela ficou grudando um pouco...coloquei + açúcar na massa,no começo ela fica até boa+ depois de ficar amassando por um tempo ela fica grudenta denovo.O que eu faço para a massa ñ ficar desse jeito?Quero mnodelar bonequinhos e outras coisas com ela,+ grudando na mão ñ dá né?rsss.Tenho medo de colocar muito açúcar na massa e ela acabar com rachaduras(fiz um rostinho de um bb e ele ficou com uma pequena rachadura.Vc pode me ajudar?Bjs!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Deise!
No caso da pasta para abrir isto é relativamente normal, porque ela fica um pouco umida. No caso da pasta para modelar , experimente colocar umas pitadas de cmc, e amassar bem.

beijos!

Déby Esteves disse...

Olá.
Gostaria de saber se tenho como usar molde de acetato de bombons para fazer cxorações, estrelas, e outras figuras com pasta americana.
Beijos e muito obrigada
Parabéns pelo trabalho

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Deby!
Vc diz as formas de bombon? Eu uso direto, no máximo polvilho açúcar de confeiteiro, ou passo gordura vegetal, dependendo do desenho.

Beijo

Anônimo disse...

Posso molhar o bolo com leite de côco? Minha idéia é rechear com creme de confeiteiro e côco seco em uma camada e na outra colocar ganache de chocolate preto e creme de confeiteiro. O que acha? Posso deixá-lo na geladeira montado na véspera (o dia todo) e a noite colocar a pasta para comê-lo no dia seguinte? Ele ficará fora da geladeira durante uma noite e uma manhã pois será a sobremesa do almoço de domingo. Aguardo seus comentários.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Anonimo!
Eu acho que leite de coco estraga muito fácil, ainda mais se for cru.
Eu faria uma calda simples, e no recheio usaria o coco seco. Cuidado com o creme de confeiteiro também. Eu nunca usei oara rechear bolos com pasta, justamente porque eles não vão na geladeira.
Por que vc não faz um creme com leite condensado, coco, creme de leite ( para não ficar tão doce), e talvez uma gema, muito bem cozido, para ficar beeeem firme, deixaria esfriar e ai sim, estaria ok para ficar fora da geladeira.

Tarimar disse...

rezada Otávia, esto começando nos doces na cidade onde moro, na Bahia. Já trabalho com doces tradicionais, finos e trufas para festas. Gostaria de começar com os mini bolos. O seu site é maravilhoso e dá ótimas dicas. Eu preciso saber, mais ou menos, um preço para começar. Você pode me ajudar? Qualquer dica, pode mandar para o meu email (tarimarnunes@gmail.com), vai ser muito bem recebida a ajuda. Muito obrigada, Tarimar

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Tarimar,

Como os preços variam muito Brasil afora, resolvi não falar de preços no blog. Uma dica é vc somar tudo o que gastou para fazer seu bolinho e multiplicar por 3.1, pois assim, vai incluri luz, gás, etc... Eu acho ainda que estes bolos devem ser um pouquinho mais caros, porque dão muito mais trabalho que um bolo normal.

beijos

Anônimo disse...

Hola!!
Em primeiro lugar felicitar por seu trabalho, e queria saber com quantas horas antes ( o dia ) posso cobrir o bolo com pasta americana, antes de cortar.

Obrigado

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Anonimo! Desculpe a demora...

Vc pode cobrir e cortar em seguida, e quanto a antecedência, como eu sempre falo no blog, vai depender do recheio do bolo e não da pasta. Eu sempre faço o bolo na vespera, no máximo, mas já mandei bolos para outras cidades que , por causa da viagem, acabaram sendo consumidos 2 dias depois.
Se o bolo tiver recheio de ganache, por exemplo ( receita na coluna de marcadores), ele dura.
Para que o bolo fique mais bonito e possa ser transportado sem problemas, eu indicaria cobrir e decorar umas 6 horas antes da festa, para que ele tenha tempo de secar, pelo menos.

Anônimo disse...

oi otavia , olha posso passar gel de brilho no bolo com pasta americana si puder min da um tok beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Anonimo!! Vc diz para colar a pasta no bolo? Pode, mas eu não gosto. Acho que molha demais a pasta. Eu prefiro glacê real ou mesmo o doce de leite. ( eu faço com glacê real)

beijo

Aldilane disse...

Olá, Otávia!
Adoro bolos artísticos, mas faço bolos nas festas em família. Só tenho dúvidas quando recheio e faço cobertura com a pasta americana,pois fica sempre com imperfeiçoes.
O que faço para ficar bem retinho??

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Aldilane!
Sem dúvida esta é uma das etapas mais dificeis.
O recheio deve ser firme o suficiente para segurar a forma, e desta forma não causar as imperfeições na lateral do bolo.
Outra dica boa é que sempre fica melhor vc fazer camadas finas de massa e de recheio, ao invés de colocar , por exemplo, uma ou duas camadas de recheio, que geralmente serão mais grossas.
Recomendo também não molhar demais o bolo, e sempre montar em um aro ou forma com 10 cm de altura, para que o bolo fique perfeito nas laterais.
beijos!

dayse disse...

Oiiii Otávia, obg por no socorrer.
Preciso de sua opinião. 1) Qro fazer um bolo de 2 andares, mas um sobre o outro no mesmo prato. Para pesar em média 7kilos, quais os tamanhos das formas deveria usar? 2) Preciso espetar os palitos p q fiquem firmes? 3) Quais os recheios q me indicaria e 4) como deixa-lo com aquele aspecto de branco c brilho na pasta??
Bjsss

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Dayse!

Sua pergunta dos quilos é dificil... Vai depender da sua massa, do recheio, da altura do bolo. Mas em média, se vc fizer um andar de 20 cm de diametro e um de 30cm, vc vai ter por volta de 7 quilos de bolo.
Sempre coloque as estacas quando se tratar de bolos de andares.
O recheio fica a seu criterio, mas eu recomendo as ganaches, porque basta seguir a receita, vc não precisa se preocupar com o ponto.

beijo!

Gleice disse...

Oi Otavia seus bolos são simplesmente maravilhosos,eu estou entrando nesta arte de decoração de bolos,mais preciso me aperfeiçoar, gostaria de saber como eu faço para que minha pasta n fique quebradiça quando estou fazendo a minha decoração. abraços!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Gleice!

Obrigada! Sua pasta pode ficar quebradiça por excesso de açucar na hora de sovar. Experimente deixa-la mais macia...
Um outro detalhe é que alguns tipos de decoração não são feitos com pasta americana e sim com a massa elastica, que é bem mais maleável e elástica.( laços, por exemplo)
Beijo!

Jeane e Alan disse...

Boa tarde !
Eu nunca fiz pasta americana na vida mais agora quero fazer p tentar um bolo de aniversario p minha filha que vai fazer 2 anos agora dia 15/10,vi sua receita e vou fazer ou au menos tentar,queria a saber se eu posso fazer em dia e guardar para outro dia e onde guardar depois de pronto,essa pasta vai derreter com o tempo ?
Fora de geladeira ou dentro,tenho que cobrir ?
Como faço ?
Obrigada.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Jeane!

Vc pode cobrir o bolo um dia antes, desde que o recheio não estrague fora da geladeira. Vc pode guardar a pasta de um dia para outro,bem fechada, para não ressecar. Eu sempre prefiro cobrir um bolo com a pasta feita no mesmo dia.

beijo

Rose disse...

Querida Otávia , sou mais uma fã do seu magnifico trabalho.Que dom maravilhoso voce tem e ainda divide conosco.Só pode ser de Deus !!! Trabalho num laboratório médico , mas faço bolos para completar meu orçamento.Mas não me atrevo a fazer com pasta americana ,decoro sempre com chantilly mesmo e capricho bastante nos recheios . Tenho uma filha Lorena , que fez 9 anos dia 16/09 , fiz 10 kgs de bolo e recheei com doce de leite e gotas de chocolate ( ela ama ).Os convidados adoraram e ganhei algumas encomendas por conta disso.Deus te abençoe e te guarde.Muitos beijos .
Roseli Freire

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Rose! Que bom ! Obrigada e parabéns!
Experimente trabalhar com a pasta, comece aos poucos, e vc vai amar!
beijo!

Ana Paula disse...

Ola Otavia, seus bolos sao incriveis! Queria tirar umas duvidas: pode usar pasta americana pra cobrir um bolo bem umido, regado com calda, recheado tipo com morangos, q sao bem umidos? E pra cobrir tem q deixar o bolo descansar na geladeira? E dps de coberto pode colocar na geladeira?
Obrigada, beijos e parabens!

Aldilane disse...

Olá,Otávia!!

Gosto sempre de comprar revistas de bolos decorados para vê os bolos e as receitas, onde uma receita de bolo de ameixa constava uma colher de sopa de antimofo, não entendi!
*Porque colocar uma colher de antimofo?
*Onde encontro o antimofo?
*Qual a finalidade do antimofo?
*Todos os bolos feito com ameixa tem que levar antimofo?
Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ana Paula! OBrigada!

Realmente eu não recomendo... Cada bolo é de um jeito e eu não estou vendo sua receita e como fica este seu bolo, mas em geral a pasta não fica muito boa com este estilo de bolo. A massa muito úmida fica muito macia e não aguenta o peso da pasta. Fora que a calda que escorrer em baixo do bolo vai amolecer a pasta também. Por fim, a pasta pega umidade de onde ela estiver, e se vc colocar o bolo coberto na geladeira, ela ficará suada e mole. Como o recheio de morangos e chantilly precisa da geladeira, acho que não vai dar certo.
Uma sugestão, se vc quiser mesmo fazer este bolo, é decorar com chantilly também e recortar estrelas, corações, etc... na pasta americana ( que pode ser tingida) e colar em cima do chantilly na hora de servir o bolo.

beijo!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Aldilane!

Eu também achei estranho....
Antimofo é um produto quimico encontrado em lojas especializadas em artigos de confeitaria e padaria, e usado em geral em massas semiprontas , como massa de pizza, massa de pastel e também já vi usarem em bem casados. Em bolos eu não sabia que era usado e sinceramente não vejo necessidade. Eu acho interessante sempre procurarmos fazer os bolos com a menor antecedência possível, bem frescos, para não termos que nos preocupar com isso. Pode ser que a receita tenha recomendado antimofo por ser um bolo para fazer em quantidade, com mini bolo. Neste caso, o antimofo aumentaria a durabilidade. De qualquer forma, 1 colher de sopa me parece muito. Em geral este produto vem com instruções do próprio fabricante sobre quantidades, indicando quanto colocar por quilo de massa.
Experimente fazer a receita sem antimofo, guarde em temperatura ambiente e experimente a massa um dia depois, dois e até tres e veja como ela fica...

beijo!

Bruna disse...

Olá,
Quero saber:
*Quantas horas eu tiro antes da geladeira para cobrir com pasta americana?
*No meu estado, o clima é bastante quente,quando faço sinto que ela fica seca muito rápido, porque acontece isso?Fico com medo que ela rache!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Bruna,
Pelo menos uma hora antes, para que o bolo não sue muito.
Se vc está conseguindo cobrir, ok. O que mais atrapalha neste caso é se for muito seco além de quente. Se vc estiver com muita dificuldade, experimente colocar uma colher de sopa de glicerina para fins alimenticios ( comprada em lojas de produtos de confeitaria) na mistura de glucose e gelatina, na hora em que estiver fazendo a pasta.
Beijo

Anônimo disse...

Oi Otávia. Adorei seu blog e sempre passo por aqui pra pegar algumas dicas! Gostaria de saber se vc tem alguma receita de bolo que fique melhor pra decorar com pasta americana, visto que nao devemos molhar muito a massa... Valeu! obrigada e parabéns pelos lindos trabalhos!

Alda Maria disse...

olá, Mil Parabéns vc arrasa! Tenho uma duvida, posso passar doce de leite com farelo de bolo antes da pasta americana?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!

As receitas que publico aqui no blog de massa de bolo são todas boas para cobrir com a pasta e decorar...

beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Alda!

Eu não me dou muito bem com isso, e acabo preferindo passa glacê real mesmo.

beijo

Ramos disse...

oi otavia, encontrei seu blog recentimente, e estou amando. estou iniciando na arte de fazer bolos. moro no USA e sempre tive dificuldades para encontrar os materiais, amei quando li em alguns comentarios ,voce dando os nomes em ingles,ficou bem mas facil.ja tentei confeitar com pasta americana uma vez e nao tive muita sorte,depois de ler suas dicas, me animei a tentar novamente,mas,tenho umas duvidas: gosto de bolo mais molhadinho, posso molhar um bolo para confeitar com pasta americana? ouvi disser que tem que ser seco. e o doce de leite, ja vi que posso colar a pasta no bolo com ele,mas da pra colcar pasta na pasta com ele, tipo fazer acabamentos com a pasta americana,o doce de leite cola?
obrigada, bjs

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ramos,

Pode molhar sim, mas não exagere. O bolo não precisa ficar seco, mas se vc molhar muito ele amolece e a decoração fica prejudicada.

O doce de leite serve para colar a pasta no bolo e também colar o bolo na base. Eu não indico para colar decorações porque como ele é marron, o acabamento não vai ficar bom. Experimente colar com cola de cmc ( água + cmc)
beijO!

Ramos disse...

ooi Otavia, muito obrigada pela a atencao e as dicas. deu super certo com o doce de leite,mas bolo com pasta americana realmente nao e a minha prai, vou ficar de olho nas dicas de bolo com chantily,cupcakes, doces, e cakepops. ha, pode me chamar por flavia. bjs

Ramos disse...

ha, esqueci de falar, acabei molhando o muito o bolo, resolvi o problema,colocando uma camada de pasta americana em volta, e pegando bem por baixo do bolo, depois joquei a pasta por cima de todo o bolo.deu certo,ficou bom,o problema foi so pra cortar.mas ficou gostoso.

Flavia disse...

oi Otavia, nao sei se posso postar sobre cupcakes aqui,ou se tem que ser em cupcake,entao,me desculpa. voc poderia fornercer algumas informacoes a mais sobre cupcakes, a massa ja peguei aqui, os recheios estou trabalhando nisso,peguei a receita de ganache, ameiiiiiiiiii. fiz,com doce de leite tambem, queria algumas de fruta,vc tem? sei la ,tipo geleia, algo assim, e outra coisa, opcoes para cobertura, perebi que nem todas sao de chantily,cove tem algumas receitas e ideias? ficarei muito grata,mas uma vez,muito obrigada.bjs

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Flavia! Que bom que deu certo!
Vai fazendo aos poucos, vc vai gostar!

beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Flavia!\Sugestão anotada...

Eu acho que pures de fruta com ganache de chocolate branco deve funcionar super bem...

E merengue? Vc já tentou???

BEijo!

analinedamiao disse...

oi. meu nome é Analine. gostaria de saber se posso molhar com leite e leite condensado fervido, o bolo que vai ser coberto com pasta americana? Pois tenho duvidas, tenho medo de molhar e acabar azedando e se não molhar ficar muito seco. me ajude a resolver esse problema.beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Analine!

Eu sempre molhei com calda de açúcar, fervida.

Eu acho que leite sempre pode azedar mas facil. De qualquer forma, teste fazer com leite e bem doce ( o açúcar ajuda a conservar) e veja ocmo fica.


beijO!

analinedamiao disse...

obrigado otavia, vc me ajudou bastante. mas como faço essa calda de açúcar?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ana,


Eu faço com aproximadamente 2 xicaras de ;agua e 1 de açúcar.

beijo

Anônimo disse...

Olá, achei o seu blog pq estou procurando saber tud sobre mini bolos,pasta americana, como conservaá-los enfim, vc poderia me ajudar?
Os mini bolos necessitam serem recheados,não bastam a massa rica?podem ser feitos com pão de ló? e se forem recheados precisa ser uma massa mais consitente? devo deixa-los fora da geladeira e cobertos até entrega-los? qto tempo eles duram assim?Apasta ameriana e o glace marmore são parecidos?um substitui o outro?
guardo resposta, obrigada.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Olá!

Eu acho que fazer o mini bolo com uma massa bem rica é melhor do que usar pão de ló. O pão de ló é mais seco e vai precisar de recheio.
Eu recomendo que vc faça um brownie ou bolo de frutas.

Eu Não uso glacê marmore, mas sei que ele é um pouco parecido com a pasta no acabamento.

beijo!

Márcia disse...

Boa noite Otávia!
Para fazer modelagens você usa só pasta americana ou mistura com alguma outra, tipo massa elástica?
Estou perguntando porque as vezes vou modelar alguma coisa, para treinar, a pasta americana fica com rachaduras.
Obrigada!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Marcia, tudo bem?
Em geral eu coloco uma pitadinha de cmc na pasta americana , mas isto depende do tempo: Se estiver muito úmido e a sua peça tiver alguma parte que precise se sustentar, pode ser uma boa até mesmo usar só massa elastica.
A rachadura pode ser excesso de açúcar...

beijo!

Márcia disse...

Olá Otávia!!!
A pasta que eu uso é da arcolor e não colo açúcar. E as vezes coloco CMC,se colocar cmc de mais pode prejudicar a modelagem?
Obrigada pela resposta.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Marcia,

sem duvida!!!! Ela pode estar rachando por isso.
O correto é colocar o cmc ( imagine uma porção de pasta do tamanho de uma laranja, coloque 2 ou 3 pitadas, como se colocasse sal, entendeu?), amasse bem, e espere um pouco... uns 30 minutos. A pasta vai ganhar corpo, sem ficar dura e seca.

beijo!

Márcia disse...

Nossa, eu estava errando feio porque eu colocava, tipo essa porção de pasta que vc falou, 1 colher de café de CMC. Isso, porque me ensinaram assim de forma errada. E a professora, em uma das aulas, mergulhou um pedaço de pasta no CMC, que horrível, pois isso pode proliferar bactérias. Em fim, existem profissionais e profissionais.
E vocÊ como sempre uma fofa respondendo as nossas perguntas muito obrigada!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Marcia,

A quantidade de cmc pode ser ligeiramente maior, se vc precisar que seque mais rapido, mas nunca exagere, porque vc vai ter uma massa esquisita, que racha. E também já ouvi dizer que o cmc com água ( cola de cmc ) pode ter bacterias se não for fresca e guardada fora da geladeira.
Eu acho que se você precisar de alguma coisa que fique muito dura, firme, melhor trocar de pasta. Por isso existe pastilhagem, massa elastica, etc...
beijo!