terça-feira, 14 de julho de 2009

Como fazer Flores de Açúcar






Estas florzinhas são multiuso!É sempre bom ter algumas prontas, para um bolinho de última hora, e também servem para fazer os mais lindos bolos de casamento. A idéia veio de um bolo maravilhoso da Martha Stewart.
Para fazer, use pasta para flores, e abra bem fino, quase como papel. Use um cortador de 5 pétalas para cortar as flores, e com o auxílio de um boleador afine as bordas das pétalas, e depois faça um movimento único, da ponta da pétala para o centro, de modo

que ela fique abaulada. Espere secar. Se estiver muito úmido, apoie em grãos de arroz, para que mantenham o formato. Depois de secas, pinte com corante em pó, e faça uns pontinhos de glacê para o miolo.

80 comentários:

Juliana disse...

ola otavia....passei p te dar um oi,mas nao poso deixar de comentar sobre a aula das florzinhas...muito bacana....pena q na minha cidade nao tem essa pasta p flores p comprar...ha algo p substituir?bjs

Viviane disse...

Legal eu tenho essa forminha, obrigada por nos ensinar continue assim postando suas novidades nesse site beijo.

Giovana disse...

Oi OTAVIA
Venho visitar seu blog praticamente todos os dias rs, e quero dizer q adooooooro vc (msm sem conhecer pessoalmente), seus trabalhos, suas dicas e q te admiro mto, pois em um mundo cheio de egoismo, vc diferente de tanta gente se doa e dedica seu tempo p/ ensinar tanta coisa linda p/ pessoas q vc nem conhece. Por td q posso sentir de vc atraves de suas postagens e videos, quero lhe desejar mtooooo mais sucesso e saúde, q DEUS abençoe e ilumine seus caminhos sempre. Vc está de parabens por ser como é e de fazer o q faz!
Ahhh...outro dia li de uma das amigas q postam msg por aqui, sugerindo q vc faça videos aulas com dicas de bichinhos, bonequinhos e td mais, eu ACHEIIIIIIIII otimo, e seria uma das primeiras a comprar....pense com carinho e agiliza isso ai kkkk
gde bjo e fique com DEUS!

sandra disse...

Oi!!!Fiquei encantada com suas maravilhas...para fazer as flores qual e a pasta e a mesma da pasta americana ?

Patrícia Santos disse...

Nossa Otávia, fico impressionada com a sua criatividade
Parabéns...
Muito linda as sua coisas??
Como vc aprendeu??
Tem orkut??
Vc ensina??
Abraços Patrícia Santos
phaty.santos@gmail.com

Tati.B disse...

Olá Otávia! Admiro muito seu trabalho e estou sempre visitando seu blog... Estou começando a me aventurar na confeitaria e ainda tenho que aprender muuuuita coisa!!!
Estas flores que vc fez foi com a pasta americana? E como você guarda? Por quanto tempo?
Desculpe tantas perguntas...

Um grande abraço e sucesso para você!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi gente!! Muito obrigada pelos comentários!
Eu acho que só usando a pasta de flores para conseguir este resultado. Com a pasta americana elas vão ficar pesadonas...
Eu já fiz esta pasta em casa, mas faz muito tempo. Tenho comprado, porque acho que tem mais qualidade. Vou dar uma procurada na minha receita, e se achar, eu posto. De qualquer forma, procurem nas lojas de artigos para confeitaria. Tem da Marcela Sanchez, e da Arcolor ( é a que eu uso).
BEijos a todas!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Tati! Como falei acima, eu fiz com massa elástica, ou pasta para flores, da Arcolor.
Depois de secas, vc pode guardar por meses... Ë só colocar em uma caixa de papelão ou papel, que "respire"
BEijos

Fofurices da Ritoca disse...

Xuxuuuuuuuu...coisinha mais fofas estas flores...futuramente...srsrrss...vc nos ensina a fazer rosas?? Estou aprndendo, ms tá dficil...rsrsrs...só si fazer daquelas q se enrolam sobre si, como as de fita de cetim...rsrsrs..mas estou aprendendo...beijocas!

Donna Dani disse...

Lindas lindas, parecem aquelas flores japonesas q se inspiram nas cerejeiras. Um mimo!
Bjks

Anônimo disse...

Otávia,

eu também não poderia deixar de elogiar e agradecer, amei o post das flores!
Vi no site da Martha Stewart o bolo com as flores, fiquei encantada... O resultado é um bolo maravilhoso!
Obrigada por tudo!

Beijos,
Ingrid (Porto Alegre)

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi querida! Obrigada... Beijos!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ingrid! Vc viu? Não é lindo?

Beijos!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Ritoca! Que pena que vc nao viu quando eu fui na Palmirinha... Foi exatamente a decoração!
Vou fazer um post sobre isso!

beijos

Anônimo disse...

Oi Otavia,
Adorei as flores. Vou tentar fazer! Obrigada mais uma vez pela sua generosidade! Gostaria muito de saber se vc, por exemplo, já enviou pelo correio um bolo falso? Dá certo? Tem que fazer algo especial para proteção?
Obrigada desde já pela resposta.
Karina

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Karina!
Nunca fiz isso... Vc precisa ver se o correio aceita mandar. E acho que o mais importante é ver se eles tem como fazer transporte como frágil, sem virar o bolo de cabeça para baixo.
BEijos

Mariana Mesquita disse...

Lindo, Otavia! Queria te pedir um favor, se possivel... Aqui na minha cidade é meio complicado de comprar/fazer esse tipo de bolo, e eu queria só umas dicas: a cobertura "assenta" melhor num bolo "molhado", regado com suco ou coisa parecida, ou um bolo fofinho funciona melhor? Outra coisa, quanto tempo antes a gente pode tentar fazer o bolo? Vou experimentar antes da festinha do meu bebe, que é em outubro. Desde já, muito obrigada!!!

Junia disse...

Oi Otávia! Estou encantada com seu trabalho...parabéns! Estou começando a trabalhar com cupcakes e apanhando na decoração. Se você puder me ajudar...`~ao estou encontrando moldes de silicone para modelar a pasta americana, só encontro para biscuit não comestível, tem problema? Comprei o pó de glacê real da arcolor, depois de pronto ele dura algum tempo ou tenho que usar tudo no mesmo dia? Bjs

Ly disse...

Olá Otavia. Mim chamo Ly e moro na Bahia. Por esses dias acessei o youtube e lhe achei por lá, rsrs. Estou encantada com suas obras de artes. Olha não entendo nada de bolo, mas sempre admirei muito essa aréa. De uns dias pra cá explodiu em mim uma paixão enorme por bolos decorados, já vi muitas fotos, já vi muitos video no youtube ensinando a fazer tanto os bolos quanto as pastas americanas, também como decorar e ti confesso que estou encantada com tudo isso. Até peguei os nomes de alguns materiais necessários para fazer essa tal pasta americana, rsrs. Ontem fui até ao centro ver preços, conhecer os produtos, fiquei meio que perdida mais consegui compreender tudo. Me dê um conselho como faço pra começar a trabalhar com esses bolos. Sou sua fã, Bjos!

nani disse...

oi!as flores realmente são muito lindas.otavia,como faço para dar brilho a pasta americana?é algum gel?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Mariana!
Eu acho legal vc fazer antes para se adaptar a tecnica. É mais trabalhoso que um bolo normal, então seria legal treinar antes.
Se vc fizer um bolo mais firme, de preferencia amanteigado, vai ser mais fácil cobrir, embora a receita de pao de ló que postei aqui no blog seja muito boa.
Vc podefazer de vespera, mas tome cuidado como recehio. nao pode ser nada que azede fora da geladeira. ( o bolo decorado nao vai para a geladeira)
Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Junia!
na embalagem da arcolor acho que está dizendo que o glace dura 5 dias depois de pronto, na geladeira.
Eu nunca usei as forminhas de biscuit, pois elas são tóxicas. Na propria embalagem diz que nao servem para alimentos. Vc tem que achar umas forminhas brancas.
Beijos!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ly! Obrigada! Realmente, o mundo dos bolos é encantador!!.Cotinue fazendo assim , pesquisando as tecnicas e descobrindo os ingredientes. Começe a testar as técnicas, experimente fazer a pasta americana que postei aqui. A receita é muito boa, e tenho certeza que vc vai acertar. Faça os primeiros bolos sem vender. Dê para amigos e parentes, até vc achar que já dominou as primeiras tecnicas. Daí, comece a oferecer a clientes. E sempre fotografe tudo o que fizer.
Boa sorte!
BEijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Nani!
Existe um verniz importado, mas não sei se vende aqui. É da squires kitchen. E, tem também um verniz de chocolate que já usei.Não deu muito brilho, mas ajudou um pouco. O problema é que segundo as instruções da embalagem, precisa esperar 24 horas antes de comer as peças. Se nao me engano, é da mix.
Beijos

Anônimo disse...

Ola!
Assiti alguns de seus videos no you tube, achei muito legal a maneira como vc explica e aprendi muito tb!!
As flores sao lindas!!!
Parabens pelo seu trabalho!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi! Obrigada!

Fofurices da Ritoca disse...

Florzinha...fiz um bonequinho te finde...mas o braço do pobre n quis parar em pé...fiz c pasta americana da arcolor e coloquei CMC...e o braço do pobre q era p ficar p cima...tombava...rsrsrs...afffffff!!! Tive q apelar p uma receita de biscuit comestivel...aí o bonito ficou´p cima...coloquei a foto no meu blog...se vc puder dar uma olhadinha...e uns pitacos eu te agrdeço...pode falar mal, criticar...q vindo d vc é elogio já q me inspiro por aqui...rsrsrsrs!!! Tem algumas dicas d como fazer os bonecos, pq eu fazia a perninha e qdo colocva o corpo ela quria escorregar...tm algum jeito mais fácil d fazer amore?? Beijaummmmmmmm!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ritoca!
Quando vc quiser que o braço fique em uma posição, você primeiro coloca cmc na pasta, faz o braço, cola com cmc, e apois uns palitos para deixa-lo do jeito qeu vc quer. E espera secar bem. Vc pode usar também pedacinhos de espuma bem lavada. Vou dar uma olhada no seu blog...
BEijos

sandi disse...

Obrigado pela resposta.
Eu estive pesquisando e verifiquei que dá para fazer o açucar impalpável moendo o açucar normal e juntando o amido de milho!!!!
Achas que ficará bom ou é melhor nem tentar que não ficará bom ?!!!
obrigado mais uma vez...ainda venho aui tirar muitas dúvidas....rsrsrsrsrs
bjus

Giovana disse...

Oi Otavia
Procurei no blog mas nao encontrei, e se puder me ajudar agradeço desde de já. Gostaria da receita de Pão de ló de chocolate e como fazer a pasta americana tb de chocolate.
obrigada
bjos

Anônimo disse...

Oi Otávia!
Acabei de dar a minha "espiadinha" semanal no teu blog... rs rs rs
Vi que tu respondestes meu comentário e, guria, eu achei maravilhoso o bolo com essa florzinhas!!!
Tu viu que tem outro parecido?! Um coberto com pasta amarela e coberto com minimargaridinhas?! Muito lindo também!
Vou até usá-los de inspiração e me aventurar, tentar fazer algo parecido... Pois me parece fácil a montagem deles...
Tá, talvez faça só um bolo simples... Três andares ainda não me arrisco... rs rs rs
Depois eu conto como ficou o resultado...
Beijos,

Ingrid

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Sandi!
Existe esta possibilidade, inclusive, minhas primeiras pastas eu fiz assim, mas honestamente, não fica igual. É mais difícil dar ponto na pasta e modelar. E na hor ade cobrir ela tende a rachar mais. Mas se vc não achar nada parecido, vale a pena tentar assim. Ha pouco tempo estava na casa da minha irmã, no interior, e não achava nada de decoração de bolos. Ela me pediu um bolo para o marido e acabei fazendo assim, bem improvisado. Deu certo, mas sem dúvida é mais complicado.
Boa sorte e beijos!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Giovana!
A receita de pao de ló de chocolate é quase a mesma da de pao de ló normal, basta substituir uma xícara de farinha por 1 xícara de chocolate em pó. Ela está na coluna de marcadores, receitas. MAs o jeito mais fácil de acessar a receita é ir no post anterior, do programa tv culinária. Tem o link para a receita que foi publicada na página do programa na internet.
Quanto a pasta de chocolate, vou ficar devendo. Ainda nao fiz uma que realmente gostasse... Ou ela fica com muito gosto de conhaque, ou fica dura... Quando eu chegar em uma receita que goste, eu posto.
BEijos!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ingrid! Viu só??? Eu coloquei o link por isso mesmo, para a gente ver quanta coisa legal dá para fazer a partir de técnicas simples... Faça sim, tenho certeza que vai ficar lindo!
Beijos!

Anônimo disse...

Oi,Otavia é possivel montar um bolo de 3 andares, sendo a base de bolo verdadeiro e os outros 2 de isopor?E quando eu monto um bolo na forma é melhor deixar o maior tempo possivel dentro da forma ou não faz diferença?Uma amiga e eu vamos dar o bolo de casamento pra um casal muito especial, eles fazem um grande trabalho voluntário, queremos que tudo sai lindo como eles merecem, por isso pesso sua ajuda,desde já obrigada.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi querida! Da próxima vez, não esqueça de deixar seunome!
Vc pode fazer deste jeito, fica ótimo. Entre os andares de isopor não precisa colocar nenhum suporte, e se a decoração deixá-los pesados, coloque os suportes no bolo de baixo, como se faz em bolos de andares, para que não haja risco de deformar com o peso dos bolos de cima.
Eu sempre monto os bolos na forma ou em um aro, com 20 cm de altura. Se vc não tiver esta forma, coloque uma tira de acetato com 10 cm altura dentro da forma, para que ela fique como um aro. Sem dúvida o bolo fica muito melhor quando montado assim.
Beijos!

Giovana disse...

Olá Otavia
obrigada pela receita
gde bjo

Fernanda disse...

olá Otavia.... sempre visito seu blog pra ver dicas novas... mto bom..
mas o que quero saber mesmo eh o que fazer para um bolo falso com pasta americana não umidecer nos dias chuvosos e úmidos....
outra coisa eh a loja que posso comprar essa massa para flores na internet ja que na minha cidade e nem próximo consigo encontrar..
mto obrigada e parabéns pelo blog.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Fernando! Obrigada!
Realmente, umidade é um problema. a melhor coisa é deixar os bolos dentro de uma sala com ar condicionado, mas sei que isto nem sempre é possível. Experimente colocar um pouquinho de cmc na pasta, que vai ajudar, mas cuidado, porque muito deixará a pasta dura.
Dá uma olhada no site www.barradoce.com.br, pois acho que eles vendem pela internet.
Beijos

Fabiano Mayrink disse...

Obrigado pela visitinha otavia, seu blog ja esta na minha listinha um enorme abraço!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Fabiano! Obrigada!

dyeve disse...

hmmmm..yumiii..so cute..nice blog...I wonder if you can deliver them in Romania too..?
smiles..Im jocking ..but GRATZ! for this posts..nice blog;)

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Hi Dyeve! Thank you so much! I wish I could send then everywhere. Come back soon! Bye bye...

Claudia disse...

Olá, Otavia!
Você está de parabéns, seu trabalho é lindo!Moro em Brasilia, e gostaria de saber como fazer para a pasta americana não rachar e ressecar em climas muito secos, porque quando começo a trabalhar com ela, não abre com facilidade e começa logo a ficar dura e a rachar. E se a massa elástica também é vendida. Obrigada, Beijos...

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Claudia! Obrigada
A massa elastica vc também acha pronta. A dica para climas muito secos é colocar uma colher de sopa de glicerina para fins alimentícios na receita da pasta americana. Vc acha nas lojas de produtos para confeitaria. Ela serve para "trancar" a umidade dentro da pasta.
beijos

Silk disse...

Oi Otaviana sou navota em tudo,estava pesquisando alguns videos sobre bolo no youtube e vi o seu e confesso q fiquei encantada e me deu muita força de vontade de fazer bolos q foi sempre o meu sonho,mas sempre me falava q nao tinha futuro gostaria muito que vc tivesse videos e dicas para quem é novato, para quem esta começando ok...ahh vc é demais..parabéns pelo seu talento,pq quem faz bolo como o seu é uma artista...bjus..Silvia

Baia disse...

Gostaria de informações sobre curso,datas e valores.Fiquei interessada nos bolos,por favor me informe!um abraço!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Silvia! Obrigada! Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Baia! Por enquanto não há nenhuma aula marcada. Sempre posto no blog. Venha sempre dar uma olhadinha.
Beijos

Rosa disse...

Oi

Adorei as dicas das flores, ficou ótimo o visual, nunca tinha usado essa maneira de pintar as flores,se não for incômodo, gostaria de perguntar o sequinte: vou fazer um bolo de três andares que deve ter uma cascata de corações, mas não são todos colados ao bolo, alguns ficarão colados em pé nos andares. Pensei em fazer os corações com pasta americana, mas pensei em colocar algum brilho nelas, dá para você me indicar algum produto que possa dar esse brilho. Um abraço

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Rosa!
E se vc passase um pouco de glitter comestível nos corações?

beijos

Anônimo disse...

Oi Otavia!
Parabéns pelo seu excelente e lindo trabalho. Conheci seu trabalho através dos videos no Youtube. Gostei muito destas flores e vou tentar fazer. Sou um admirador da arte da confeitagem, já fiz algumas aulas e as vezes me aventuro a fazer bolos que são sempre para os amigos, afilhadas e parentes. Gostei muito das suas dicas e principalmente da sua generosidade em compartilhar as mesmas. Vou anotar as receitas e esperimenta-las. Muita saúde e sucesso sempre.
Rener

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Rener! Obrigada! Venha sempre dar uma olhada no blog.
Abraços
Otavia

adriana disse...

Querida vc realmente gosta do que faz, e principalmente de passar para as pessoas a sua arte.Continue assim sempre dedicada a passar sua arte. Muito obrigada, DEUS te abençoe sempre.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Adriana! Obrigada!
beijos

Anônimo disse...

Olá!
Gostaria de saber quanto tempo dura flores feitas de pasta americana e como devo conservá-las?
Obrigada e para bém pelo trabalho

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!
As flores de massa elastica ou massa de flores duram mais tempo, porque secam melhor. Nao sei te dar um prazo, mas meses, com certeza. Vc tem que cuidar para que nao peguem umidade.

Beijos

maria joão disse...

olá Octavia
Chamo-me Maria e sou de Portugal, adoro o seu trabalho, ando sempre a pesquisar no seu blog.
já agora precisava de uma informação, estava a pensar fazer a hello kitty em bolo no posição sentada (3D)a minha dúvida é como é que vou suportar a cabeça dela sobre o corpo? uso uma estaca?
Se me puder ajudar?
BJS

Bolos Decorados disse...

Eu adoro seus bolos sou um iniciante masi acho que ja faço bolos legais. olha meu blog e me da a nota ta bom adoro seus bolos um dia quero confeitar como vc

Edileide disse...

olá otavia!
meu nome e edileide.Sou d timoteoMG.qro lhe dizer q visitei seu blog e vi alguns videos e estou encantada com seu trabalho.parabens vc é uma artista.Adoro fazer bolo sempre faço p a familia, qro qprender mais sobre bolos decorado com pasta americana.O aniversario da minha filhinha é no dia 9 do mês d noveembro e estou sem grana.Seria possivel me dar uma dica d 7m bolo decorado com pasta americana com um preço mais em conta?
q deus abençoe vc e seu maravilhoso trabalho,um abraço e aguardo resposta.obrigada!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Edileide!
Obrigada!
Procure a receita de pao de ló.(marcadores, receitas), ela é bem barata. Experimente um doce de leite , ou brigadeiro.
Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Maria Joao! Desculpe a demora, mas seu e-mail se misturou com outros e foi dificil achar.
Uma vez, fui fazer uma Hello Kitty ed, e usei o esquema do livro da Kate Sullivan. Vc conhece? O livro é ótimo, mas ela manda colocar só uma esteca noc entro, e achei que ficou bambo e instavel demais. Eu fiz só para testar, na verdade... Minha dica é vc colocar a cabeça em uma pequena base, igual as que se usa para bolos de andares, e colocar suportes em baixo. Se vc tiver facilidade de achar os plastics dowels da Wilton, acho que 1 só, bem no meio, dá conta. Por fim , eu passaria um palito por todo o bolo, para evitar que a cabeça andasse. E acho que o transporte deste bolo deve ser feito com o máximo de cuidado.
beijos e boa sorte!

Sonia disse...

Olá Otávia, pretendo fazer 2 receitas de pão de ló, minha dúvida é se posso fazer a receita toda de uma vez e colocar uma no forno enquanto a outra aguarda para ir ao forno? É possível ou tenho que fazer uma receita de cada vez devido ao fermento? Obrigaada

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Sonia! é melhor fazer uma de cada vez... Ela perde ar nos ovos batidos e no fermento também!
Vc pode fazer antes e congelar, desde que embale bem, em filme plastico e papel aluminio.
beijo

Romaria Das Tortas(Patricia Norat - Cake Design) disse...

Olá Otavia, acho que tem alguém usando suas fotos, comprei uma apostila hoje e veio as mesmas fotos e comentarios da sua postagem de flores em açucar, estou te dizendo isso pq tive uma esperiencia parecida com as minhas tortas, caso eu esta errada mil desculpas, mais confesso que fiquei assustada quando vi que as fotos e comentarios eram os mesmos que o seu. Um grande Beijo Patricia
Obs. vc querendo te passo apostila para vc ver.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Patricia!
Que saco!!! Sabia que já vi minha fotos em dois sites diferentes? E o pior é que as pessoas negam!
Preciso achar uma solução.
Obrigada por me falar. Vc sabe o nome da apostila?
beijos, e obrigada!

IONE disse...

oi otavia,adoro seu trabalho e aprendo muito com vc.Gostaria de saber porque as vezes não consigo deixar os bolos retinhos do lado.as vezes eles ficam meio arredondados como se estivesem achatados,será que estou colocando recheio de mais?
obrigada.

jôze disse...

oi Otavia!
Acho muito lindo seu trabalho.
minha filha faz 15 anos e vou fazer o bolo,quero saber o k devo usar pra colar os enfeites por cima da pasta americana?
Estou querendo colar tiras lilas por cima do bolo branco,me de uma dica.
obrigada,
meu nome é jozely,tchauuuuuuu

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Jôze!
Estas florzinhas que ficam durinhas devem ser coladas com glacê real. A fita de pasta pode ser colada com cola de cmc, ou uma gotinha de água
beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ione
Pode ser excesso de recheio, ou recheio muito macio, mole.
E nao se esqueça de montar os bolos dentro do aro.
Beijos

Thays disse...

Olá Otavia. Estou iniciando na arte da confeitagem agoar...rs. Na verdade estou assistindo alguns vídeos e tentando fazer. Gostaria de saber qual produto posso utilizar para colar uma pétala na flor. Tem alguma cola em gel utilizada para massa de flores ou elástica? Outra dúvida é quanto a pintura das flores. Vc passa o pó direto na flor ou vc utiliza alcool de cereais? Comprei o alcool por indicação de uma vendedora, mas nem sei utilizá-lo.
Aguardo teu retorno.
Beijos,
Thays

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Thays!

A pintura pode ser de todos os jeitos... Cada técnica sai de um jeito diferente. Vc viu, neste caso do post eu passei o pó diretamente.
O alcool funciona para fazer uma tinta mesmo, com o corante em pó.
Para colar as pétalas, vc pode usar clara de ovo, mas tem o problema do ovo cru, ou vc usa a cola de cmc( 250 ml de água, 1 colher de chá de cmc, e deixa descansar 24 horas. Guarde na geladeira)
Beijos

Thays disse...

Obrigada pelo retorno Otavia!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Thays!
De nada! Eu sempre respondo... as vezes demoro um pouquinho... rs rs rs...
Beijos

Amanda, 23 anos - SP disse...

Olá Otávia... gostaria de saber se vc pode me explicar como se faz cup cake, gostaria de saber também como posso conservar, quantos dias antes da festa posso fazer...muito obrigada.Bjs

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Amanda!
o cupcake é um bolinho assado na forma de muffin, dentro de uma forminha de papel e decorado.
uma massa bem gostosa de boloo provavelmente vai servir para você fazer cupcake.
Eu gosto de fazer tudo bem proximo a data da festa, para que fique fresco, ams tudo vai depender da cobertura.
Dá uma pesquisada na internet sobre as receitas, porque há várias oprções. E no www.brincandodecasinha.com.br a Mari Mello fez um post sobre isso, com minha receita.
beijos!

Rosi disse...

Oi, adorei essas florzinhas! Um charme para decorar bolo!
Obrigada pelo pap...
Bjs
Rosi

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Rosi! Que bom!!! Beijo!

Daise disse...

Gostei Muito!!!
Obrigada
bjos

Daise disse...

Gostei Muito!!!
Obrigada
bjos