quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Receita de Bolo para cobrir com Pasta Americana

Uma das dúvidas mas comuns de quem está começando a confeitar bolos é a massa. Por um lado, ela deve ser deliciosa, úmida e fofa, mas por outro lado, sabemos que não podemos molhar demais, ou usar uma massa muito mole, porque o bolo não vai ficar bonito. Eu adoro a receita de pão de ló que postei faz algum tempo, e sempre recomendo. Ela é muito boa, e atende todos estes requisitos.Porém, muitas vezes quem está começando tem dificuldades em saber como rechear, como molhar, prensar, etc... Pensando nisso, resolvi postar uma receita maravilhosa, que acho que é mais uma alternativa de bolo branco. Já fiz a receita várias vezes,e garanto que fica bom! Eu adaptei do livro "Cakes by Design"de Scott Clark Wooley e Michael G. Farrace. Originalmente, pedia um ingrediente que não se encontra no Brasil, o Buttermilk.Ele foi substituido pelo leite e vinagre (sim, vinagre na receita do bolo!!!!)

Ingredientes:
225 g de manteiga ou margarina( com 80 % de lípides) sem sal (não use light)
350 g de açúcar
4 ovos grandes
1 1/2 colher de chá de baunilha
375 g de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
3 colheres de chá de fermento
1 xicara de leite integral
1 colher de sobremesa rasa de vinagre branco , de vinho ou alcool

Misture o leite com o vinagre e reserve.
Bata a manteiga com o açúcar na batedeira até ficar bem fofo e claro. Junte os ovos, um de cada vez, batendo.Acrescente a baunilha.
Separadamente, peneira a farinha com o sal e o fermento.
Acrescente a mistura de farinha à mistura de ovos, alternando com o leite. Bata até ficar homogêneo.
Coloque em 2 assadeiras de 20 cm de diâmetro untadas e enfarinhadas e leve ao forno pre aquecido a 180 graus até que espetando um palito ele saia limpo.
Retire do forno, espere esfriar e deixe sempre embrulhada em papel filme para nao ressecar.

185 comentários:

Juliana disse...

oi otavia fico feliz por postar essa receita pq estou achando minhas massas muito fofas...vou fazer essa receita e depois te conto....bjs

Sandra Peres disse...

Não faz muito tempo estava com essa duvida, arrisquei numa massa semelhante a essa, deu certinho!!!

Adorei a dica!!!

Beijão

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Juliana! Pode fazer, vc vai ver que ela é macia e firme.

Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Sandra! Que bom!! Beijos

disse...

Em outros blogs eu vi que o buttermilk dá pra fazer com limão também.

bjo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Má!
Que bom saber... Já fiquei sem vinagre e adiei a receita.
obrigada

beijos

Jane Eyre disse...

Oi Otávia, boa tarde! Adorei a receita, é simples e com certeza deliciosa!Moro em Fortaleza e aqui ainda estamos engatinhando nesse assunto. Estou com algumas dúvidas, será que me ajuda? Vi dois bolos na internet, tema: A Era do Gelo. Um tem a cobertura que dá à pasta a aparência de gelo e o outro bolo tem espalhados na pasta branca pedaços de um material, não sei se açucar(é azul e transparente, imita o vidro)derretido e pedrado. Gostaria de te enviar as fotos para vc ter uma idéia, como faço?

bjs

isabel disse...

Olá Otávia :)
Obrigada por nos ajudar partilhando mais uma receita de bolo para pasta americana!
Também já fiz o buttermilk com leite e limão e deu certo!
Um grande beijinho.

Ale Raucci disse...

Oi Otavia....bom sou novato nisso tudo mas seu blog é excelente...estava fuçando por aqui e achei-o....bom vou fazer um bolo para minha sobrinha de aniversário....peguei essa receita de pão de ló que vc sugere o ganache...e será que vc teria alguma receita de recheio de morango....todos aqui são fissurados em morangos....mas queria que a receita ficasse na cor vermelha tb...quero colocar um recheio de ganache e o outro de morango.
Obrigado

Roberta Granada disse...

Oi adoro teu blog , lindas dicas, visite meu blog http://agulhaetricot.blogspot.com e http://agulhaetricot.com, espero você, beijokas e boa semana.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Isabel! Que legal! Vou testar...
Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Jane! Eu vi sim, recebi suas fotos... Eu acho que o aspecto de pedra é açucar, um trabalho que se faz com o açucar derretido e moldado, quase como um caramelo. Eu nao sei fazer, é uma tecnica francesa. Procure na internet Pulled sugar, ou sucre tiree, ( eu acho )...
A outra foto eu acho que conseguimos um efeito bem parecido cobrindo a pasta com gel de confeiteiro tingido. Este gel vc compra pronto, e mistura corante em gel mesmo.
beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Roberta! O blog é lindo! Parabéns...

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ale! Obrigada!

Bom, se vc vai cobrir o bolo com pasta americana, vc nao deve usar morangos frescos, porque vai azedar. O que vc pode fazer é um pure de morangos, com pouco açúcar, bem cozido, e passar uma camada bekm fina, para nao escorrer. Vsi ficar muito bom com chocolate, mas nao vai aparecer, porque vai entrar na massa.... Outra idéia, que vai funcionar se sua sobrinha for criança, seria fazer um recheio tipo bicho de pé, sabe? ( leite condensado, com gelatina de morango, cozido. Vc pode usar um quick de morango também....)

Beijos e boa sorte

Mariana Vita disse...

Otávia, querida! muitas coisas pra te dizer:
priemiro, feliz ano novo, pois ainda é tempo! Segundo, parabéns pelo Guia Cake Design, arrasou!
E, pra não perder o costume, dúvida, rs:
seguinte: estou precisando fazer uma encomenda de cupcakes com aquela cobertura frosting, sabe? tipo "um sorvetinho" em cima. Como aqui o clima é quente, gostaria de saber se vc indica alguma receita que aguente sem derreter. será para um casamento e a massa é de limão.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Mariana! obrigada! feli ano novo para vc também...
E se vc fizesse um merengue bem firminho? Tipo um merengue italiano? Acho que fica ótimo, aguenta o calor e vc pode aromatizar com raspas de limão.
A cobertura tradicional é o buttercream, mas ele fica molinho com o calor.
beijos!

Mariana Vita disse...

Será? Vc acha que a receita tradicional dá conta ou mudaria algo pa ficar mais firme? mais açucar, por exemplo? Vou fazer a experiência e te conto!
bjs. Brigada!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi MAriana! Eu acho... Faria aquele merengue italiano que é cozido, sabe? Faça o teste.... Uma vez comi um cupcake que tinha esta cobertura e era divino! Sempre temos o glacê real, mas fica duro demais... Fica bonito mas nao fica gostoso. uma ultima idéia seria fazer uma ganache de chocolate branco, com bastante chocolate, para ficar bem firme.Também dá para colocar raspinhas de limão, mas não vai ficar branco e sim amarelado.
Me conta, tá?
Beijos

leni disse...

oi otavia vou esperimentar esta receita depois te falo ok...achei bem pratica bjusss

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Leni! Pode fazer que é ótima!

beijos

Katy Pinheiro disse...

Olá Otavia, suas dicas sao muito boas. Queria sua ajuda pra fazer um bolo de casamento, o recheio é de morango mas nao sei qual é a cobertura e massa ideal. Tbem queria saber se pode substituir a gordura hidrogenada pq ja procurei aqui na España mas nao encontro. Aguardo resposta. Obrigada.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Katy! Obrigada

Se vc quer algum substituto para a gordura na pasta americana, pode usar margarina de uso culinário que o resultado vai ser ok.
Como um bolo recheado com morangos deve ficar na geladeira para que as frutas nao azedem, sugiro uma cobertura que possa ficar na geladeira, e a pasta não deve ser gelada. Assim, eu faria ou um merengue bem firme, ou um buttercream ou creme de manteiga, que embora não faça muito sucesso por aqui, pode dar certo na Espanha!

beijos

Simone disse...

Fiz a receita de bolo para cobrir com pasta americana e o resultado foi maravilhoso!
Mas tenho uma dúvida: qual a quantidade necessária de pasta americana para cobrir os dois bolos dessa receita?
Obrigada!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Simone! Que bom!!!
Vai render um bolo pequeno. Eu acredito que entre 800g e 1 quilo, dependendo da altura, da espessura, etc...

beijos!

Corina disse...

Olá Otavia, boa tarde tudo bem?

Eu estou entrando no mundo dos bolos rs rs eu vi essa receita e queria saber se posso adicionar chocolate e recheio de brigadeiro, o q vc me sugere?

obrigada bjos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Corina!
Eu ainda não experimentei. Pode ser que fique bom, mas as vezes, pode ficar seco. Eu faria um teste substituindo uma parte da farinha ( 1/3 ou metade) por chocolate em pó de boa qualidade ( não use achocolatados).
Beijos!

Regina disse...

Oi Otávia!!! Eu só uso a sua receita "antiga" de pão-de-ló, que é perfeita e maravilhosa... Ainda não testei essa sua receita atual, mas comparando com a outra, qual delas vc prefere para cobrir com a pasta? Sua opinião é muito importante para mim, e garanto que é para todas nós visitantes assíduas do seu blog... Qual a diferença entre uma e outra receita para vc?....

Beijos, saúde e muuuuuito sucesso à você e a todos que vc ama...

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Regina!
Puxa, difícil... mas acho que eu ando preferindo esta última, salvo quando o cliente diz que quer pão de ló! Eu acho que esta é mais firme e mais fácil ainda de trabalhar, mas é uma questão de gosto. O pão de ló é maravilhoso, né??

beijos!

Mariana Vita disse...

Oi, Otávia, eu de novo! Olha, vou testar sua receita, mas me fala uma cisa? essa massa fica gostosa? eu sempre fiz massas amanteigadas e sempre recebo muitos elogios pelo sabor dos bolos e este é o motivo de eu não ter tentado um pão de ló ainda... fico achando que não será tão saboroso, sabe? mas vou me render e testar, porque quando faço bolo de andares, ando tendo problemas com o peso da massa. Então, te pergunto:
1- essa receita é firme para bolo de andares?
2- é saborosa? como faz de chocolate?
3- vc já usou emulsifcante? tenho usado e os bolos têm saído bem crescidos e retinhos, mas ele contribui para a massa ficar fofa e nao aguantar o peso da pasta?
tantas dúvidas...

Mariana Vita disse...

Ai, eu não aguento não perguntar, rs! É que eu tava vendo o bolo infantil e queria saber: qual o ponto que vc deixa o glacê pra conseguir escrever? tem que misturar água? vc usa o saquinho de papel manteiga?
:) brigada de novo!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Mariana!

Olha só, esta receita não é de pão de ló, ela é de bolo amanteigado também. Já postei uma receita de pao de ló, mas faz tempo.Procure pelos marcadores...
Como falei no corpo da postagem, eu amo esta receita! E tudo que eu posto é porque gostei e acho bacana. Experimente e veja se é do seu gosto!
Como vc deve ter visto nos comentários, ainda não fiz de chocolate. Eu acho que se vc substituir uma parte da farinha de trigo por chocolate em pó vai ficar ótimo. ( eu tentaria com 1/3)
Eu não uso nunca emulsificante em bolo. Acho que devemos restringir o uso de sunbstancias quimicas na comida o máximo possível. Assim, as massas e recheios, que as pessoas vão comer mesmo, eu procuro fazer com os ingredinetes frescos, e não colocar nada muito artificial. Sinceramente nunca nem testei uma receita com emulsificante, e não saberia te dizer como eles devem ficar...
Eu acho que os bolos de andares precisam de uma estrutura bem firme, para não dar problema. Vc está colocando os suportes?
Esta receita é ótima para bolos de andares.

beijos!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI MAriana!
Eu escrevo com o glacê no ponto normal mesmo... E vc pode usar saquinho de papel manteiga ou saco tradicional, e bico perle. eu vario, depende do que está mais à mão na hora.

beijos

Mariana Vita disse...

Obrigadaaaa! Tu, como sempre, muito gentil! Então... eu coloquei os suportem, sim. mas fiz de palito de churrasco, sabe? coloco 3 juntos, envolvo em papel filme e faço um suporte. E daí coloquei uns 10 ao redor e no centro... será que ainda assim não foi o bastante? aqui não encontro os suportes prontos. Já ouvi que pode ser cano de PVC, mas não é muito grosso? Eu vou testar a receita, sim! amanhã mesmo!
Bj e fica com Deus.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Mariana!

Eu já usei os palitos, mas eu colo bem junto com durex, dando várias voltas e apertando muito, antes de passar filme ou papel aluminio.
Eu nunca usei cano de pvc, porque me parece uma coisa suja...

beijos!

Telma disse...

Oi otávia, sou muito fã de suas dicas, tanto que já vou adotar esta receita de bolo para cobrir com pasta americana. Gostaria de saber como devo fazer com a receita para um bolo maior?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi telma!
Pode dobrar e triplicar a receita normalmente, que funciona super bem. Eu já fiz.

Beijos

Anabarquette disse...

Olá, Otavia, gostei muito do seu blog. Também faço bolos e estou começando agora nesta comunidade virtual de blogueiros. Talvez já tenhamos nos encontrado em algum congresso da nossa atividade, no Rio de Janeiro ou em São Paulo. Parabéns pelo seu trabalho. Quem sabe poderemos trocar idéias? Um abraço.
Ana Barquette

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ana!!! Que bom ver vc por aqui!!!. Nós nos encontramos no curso da Margaret, não foi??
Bem vinda ao blog! Fiz justamente para isso, para trocar idéias, comentários e informações.
Um super beijo e ótimos bolos!

Thays disse...

Olá Otavia, estou com o bolo no forno...rs
Usei vinagre de maçã, acha que tem algum problema?
Eu tenho uma receita de bolo de chocolate que leva leite com o limão, é ótimo, mas o leite fica com aspecto de talhado.
Com o vinagre não aconteceu isso.
Só o cheiro que mudou, achei parecido com coalhada..ou algo do tipo...
Vc bate a mistura de farinha na batedeira ou vai acrescentando aos poucos e mexendo com fouet?

helena cabral disse...

olá otavia sou fã do seu blog sou de portugal ,e tenho uma duvida será que posso subtituir a glucose não é facil de achar beijos de portugal .

Thays disse...

Otavia, o bolo ficou muito muito muito bom!!!!
Ficou bem fofinho tbm.
Acho que ficou mais fofo que meu pão de ló.

Será que se eu bater a farinha na batedeira ficará menos fofo?

Vc é maravilhosa.

Amooo seu blog.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Thays!

O leite com limão é mais ou menos a mesma coisa, né?
Acho que é assim mesmo, o aspecto de talahdo depende da quantidade de ácido. O meu leite com vinagre fica talhadinho sim... E o cheiro desaparece quando assa, não se preocupe.
Eu faço a alternacia de farinha e leite com a batedeira em velocidade baixa
Beijos!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Helena!
Dá uma olhada na coluna da esquerda da página principal do blog, chamada marcadores. Clique em "receitas", e veja a pasta de mel; é uma pasta muito boa, que não leva glucose.

beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Thays!! obrigada!!!!
E acabei de responder seu outro comentário... Eu sempre bato na batedeira,e gosto bastante do resultado. Me deu até curiosidade de bater na mão só para ver se fica ainda melhor...

beijos!

Thays disse...

Acabei de voltar da aula de confeitagem e tua receita fez o maior sucesso...rs
A galera adorou o bolo.
Ficou bom demais!!!
Vou fazer de novo semana que vem..
Vou bater na batedeira dessa vez...rs
TE conto depois.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Thays!
Que bom!!!

Faça sim, e depois me conte.
beijos

Thays disse...

Otavia, fiz o bolo batendo na batedeira a farinha.
Acho que gostei mais, pois a massa fica mais consistente e não tão fofa sabe?
MAs, fiquei super chateada esse fim de semana.
Fui fazer um bolo cm essa massa, mas precisava de 3 massas pois seriam duas camadas de recheio.
Com assadeira de 30cm.
Nem precisei abrir, pois a massa não cresceu tanto.
Ficou no tamanho ideal.
Porém o bolo desmoronou.
Não sei o que aconteceu.
Vc costuma abrir o bolo em partes finas e rechear várias vezes ou não?
Será que a massa ficuo tão fofa que quebrou?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Thays!!!! Como assim desmoronou???? Depois e coberto com a pasta?
Esta massa é super resistente, já fiz vários bolos decorados com ela, e sempre ficou ok. E fofo demais não é, porque também dá para cobrir massas do tipo pao de ló.
Por acaso ele "explodiu"pelas laterais? Se foi isso, pode ser excesso de recheio e recheio macio( mole ) demais. O recheio geralmente é o "culpado"
Se vc tiver feito algum tipo de escultura, pode ter desmoronado também pela falta de suporte. Me explica mais o que aconteceu...

Thays disse...

Então, eu fiz o bolo.. amei a massa neh.
Já tinha te comentado em outro msg. Enfim, td perfeito!!!
Deixei no aro da noite para o dia.
Bem cedinho fui cobrir com a pasta e as laterais do bolo quebraram.
Ele ficou um tanto estufado sim.
Mas, o recheio não tinha erro.
Foi doce de leite 40 min na pressão.
Estava super consistente.
Morro de medo de recheio muito molenga.
Mas esse não estava.
E qto a quantidade tbm não acho que foi demais...
Imagina um bolo de 30 cm de diametro com 10 de altura?
Coloquei duas latas de doce de leite como recheio.
Tu acha que foi muito?
Pq na hora que cortei a fatia, o recheio era bem pouquinho.
MAs, eu acho que bati tanto a manteiga com o açucar e depois os ovos que ele ficou bem fofo.
Mais fofo do que da outra vez sabe?
Ah, fiquei mega chateada pq quebrei o bolo.
Nem eu sei o que eu fiz?!?!?!
só sei que depois que coloquei a pasta ele desmoronou.
As laterais inteiras cederam.
MAs, eu não desisto. Amanhã farei de novo. Tenho aula de confeitagem e tenho que cobrir com glacÊ marmore, não pode ser com pasta. Eu acho bem pior, mas tem que ser assim.
Te conto como vai ficar.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Thays!
Tá com cara que estava muito molhado... Vc molhou? Eu ainda achoque a massa é ok, porque comigo fica firme. Acredito se quiser, eu cozinho o leite condensado e depois ainda dou um ponto nele na panela... ( pode ser que eu seja exagerada...kkkkk..)
Sabe uma coisa que eu acho que ajuda muito para dar tudo certo? Montar no aro, forrando com plastico antes. Vc fez assim? Eu pego o aro, alto, e forro com um saquinho de congelar alimentos bem grande, aberto. Dentro, eu alterno as camadas de massa e recheio. Coloco na geladeira, e na hora de tirar, facilita bastante.
Espero que tenha ajudado, e que seu proximo bolo fique bem bacana!!!

Thays disse...

Então nem molhei esse bolo.
á achei ele tão bom sem moçhar que acabei não molhando.
Mas hj testei tua receita de pão de lo com água e óleo que tu postou.
Achei a massa bem fimre sabe?
Mas esse acabei molahndo um pouco.
Mas, ficou bom demais.
Eu acho que a massa é ok tbm.
Acho que o erro foi meu...sei lá.. na hora de colocar a pasta...enfim, não sei.
Amanhã começo um curso de cake designer.. vamos ver o que vai dar...rs
Qto ao aro, eu tbm monto direto no aro, mas não envolvo com pl´stico.
Vou começar a fazer isso.
Acho que vai ajudar bastante.
Mais uma vez, muuuuuuuito obrigada.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Thays!

Que bom que vc vai fazer um curso... É sempre bom, para tirar dúvidas e pegar dicas... Depois me conta.

beijos!

Paulinha Lindinha disse...

Oi Otavia,
Estou reamente encantada com o seu trabalho, desde que encontrei o seu blog nao páro de visitá-lo.
Parabéns pelo seu dom de fazer tantas coisas belas!!!
Eu estou na Alemanha e quería muito fazer um bolo decorado e decidí tentar para o batismo do meu filhote o Dominik.
Mas eu tenho umas dúvidas, será que me ajuda?
*Eu queria saber se a receita deste bolo dá para uma forma de 28cm de diametro e 5 de altura?
E eu queria fazer um laço com pasta americana e entendí lendo no seu blog que é possível acrescentar cmc e a massa fica elástica para executar sem problemas, mas dá para acrescentar e já trabalhar com a massa, ou temos que deixá-la descansar?
E minha última pergunta é quanto ao buttermilk, aqui o temos, entao qual sería a quantidade necessária?
Olha, desculpa por tantas perguntas é que realmente queria muito que desse certo.
O meu orkut é Paula Beatriz Messnik, caso você queira dar uma olhadinha no pequenino, é que cancelei meu blog por falta de tempo.
Um beijo bem grande e desde já agradeço!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Paula! obrigada!

Eu acho que vc vai ter que fazer a receita duas vezes. Faça uma massa, asse, e depois faça outra. os bolos para serem cobertos com a pasta ficam mais bonitos mais altos...

Eu digo que o cmc faz a pasta americana ficar mais durinha e secar melhor, mas eu acho que não fica mais elástica... Na minha opinião, é melhor vc fazer a receita de massa elástica que postei aqui. Dá uma olhada, faz pouco tempo...
No caso do buttermilk, coloque exatamente a mesma quantidade que a receita pede de leite, ams exclua o vinagre.
Boa sorte!!!! beijos

Verônica disse...

Oi Otávia, primeiro tenho que te parabenizar pelo seu trabalho. É simplesmente maravilhoso!!!!!
Agora, vc não poderia fazer um vídeo mostrando como se faz esses bonequinhos tipo noivinhos? Como fazer para que braços, pernas, cabeça fiquem no lugar? Sei que são colados com CMC e ajuda de palitos, mas as vezes não consigo que eles fiquem no lugar!!! E o pescoço??? Como é difícil fazer o tal pescocinho...Também agradeceria se vc nos desse dicas dos rostos, se não for pedir demais!!!!
Namastê,

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Veronica!

Pois é, tenho vontade de fazer mais vídeos... Mas agora não está dando.
Outra idéia que tive foi fazer um passo a passo em fotos... Quem sabe??

beijocas!!!

Andrea Lima disse...

Oi amada
tudo bem
durmo e acordo pensando em você e suas receitas , que maravilhas
no ultimo sabado fiz o pao de ló que você postou e gostei muito deu tudo certinho ( sou daquelas que cumpri a receita certinha , meço tudo antes pra que nao dê nada errado ) só que aqui no Marnhao gostamos mas de bolo amanteigado por isso quero tentar fazer essa receita , so que tenho umas duvidas 375 g equivale a quantas xicaras?
350 g ?
outra coisa vi na receita que você diz pra colocar a receita em duas formas de 20 cm
entao posso colaocar a receita inteira em uma de 35 cm ?
beijos
Obrigada mesmo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Andrea! obrigada!
Pode colocar na de 35 sim, mas vai ficar baixinho... Esta massa não rende demais.
1 xícara padrão de farinha ( daquelas de medida) se não me engano, tem 120 g. e se for de açucar, acho que são 150. Dá uma pesquisada no google que vc vai achar... Estou viajando e não tenho como medir daqui...

Beijos

Andrea Lima disse...

Oi Otavia
essa sua receita é otima testei e aprovei .
coloquei na forma de 35 cm e ficou baixo entao resolvi fazer o bolo tres vezes e rechea-lo aí nao vai ser preciso corta- lo ao meio .
Beijos !
ah se não fosse muita audacia queria aprender a fazer aquele bonequinhos que você coloca em cima do bolo. Acho tão lindo !
será que em revistas consigo encontrar ?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Andrea! Que bom!!!

Eu acho que em livros e revistas vc consegue muitas informações úteis...Experimente!

BEijos

Andrea Lima disse...

Oi
Otavia

queria fazer três s pedidos :
o primeiro era uma receita de bolo de chocolate bem gostoso ,
e a calda como faço e como emprego no bolo ?
e como abrir a pasta americana para cobrir um bolo quadrado? , se o bolo for grande ?
beijos
sabado fiz um bolo coberto com pasta que ficou lindo , era da afilhada da minha irmã os convidados estavam pensando que nem era de verdade só de lindo que ficou , beijim

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Andrea! Que bom!!!

Veja a receita de pao de ló que postei aqui, ( receitas, na coluna de marcadores..). Substitua uma xícara de farinha por 1 'xicara de chocolate em pó. Fica uma massa bem suave, fofa mas firme o suficiente para cobrir
A calda eu faço só com água e açúcar. Umas 2 xícaras de água para 1 xícara de açúcar. Fervo, espero esfriar e uso.
O bolo quadrado segue o mesmo principio do redondo, mas assim que vc cobrir com a pasta deve ajustar os cantos primeiro, antes das laterais.

beijos

luciana e anaysa disse...

ola otavia adorei essa receita de massa, realmente mto gostosa e da pra comer sem precisar rechear o bolo, apenas para tomar um cafezinho feito na hora. O que aconteceu é que ela quebrou toda, estava morninha, sera que foi por isso? ou porque ela e mto fofa mesmo e o cuidado tem que ser dobrado?

obrigada beijos, adoro seu trabalho, nos mande mais videos.
AHH ESSE BOLO MARRON, É COM PASTA AMERICANA? tenho dificuldade em manusear a pasta, grave um video pra nós danos todas as dicas, de como colocar, de como colar os enfeites etc... obrigada novamente

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Luciana e Anaysa!

Este bolo foi coberto com pasta americana sim...

Realmente, tem que esperar esfriar para manusear, seguindo as instruções da receita...

Como falei, esta massa é ótima para cobrir com a pasta.

beijos

Marlene - por Marlene disse...

Olá Otavia! Gostaria de te agradecer por esse trabalho magnifico, e ,por todas essas dicas valiosas que nos dá! Gostaria tbm de pedir um conselho: vou fazer um bolo para minha filha(3 aninhos) e estou com duvida de que recheio fazer, e agradar a todos, e tbm gosto muito de bolo bem molhadinho mais as vezes acabo exagerando, como saber a quantidade certa para não deixa-lo muito molhado?
Muito obrigada e muitos e muitos bjos.

Anônimo disse...

Olá, tudo bem? Eu estou com dúvida. Vou fazer um bolo de chocolate recheado e cobrir com pasta americana e papel arroz por cima. A dúvida é: para ficar lisinho (reto) em cima, posso desenformar o bolo e deixar o lado de baixo por cima? Ou preciso virar novamente e deixar como estava na forma? Poderia me ajudar?Obrigada, Karina

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Marlene! Obrigada!

Esta pergunta é dificil... As vezes a gente molha demais mesmo. O que ajuda é a pratica. Eu nunca medi o quanto coloco... Uma dica é usar um pincel de confeitaria, que eu acho que ajuda a nos guiar de maneira a não colocar calda demais.
Eu acho que uma conbinação que agrada bastante as crianças é esta massa, com recheio de brigadeiro.

beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Karina! Pode sim... BEijos

Marlene - por Marlene disse...

Muito obrigada pela dica Otavia... muitos e muitos beijos e, como sempre, parabéns pelo belissímo trabalho!

emerson disse...

oi otavia.....
sou novo no pedaço e gostaria que vc me ajudace.gosto de cozinhar e quero aprender a mexer com esses bolos so que é meio complicado pra mim.E de por favor alguns conselhos pra mim e uma receita de bolo pequeno que va a pasta americana para eu trennar e quem sabe um dia consiguir ser explendido como vc.
me ajude.OBRIGADO VIU

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Marlene.... beijos!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Emerson,

bem vindo!

Leia os comentários e respostas dos posts, porque vc vai ver muitas dicas... Veja o "como fazer a pasta americana "e "como cobrir um bolo com pasta americana". As receitas vc acha no item receitas na coluna de marcadores da esquerda.

beijos!

Sandrinha disse...

Oi Otavia!

Acabei de fazer esse bolo... porém errei em algum ponto, usei a manteiga com 80% de lipideos, mais Otavia ficou com gorduroso o resultado e outra coisa eh que a massa ficou com aparencia de talhada quando bate os ovos no açucar e manteiga, eh assim mesmo? Digo antes de por o leite na parte de por os ovos ja tava talhado! e depois ate o fim ficou com essa aparencia. Mas eh tao gostoso, ele nao cresceu no meio ficou com formato estranho mais achei tao saboroso.
Bjuuu

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Sandrinha... Que coisa, isto nunca aconteceu comigo...
Vc colocou os ovos bem aos poucos, um a um? Se colocar tudo de uma vez talha mesmo. E a manteiga? não era light???
Faz de novo, pesando todos os ingredientes, porque ele dá certinho, e fica bem reto em cima....


Beijo!!!

Anônimo disse...

oi otavia tudo bem . preciso da sua ajuda eu fasso bolos com aquelas massas prontas e fica fofa de mais quebra com facilidade o k fasso beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Anonimo!

Vc já experimentou esperar de um dia para outro para cortar e rechear?

beijos

thais.prestes disse...

Oi Otávia!
Parabéns mesmo pelo seu trabalho!
Lindo demais!
Essa receita que vc passou, na forma de 20cm, faz um bolo de quantos kgs? Para quantas pessoas?
Aliás, se puder, tire essa dúvida: quer forma devo usar para fazer um bolo de 2 ou 3kg, por exemplo!
Obrigada por ser tão disponível às nossas dúvidas!
Bjao!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Thais!

O peso depende de n. coisas, como o recheio, a quantidade de recheio, se molha mais ou menos, etc... Esta receita eu divido em 2 formas de 20 cm de monto um bolo que serve 20 pessoas e tem aproximadamente 2 quilos. Se o bolo fosse para 30 p, vc usaria uma forma de 25, mas neste caso, teria que fazer a receita mais vezes.
beijos

Thais disse...

Muitoooooo obrigada pela respostas e dicas!
Super beijo!

luciana disse...

olá!
Essa massa de bolo pode ser assada em um tabuleiro retangular de quantos centimetros, por favor?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Luciana!

Duas de quinze, uma de 25.
Beijo

luciana disse...

Muito obrigada! Essa massa realmente é excelente!!!!!!!

Fique na Paz!
Beijos.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Luciana! Que bom!!!! Beijo!

TATAI disse...

olá otavia!! sou super fã do seu trabalho...

eu gostaria de saber se eu colocar essa receita numa forma de 30 cm/diametro... se fica altinho??? ou eu preciso dobrar a receita???

obrigada! bjossss

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Tatai!! Eu acho melhor dobrar a receita.... Ou pelo menos uma vez e meia.

beijos!

Anônimo disse...

Oi, Otávia! Sou nova por aqui, mas apaixonada por vc há muuuuito tempo! Uma dúvida: o que é melhor para colar a pasta americana no bolo? Doce de leite? Gl de confeiteiro? Minha professora falou em glacê real num ponto mais fluido, disse que fica perfeito para cobrir, que fica parecendo um bolo de isopor de tão retinho. Ainda não testei.. O que vc sugere? Um abraço, Ana

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ana!
Eu uso glacê real na maioria dos bolos, no ponto normal, o mesmo que uso para o acabamento na lateral do bolo.
Se o bolo for de chocolate, tenho usado muito a ganache, porque fica muito bom o acabamento.

Beijos!

thais disse...

Otavia
Vc poderia, por favor, nos ensinar como fazer o recheio de "brigadeiro" e o recheio "bem-casado"? Gostaria de fazer para o niver do meu filho, dia 7 de outubro.
Obrigada!! Sucesso!! Beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Thais! Obrigada pela sugestão! Beijos

Silvana disse...

Olá Otávia!
Gostária de saber se posso molhar este bolo com calda?
Pois faço bolos com pasta e não passo calda, pois tenho medo do bolo não suportar o peso da pasta. Gostaria de saber também, se não fica com cheiro de vinagre essa massa.
E um aro de 20 cm da pra quantas pessoas?
Obrigada!
Beijos!
P.s: Adorei seu blog está tirando várias dúvidas que tenho.
E se quiser transformar bolo branco em bolo de chocolate sem fazer muitas alterações na receita substitua de 10 a 20% de farinha de trigo por cacau em pó (foi o que vi na aula, ainda não fiz o teste).

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Silvana!
Eu molho com calda, porque acredito que o bolo fica mais saboroso. Apenas não exagere, porque se o bolo ficar muito úmido, há o risco do bolo deformar um pouco com a pasta.
Esta receita não fica com gosto de vinagre.
Obrigada pela sugestão do chocolate. Entretanto, não tenho certeza que funcionará aqui, porque uma amiga já testou e disse que não ficou bom.

Beijo!

Rozi disse...

Olá Otavia...estou com uma dúvida, gostaria que você me ajudasse...é que sempre faço bolos de encomendas, mais como são poucos, sempre faço um dia antes e recheio e no dia apenas cubro com a pasta americana, só q dessa vez gostaria de fazer o bolo e rechear 2 dias antes e guardar na geladeira e 1 dia antes do aniversário, gostaria de cobri-lo com a pasta,moro num lugar quente, será que não irá estragar? O recheio tou pensando em doce de leite ou brigadeiro, por favor me ajude...obg !!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Rozi,
Faça o seguinte: Asse o bolo dois dias antes, recheie como de costume e deixe na geladeira , bem coberto com filme plastico, mas sem a pasta americana. No dia, retire da geladeira, espere um pouco para que ele fique em temperatura ambiente, e cubra com a pasta. não se preocupe, usando os recheio que vc falou ( brigadeiro, doce de leite..) não tem problema.

beijo

CLAUDIA MARIA disse...

Ola! Otavia. Parabéns pelo sue trabalho. São lindos!!
Semprei gostri muito de confeitagem, mas sou pricipiante. Mas tem quem goste de meus bolos e pedem para eu fazer para fora (so faço para família), mas eu nao sei como cobrar. Ex. Uma amiga vai casar a filha e me pediu para fazer o bloco de treis andares, a foto parece cpm cobertura de marmore e treis babados de pasta americana.
Obrigada. Claudia/RJ.

CLAUDIA MARIA disse...

Fiz esse bolo ontem. É maravilhoso!!!!. Muito obrigada otavia por compartilhar conosco.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Claudia! Bom né? Beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Claudia!
Sem dúvida cobrar é dificil, mas como os preços dos materiais variam demais pelo Brasil, é mais difícil ainda que eu diga um preço.
Eu optei por não fazer bolos totalmente falsos, porque como eu vendo "bolo", pelo menos uma parte dele deve ser verdadeira. Assim, quando vou fazer um bolo com uma parte falsa, calculo o preço da parte verdadeira, e na parte falsa ponho o preço e dou um desconto por ser de isopor.
Uma dica para você fazer este cálculo é somar tudo o que vc gastar para fazer o bolo e multiplicar por 3,1, porque assim vc inclui gastos como energia, g;as, etc... Como estes bolos são muito trabalhosos,vc pode acrescentar alguma coisa mais pelas horas de trabalho.
Beijo!

Anônimo disse...

Oi Otavia
Gostaria de fazer mini bolos e cobrir com a massa americana, mas nao sei qual receita usar. Voce falou que devemos evitar colocar recheio em mini bolos. Poderia, por favor, indicar uma receita bem gostosa para mini bolos? Moro aqui na Inglaterra e nao queria aqueles bolos de frutas que sao deliciosos mas muito comuns por aqui. Queria uma receita com um gosto mais nosso.
Obrigada por compatilhar conosco tantas dicas. E desculpe a falta de acentuacao da minha maquina. Bjs
Maria Clara

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Maria Clara,

Dá uma olhada nos marcadores "receita" e "receitas", e procure uma receita de bolo de banana. Ela é ótima! Vc pode deixa-la mais rica, colocando nozes em pedaços. Fica muito bom!
Uma outra opção para mini bolos são os brownies, que com certeza vc deve ter receita: Para deixa-los brasileiros, acrescente castanha do Pará.

Beijo

Isis disse...

Meu nome é Isis, e é a primeira vez que escrevo, mas li de tudo um pouco aqui e amei. Já entendi que posso assar e rechear antes e guardar na geladeira, mas o meu caso é que o aniversário é no domingo e não vou ter tempo de cobrir com a pasta no domingo, e como o recheio é de morango fresco, com chocolate branco, quero saber se estraga se eu colocar de um dia para o outro já confeitado na geladeira, não tem bonequinhos, os desenhos vão ser feitos com glacê real igual eu vi no you tube http://www.youtube.com/watch?v=L2W7AbRKj38&feature=related achei lindo, mas é demorado então tenho que fazer antes, desde já obrigado!!!!

keila disse...

olá otávia adoro suas idéias e preciso de uma urgente...
adorei a receita de bolo para cobrir com pasta americana, porém estou com uma dúvida. preciso fazer um bolo de dois andares quadrado com pelo menos 5kg no total...
gostaria de saber quantas receitas eu deveria fazer para cada forma e que tamanho de forma usar para que o bolo fique alto... a e preciso encher a forma ou a massa cresce?
desde já agradeço a atençao e até mais.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Keila,
Obrigada!
Uma dica: O bolo, para ficar alto, com 10 cm de altura, nunca é assado em uma forma só, porque ele não assa bem... Sempre vc divide a massa em duas ou três assadeiras, e monta o bolo assado com o recheio em um aro alto.
Eu vendo por fatias, porque acho mais fácil calcular: para mim seria 50 fatias. Assim, poderia ser um andar de 30 cm de diametro( que se tiver 10 cm de altura serve 50 fatias) e outro falso de 20 em cima. Ou ainda um de 15 e outro de 25, ambos de verdade( daria um pouco menos).
Para vc ter uma idéia, para fazer um bolo de 20 fatias, eu uso 1 receita.
Beijo!

Anônimo disse...

Ola Otavia,
Obrigada pela sugestao. A receita parece otima mesmo. Vou testar e te digo alguma coisa. So nao sei se conseguirei encontrar a banana nanica por aqui. Bjs, Maria Clara

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Isis,
Desculpe a demora, só via agora e vc já deve ter feito o bolo...
Se vc não tem outra alternativa, ok. O que vai acontecer é que o bolo provavelmente ficará "suado"e a pasta bem mais mole. Pode acontecer também do glacê desandar um pouco, mas acho que nada que estrague demais o bolo. Minha dica é deixar o glacê o mais firme possível, para que não desande tanto.

beijo!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Maria Clara!
Não se preocupe, provavelmente é exatamente esta a banana que vc vai achar... Todas as vezes que vi banana para vender na Europa era naninca, porque esta variedade é produzida em grande escala e exportada para a Europa. Minha dica é comprar com antecedência e deixar que ela fique bem madura. Não precisa ficar preta, mas se ficar bem pintadinha, melhor. O sabor da massa é outro.
beijo

Anônimo disse...

Olá Otávia,pretendo fazer essa receita de bolo amanteigado, mas não encontrei a margarina, seria possível vc me indicar algumas por nome ou marca? estou anciosa para testar.aguardo respostas. Daiany.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Daiany,

A Qualy sem sal funciona, assim como margarinas de uso culinário.
Esta massa fica deliciosa feita com manteiga.

beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Daiany,

A Qualy sem sal funciona, assim como margarinas de uso culinário.
Esta massa fica deliciosa feita com manteiga.

beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Daiany,

A Qualy sem sal funciona, assim como margarinas de uso culinário.
Esta massa fica deliciosa feita com manteiga.

beijo

Anônimo disse...

Obrigada Otávia, estou louca para provar essa massa. Fiz o seu pão de ló e todos amaram a maciez e leveza da massa, bjos e obrigada por nos ajudar sempre....
Daiany

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Daiany! Obrigada!
Faça esta massa, ela é maravilhosa!!!


beijo

lili disse...

Oi, Otavia

PArabéns pelo blog e por seus bolos!!!Lindos!!

Me tire uma duvida..qual a altura de suas formas? Ou vc acerta a altura no aro de montagem, independente da altura das assadeiras?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Lili, vc acertou! Eu vejo a questão da altura do bolo na hora de montar. Assim, a altura das assadeiras não é um problema. Faço tanto com assadeiras de 7 como de 9 cm de altura. A dica é nunca encher demais, porque a massa não assa bem.

beijo

Doces Cris Hipólito disse...

Oi Otavia,

Estou começando agora a fazer bolos sob encomenda e a minha cunhada quer que eu faça um bolo falso para decorar a mesa do aniversário do filho dela, a minha dúvida é, quanto de pasta americana eu vou precisar para cobrir tudo, por exemplo: quanto de pasta eu uso num bolo de 40 cm e 10 cm de altura.
Vc tem idéias de decoração de bolo dos power ranger?

Obrigada

Adorei seu blog

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Cris,

Existem umas "tabelas" sobre o quanto de pasta usar, mas como eu já tive uns problemas com elas ( de acabar precisando de mais pasta) ainda não publiquei, porque não acho que seja certeza.... Acaba que no dia a dia pratica eu decido a olho, porque já estou com bastante pratica
Para um bolo deste tamanho eu teria à mão uns 3 quilos.

beijo

Doces Cris Hipólito disse...

Oi Otavia,
Obrigada pela ajuda.

Quanto tempo dura um bolo falso com pasta americana? Eu poderia decorar o bolo de isopor numa quarta sendo a festa no sábado?

Dá uma olhada no meu blog se vc quiser. http://doces-cristinahipolito.blogspot.com

bjos,
Cris

Anônimo disse...

Fiz essa receita ela é simplesmente MARAVILHOSAAAAAAA! Super fofinha e deliciosa, Bjos Otavia e obrigada por postar suas receitas e dicas...
Daiany

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Cris,

Pode sim, sem problemas.

beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Daiany!! Que bom que vc gostou!! Este livro é maravilhoso, se achar, compre
beijo!

Anônimo disse...

Otavia me desculpe não entendi o comentário. Qual livro?
Daiany

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Daiany, esta receita saiu de um livro, que comentei e coloquei o nome do post....Se vc ler o comentario que esta antes da receita, vi ver.

beijo!

Anônimo disse...

Me desculpe Otávia eu tinha lido mas não lembrava mais, acho que onde moro não tem esse livro, moro em Campina Grande,PB. Seria um enorme prazer ter esse livro,bjos...
Daiany

Anônimo disse...

Olá Otávia estou precisando de um HELP presciso fazer um bolo coberto com pasta americana essa semana para o batizado da minha subrinha-afilhada só que tem um problemão ela tem alergia a tudo o que é qualidade de leite, vc tem comome ajudar? Por favorme socorra!!! Obrigada, Daiany.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Daiany!

Desculpa pela demora!

Entre na coluna de marcadores e clique em receitas e receita, procure uma receita de bolo de banana, que nõa vai leite e é ótima.

beijO!

hellen disse...

Ola Otavia, moro na Nova zelandia e tenho que me virar no anoversarioo de minha filha, ja fiz alguns bolos com pasta americana que compro pronta por aqui. Gostaria de saber se nesse bolo posso rechea-lo com frutas... ou que tipo de recheio vc indica para cobrir com pasta americana... outra coisa eh que li em alguns blogs que eles colocam o bolo na geladeira antes de cobrir com a pasta, vc faz isso? posso fazer o bolo na noite anterior e cobrir com a pasta no outro dia... ou com quanto tempo de antecedencia posso fazer o bolo? como eu vou fazer tudo, brigadeiros, docinhos salgadinhos e bolo... to meio perdida no tempo e quanto e oque pode ser feito com antecedencia... me da um help please....

Bela disse...

Ola Otavia,tudobem comvoce?
queria lhe omntar que amei esta receita de bolo para ser cobrir com pa.essa foi a melhor d toda otras receitas que ja testei ,fiz numa forma redonda de 20x8 da wilton,alem macio fico alto o que eu exatamenti queria,tods amaram.muitbrigdo mesmo.ah quando eu for em sp pro ano quevem ,queria lhe conhecer se quizer e claro.bjssss
moique costa
Paramaribo/suriname

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Hellen!

Pode sim, vc vai ter que pensar na durabilidade do recheio. Se vc fizer uma ganache ( receita na coluna de marcadores), ele aguenta super bem 2 dias na geladeira.
As frutas podem estragar, especialmente porque depois de coberto o bolo não pode ficar na geladeira.
Recheios que usamos muito por aqui são brigadeiro, doce de leite, beijinho, doce de nozes...
Eu recheio o bolo, dentro do aro, e deixo na geladeira também, umas 5 horas, para que ele fique bem reto.
Vc sabia que pode fazer os brigadeiros uma semana antes e congelar? Umas 4 horas antes da festa vc só precisa retirar do freezer.
Beijo e boa festa!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Bela! Que bom!! Eu amo esta receita também!

Claro, me avisa!!!

beijo!!!

Anônimo disse...

Oi querida, tudo bem?
Fiz essa receita e rendeu-me um bolo de 20 cm diâmetro x 8 cm de altura. É assim mesmo? Estou precisando de um bolo de massa branca de 10 cm de altura...Será que fiz algo errado? Com quantos cm de altura costuma ficar quando vc faz? Pode me ajudar? Desde já grata. Abraços. Gigi

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Gigi, esta certo.Vc nunca vai assar um bolo com 10 cm de altura, porque provavelmente ele não vai crescer direito e a massa pode ficar crua. Vc assa vários bolos, e na montagem é que ele ganha 10 cm de altura, entendeu? Vc poderia colocar esta mesma receita em 5 formas e fazer vários bolos bem baixinhos, por exemplo...

beijo

Carol Fernandes disse...

Nossa...quanto comentário....hihihihi...!!!
Você faz toda a diferença no trato com as pessoas! Sou sua fãzona, incondicionalmente...hahaha...
Linda, escolhi essa receita e vou usar para o bolo de casamento que vou fazer! Já tenho uma receita boa tb, mas essa com manteiga acho que fica muito boa e como a noiva quer de massa branca penso que ela ficará mais saborosa que o pão de ló, que é a que normalmente faço, mas sempre de chocolate, pois acredite, até agora só me pediram bolo de chocolate...rsrsrs....
Depois que passar a correria, volto pra te contar!
Beijos no core!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Carol! Obrigadissima....

Esta massa é muito boa. Eu adoro!
Ela é mais saborosa que o pão de ló e tem a grande vantagem de já ser um pouco umida, vc não precisa molhar demais, o que no caso dos bolos que vão receber a pasta é fundamental.

Boa sorte!

beijo!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Carol! Obrigadissima....

Esta massa é muito boa. Eu adoro!
Ela é mais saborosa que o pão de ló e tem a grande vantagem de já ser um pouco umida, vc não precisa molhar demais, o que no caso dos bolos que vão receber a pasta é fundamental.

Boa sorte!

beijo!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Carol! Obrigadissima....

Esta massa é muito boa. Eu adoro!
Ela é mais saborosa que o pão de ló e tem a grande vantagem de já ser um pouco umida, vc não precisa molhar demais, o que no caso dos bolos que vão receber a pasta é fundamental.

Boa sorte!

beijo!

Carol Fernandes disse...

Olá querida, dei uma fugidinha aqui pra te contar que adorei a massa. Precisei fazer 3 receitas para uma forma de 35 x 10 e 1 receita para a de 25x10. Adorei! Agora hoje eu deixo a massa descansar, e recheio amanhã, gosto de fazer assim, pois percebo que fica bem melhor de trabalhar.
Obrigada querida!
Beijos!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Carol que bommmmm!!!!!!!!

Ela é muito boa mesmo.

beijo

lili disse...

Otavia!!ME de uma luz..rsrsr

Cobri um bolo falso na quarta-feira o dia estava umido, usei pasta da marca Arcolor ja tingidad e verde em cima uma bola também de isopor, depois de algumas horas do bolo ja pronto senti que estava melado,no sabado que era o dia da festa quando fui ver a lateral havia caido, porem neste dia estava um calor de mais de 30 graus, o que pode ter ocorrido??O bolo falso não teria que durar muito mais tempo?? No isopor só passei um pouco de gordura para fixar a massa.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Lili,

Eu sempre molho o isopor para colar a pasta. Não precisa molhar muito, só umedecer levemente.
A pasta em geral mela por excesso de umidade no local onde ela ficou, ou no ar mesmo. Se vc mora em algum lugar muito úmido, perto da praia, ou que esteja chovendo demais, isto pode acontecer...
Uma dica é usar um pouquinho de cmc misturado na pasta ( pitadinhas) pois ele deixa a pasta bem mais seca e resistente a umidade.
Outra dica boa, principalmente para bolos falsos, é misturar um pouco de pastilhagem na pasta americana ( uns 20%) porque ela deixa a pasta também um pouco mais resistente.
Por fim, se vc tiver um lugar com ar condicionado, é perfeito. O ar condicionado tira a umidade do ambiente.
beijo e boa sorte!!!

Patricia disse...

Oi Otavia
Seu blog eh excelente, Parabens!!
Moro nos eua, e estou testando receitas para o aniv da minha filha em maio.
Eu fiz a receita usando 2 sticks de manteiga (50% manteiga 50% margarina) 3 xic de far de trigo e 2 xic de acucar, os ovos e os demais ingredientes, assei em duas formas 9" 350F - Gostaria da sua opniao pq o bolo ficou "seco" e esfarelou um pouco, tbm nao sei o tempo certo do forno, acho q deixei passar uns 3 min...
Voce acha que usando a forma 8" daria mais certo? Qual o tempo de forno? Mais alguma dica ou sugestao?
Obrigada
Patricia

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Patricia! Obrigada!

O bolo ter assado demais sim, mas veja na receita, no finalzinho, a dica de cobrir com filme plastico. Eu não faço isso sempre, ams no caso deste bolo, faz diferença. Os autores falam em cobrir o bolo quente ainda... Vc espera esfirar um 10 minutos e depois embrulha o bolo inteiro com filme plastico. Eu recoemndo tirar do forno, esperar uns 10 minutos, desenformar, e depois cobrir.
Outra coisa: Se tinha muita massa na forma, pode ser que tenha demorado muito para assar e ressecou.

Beijo!

BOLOS e DOCES disse...

Otávia,adimiro muito o seu trabalho e acho fantástico as dicas que vc passa.Tbm faço bolos,sempre usei a massa de pão de ló,mas eu particularmente não gsoto muito,acho sem graça...pensava em fazer com massa amanteigada mas tinha receio,medo de que desmontasse..rss!Agora vendo a sua receita vou fazer,pois acredito que dará certo!
Qdo puder de uma espeiada no meu trabalho!
wwww.mariza-bolos.blogspot.com
bjo!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Mariza! Faz sim, vc vai adorar!

beijO!

Katty disse...

Fiz o bolo como vc ensinou, tirei do forno esperei 10 minutos e envolvi num filme plástico. Quando fui montar no aro, depois de frio, o bolo rachou todo, montei assim mesmo fazendo remendos, amanhã vou colocar a pasta americana será q vai colar? ou vou perder o bolo?
Amanhã é o aniversário da minha sobrinha e não tenho tempo pra fazer outro.

juliana amorim disse...

Oi Otavia, amei seu blog, parabéns pelo cuidado que tem com suas seguidoras....
Estou procurando cursos de bolo em pasta americana, moro em Sorocaba - SP, vc pode me indicar algum?
beijos
Juliana
www.brigadeiroecia.com.br

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Katty!

Que coisa, o meu não racha! Experimente fazer deixando esfriar um pouquinho mais.
Não se preocupe, nunca tive problema com bolos feitos com esta receita.
beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Juliana! Obrigada!

Eu fiz cursos com a MArcela Sanchez e sempre gostei muito.
Conheço bastante gente que adora os cursos da Flavia Millas também.

beijinho!

Lúcia disse...

Oi Otavia,
gostaria de saber se esta receita da para esculpir um bolo bolsa ou se preciso usar outra massa amanteigada.
Obrigada,
Bjs.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Lucia,

É possível, mas a massa fica bem fofinha, e dependendo do recheio pode ser mais dificil. Recebi uns comentarios de gente que achou que esta massa fica fofa....
Uma boa dica é deixar o bolo bem gelado antes de cortar, porque facilita muito.
Se vc tiver uma receita de bolo amanteigado denso, que já esteja acostumada, acho que vai ser mais fácil.

beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Kazuyo,
Eu aprendi que não podemos colocar recheios que correm o risco de azedar - como o abacaxi - já que o bolo não vai para a geladeira. Uma alternativa possível seria fazer uma espécie de geléia de abacaxi, ou seja, um doce com açúcar e bem cozido. Recomendo que vc teste antes, pois eu nunca fiz.
Beijo.

Anônimo disse...

OI Otavia, boa noite!!! ME tire mais duas duvidas, por favor!! Esse bolo vc tambem corta em camadas finas para montar, ou nao? A ultima duvida é: bolo chiffon e pão de ló são a mesma coisa ou não tem nada a ver!!
Queria ja agradecer pelo teu carinho e atenção, sempre!! Beijos e que Deus te abençõe
Kazuyo

Anônimo disse...

Oi Otavia, vou fazer de novo um comentario, mas se eu ja mandei antes, me desculpa!!! Gostaria de saber se esse bolo tambem e possivel rechear em varias camadas Finas ou como e amanteigado seria melhor com camadas mais largas de bolo? A outra duvida, e : queria saber se vc sabe a diferença entre bolo chiffon e pao de lo? Ou se e a mesma coisa? Beijos
kazuyo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Kazuyo,

Sim, corto em camadas para rechear.

Bolo chiffon leva muitos ovos, tal como pao de ló, mas em geral leva também um pouquinho de óleo, e nisto é diferente do pao de lo, que originalmente é feito com ovos açúcar e farinha.

beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Kazuyo, a resposta está acima...

A receita do blog que chama pao de ló na verdade é um chiffon, porque vai óleo. Inclusvie eu digo isto no texto da postagem.
Eu sempre faço camadas finas.

beijo!

Anônimo disse...

A TEMPOS EU ESTOU ENFRENTANDO ESTA DIFICULDADE DE BOLO MUITO FOFO, VOU ESPERIMENTAR SUA RECEITA, MAS TENHO UMA DUVIDA, QUANTO TEMPO POSSO DEIXAR O BOLO NA GELADEIRA PARA DEPOIS COBRIR COM A PASTA? BJS.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!
Faça sempre fresca, na vespera...Eu não tenho o costume de fazer com muita antecedência. Se vc precisar adiantar bastante, acho melhor congelar, mas embale bem, para que nao pegue cheiro. Deixe congelado por 3 semanas no maximo

Beijo

Marcelinho disse...

Excelente receita Otávia. Tinha tentado uma parecida da Colette Peters mas essa ficou realmente melhor.

Valeu e parabéns como sempre.

Marcelo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Marcelinho!

Acabei de responder seu outro comentario ( do pão de ló) e falei para vc ver esta receita...kkk...

Ela é boa, né?

Que bom que deu certo!

beijo

Rita blog disse...

Oi Otavia, adorei seus videos na internet. Vc além de explicar bem não se nega a ensinar o que sabe, seria bom se tivéssemos mais pessoas assim como vc. bjs

Claudia disse...

Olá Otávia! Parabéns pelo blog! Tirei muitas dúvidas,mas tenho outras.
O que gostaria de saber é se posso colorir esta massa, ou vai alterar a sua consistência e dificultar a cobertura com a pasta americana?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Claudia!

Eu já fiz isso, colocando corante em gel, e deu super certo: não mudou a consistência nem o sabor.

beijo

Vanessa Armond disse...

olá Otavia, seu blog é muuuito legal, faço bolos com pasta americana, mas só pra família, nada profissional pois amo tudo q se refere a cozinha, queria saber se vc pode me indicar um lugar q venda tabuleiro alto estou achando muito dificil achar! Qual altura de forma ideal p/ conseguir um bolo de 10 cm? Obrigada, Vanessa.

Janaita disse...

Maravilhosa essa sua massa!!!
Rende bem, é fácil e muito gostosa!!

Obrigada pela receita,

Janaita

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Vanessa,

Procure em lojas de artigos de confeitaria ou lojas de material para restaurantes. Em Sp, eu acho na Barradoce.
Na verdade, para fazer o bolo de 10 cm vc pode usar qualquer tamanho, porque o bolo é MONTADO para ficar com 10 cm de altura, alternando varias camadas de massa e recheio, entendeu? Inclusive, em geral nunca d;a certo tentar assar um bolo direto nesta altura, porque a massa não aguenta e antes que o bolo asse, o centro afunda.
Beijnho!

luciane disse...

oi otavia sou a luciane sempre vejo suas dicas estou começando agora e estou c uma dúvida posso molhar o bolo c uma mistura de leite e leite de coco ao invéz da calda de açúcar? ah!! o bolo é coberto c pasta americana mesmo.....outra coisa gostaria de saber se vc pode dar aula de domingo? mesmo q for individual....um abraço!!!! obrigada luciane

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Luciane,

Eu acho que bolo molhado com leite de coco tem que fica na geladeira. Eu tenho medo do leite de coco azedar, entendeu? Como o bolo coberto com pasta fica fora da geladeira, acho muito arriscado. Fora que interfere muito no sabor da massa.
Prefira calda de açúcar.

beijo!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Janaita! Que bom que vc fez! eu amo esta receita...

beijo

Jojo disse...

OI Otavia, vc teria uma versão dessa massa com chocolate?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Jojo,

Eu ainda não testei esta massa com chocolate. Acredito que se vc tirar uma parte da farinha e colocar chocolate em pó ou cacau, pode ser que fique bom. Porém, se não me engano, alguém já fez isso e não ficou bom... ( dá uma olhada nos comentários...)
Eu tentaria primeiro com uma pequena quantidade de cacau.

beijo!

Anônimo disse...

oi , estou encantada com se blog, é mt bom estalouca atrz de uma receita k nao fosse pão de lo, e essa paresse ótima, so tive duvida na manteiga, a margarina tudo bem , e a manteiga é com sal ou sem sal????obrigada e bjssssssss vou te acompanhar sem pre.

Anônimo disse...

ah!! meu nome é victoria

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Victoria, obrigada!

Sem sal sempre!!!!

beijo

Nathalia Camargo disse...

Ola,

Gostaria de saber quantas Ml tem sua xicara, pois tem confeiteiros que usam de 240ml e tem os que usam de 200ml. Bjoss

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Nathalia,

Agora vc me pegou....Uso a xicara de medida mesmo, que acredito que tenha 240 ml

beijo

alessandra cardoso disse...

Ola queira Otávia queria agradecer pela receita do bolo que leva vinagre este é ótimo melhor receita que já fiz eu já o fiz com chocolate , amêndoas, laranja ,coco, e em todas ficou maravilhoso.vai uma dica. se ralar uma maças para a massa no final e e misturar o bolo fica molhadinho e quase nem que precisa regar. experimente pois a maça desfaz e n se vê nem se sente mas umedece o bolo.fica maravilhoso. escrevo de Portugal e sou sua fá.bjk e mt obrigada. se puderes ver minha pagina no facebook e deixar la seu comentário ficaria mt feliz pois estou no comecinho mas amo muito o que faço. amor de bolo facebook.alessandra cardoso.obrigada

Chocolates & Artes disse...

Oi Otávia, tenho tantas dúvidas que nem sei por onde começar, estou treinando para fazer meu primeiro bolo oficial de pasta americana, estava procurando a melhor receita e achei seu blog. Vou testar primeiro com um pequeno lógico.Primeira dúvida será uma festa para 100 pessoas e queria um bolo de 2 andares, quais seriam os tamanhos? Qual a quantidade média de pasta precisarei? e posso cobri-lo na sexta sendo que a festa é no sábado? Qual o melhor recheio para eu não correr risco de que fique mole? ufa, acho que é isso, Obrigada!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Querida!
Para 100 pessoas, e dois andares, você pode fazer um bolo de 35 de diâmetro e outro de 25, mas acho que é muito bolo. Sinceramente, se você nunca cobriu um bolo de pasta, eu recomendaria fazer um bolo de verdade embaixo e um bolo falso, de isopor em cima. isto porque se os dois bolos forem de verdade, vc tem que estaquear o bolo de baixo, e prestar bastante atenção quando for fazer, para não ficar torto ou cair... Se você fizer um bolo de 35 cm de diâmetro, com 10 cm de altura, vai servir bem umas 80 pessoas, e acho um bom numero para 100 convidados. A quantidade de pasta depende da espessura que vc for usar.E é sempre bom ter mais pasta a mão... Para estes dois andares, mais a tábua, eu teria pelo menos uns 3.5 quilos de pasta. Use recheio de ganache de chocolate ao leite, ( para cada 100 g de creme de leite, 200 gramas de chocolate em barra... veja o post que já fiz sobre isso...) não tem como errar o ponto! E pode cobrir sexta sim, porque este recheio não estraga de um dia para outro. beijo e boa sorte!!!!!

Patricia Pinna disse...

Oi, td bem. seus bolos são lindos e suas receitas já me ajudaram muito . Se possivel queria que vc me respondesse uma coisa, vc tem uma receita de massa de bolo de chocolate para cobrir com pasta americana? te agradeço bjssss

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Patricia, obrigada!

Eu indico sempre fazer a receita de pão de ló que está no blog, mas substituindo uma das xícaras de farinha por uma xícara de chocolate em pó.. Fica ótimo!
Beijo

Lucas henrique disse...

Quais livros em portugues e ingles vc ver de bolos decorados

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Lucas!

Em portugues, tem o meu!!! Acabei de lançar um livro chamado Doce Brasil bem Bolado, com bolos inspirados na cultura brasileira, e escrito em parceria com a chef Morena Leite. No livro fiz um caderno de dicas tecnicas que explica muita coisa. Também vc encontra em portugues dois ivros da Peggy Porschen, bolos Romanticos e Cake Chic, ambos com muitas dicas ótimas. Eu fiz a revisão técnica dos textos.
Em ingles, eu adoro todos os livros da Debbie Brown, Maisie Parrish, e da Elisa Strauss, da Confetti Cakes. Todos tem dicas muito boas de decoração, e também de montagem e receitas.
Há muitos outros, como so da LIndy Smith, Colette Peters, e tambem o livro da MArgaret Braun.

beijO!

Lembrançinhas by Marli disse...

Oi,Otávia!
Eu adoro o seu blog!!...Eu estou iniciando o bolo de pasta americana,mas estou com duvidas de como faz pra prensar o bolo e os tipos de recheios e coberturas que combinam.Voce pode me ajudar??

meu email: lembrancinhasinfantil@gmail.com
bjs
Marli

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi MArli, tudo bem?Que bacana! Boa sorte!

Procure massas saborosas e recheios que não precisem ficar na geladeira para endurecer, nem para manter o ponto...
Ganaches são ótimas para começar!
Eu Não tenho colocado peso em cima do bolo, acho que não precisa.

Boa sorte!

Lidia disse...

Obrigada pela receita. Gostaria de saber se posso adicional coco ralado nesse bolo? Vou cobri-lo com pasta americana e sei que leite de coco nao posso usar. Pretendo decorar o bolo na Quinta pra servir no Sabado. Voce acha que vou ter problemas? Muito obrigada com antecedência. Bjs
Lidia

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Lidia,

Eu acho ok! Coloque coco seco ralado, que já contem conservante. Uma dica é acrescentar umas 3 colheres de água quente ao coco, mexer bem, para hidratar um pouco, e depois adicionar ao bolo.
Use uma calda neutra para umedecer, e preste atenção no recheio, não use nada perecivel.( pode ser brigadeiro, doce de leite, ganache...).
Boa sorte!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Lidia,

Eu acho ok! Coloque coco seco ralado, que já contem conservante. Uma dica é acrescentar umas 3 colheres de água quente ao coco, mexer bem, para hidratar um pouco, e depois adicionar ao bolo.
Use uma calda neutra para umedecer, e preste atenção no recheio, não use nada perecivel.( pode ser brigadeiro, doce de leite, ganache...).
Boa sorte!