sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Receita de Massa elástica para Decoração de Bolos



A massa elástica é muito usada na decoração de bolos. Ela é fundamental para flores, laços, babados e qualquer motivo que precise de leveza, pois pode ser aberta em camadas bem finas sem rasgar.O laço da foto foi feito com ela. Uma característica importante desta pasta é a resistência à umidade, um pouco maior do que a da pasta americana.
Atualmente existem a venda massas prontas. Inclusive, os fabricantes colocaram à nossa disposição pastas para flores e para tecido, com caracteristicas diferentes, com o objetivo de atender os usos mais comuns da massa elástica.
Na minha opinião, a pasta pronta é muito boa, tem qualidade superior e atualmente prefiro comprar pronta. A receita que conheço utiliza clara de ovo crua, e este é mais um motivo que me leva a preferir comprar pronta.
De qualquer forma, como esta pasta é usada para detalhes, acredito que o ovo cru não deve ser um grande problema, e segue a receita, como sugestão para quem não consegue encontrar as pastas industrializadas. Ela me foi dada faz bastante tempo, em um curso de decoração de bolos.

130 g de açúcar comum; 80 ml de água; 1 colher de sopa de gelatina; 25 ml de água; 5 colheres de sopa de gordura vegetal; 2 colheres de sopa de glucose; 200g de açúcar impalpável; 2 colheres de sopa de CMC; 2 claras de ovo

Com o açúcar comum e os 80 ml de água prepare uma calda em ponto de fio fraco. Hidrate e dissolva a gelatina nos 25 ml de água, e junte a calda. Acrescente a gordura, a glucose, o açúcar impalpável peneirado com o CMC e as claras. Misture tudo bem, e deixe descansar 24 horas. Na hora de usar, acrescente açucar impalpável até dar o ponto ( ficar elástica e não grudar nas mãos).

88 comentários:

Sandra Peres disse...

Eu também gosto de trabalhar com a pronta, já ví algumas receitas que utilizam a clara de ovo em pó, ou o pó de merengue que acredito que tem albumina (clara).

Só não sei a proporção exata, porque sempre compro pronta.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Sandra! Boa dica!
Uma vez vi que para a clara de ovo em pó sempre devemos reconstituir com água, na proporção do fabricante, e dai usar normalmente.... Agora, o pó de merengue eu já não sei, porque tem açucar.

Beijo!

Estripulia disse...

Amigaaaaaaaaaa!!!
Lindo bolo! Pra variar, chiquetééézimo.
Parabéns.
Beijão

Ana Maria disse...

Parabéns pela obras de arte em bolos. Admiro demais quem sabe essa arte. Sucesso.

Marly disse...

Olá, Otávia,

Que lindo o seu trabalho, parabéns!
Devo voltar depois para ver mais.

Beijão e bom fim de semana (o que ainda resta dele!)

ana paula disse...

olá Otavia, adorei a dica!
mas nao tenho a minima ideia do que e CMC , o que e isso?
eu moro no Canadá e utilizo Meringue Power no lugar de clara de ovo, funciona com esta receita?
beijos Obrigada

K' delícias disse...

Amei seu blog! Amei tudo! Parabéns seu trabalho é impecável. bjinhu = )

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Marcia,
obrigada! É uma idéia ótima para homens...
Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ana Maria!
Obrigada!!!
Beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Marly! obrigada! VEnha sempre visitar o blog.

Ana, obrigada! Eu acho que deve funcionar. Talvez seja interessante testar para chegar na quantidade certa, que eu não faço idéia...


Beijos a todas!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi K´delícias! Obrigada! Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Ana Paula, desculpa!!! Esqueci de te responder...
CMC é Carboximetilcelulose, um ingrediente que é uma goma de origem vegetal e que serve como espessante, e também secante.Neste caso, ele é o responsável por deixar a massa elástica.

Beijos

isabel disse...

Mais uma belíssima obra de arte da Otavia e uma partilha tão generosa da sua parte e como sempre, muito útil!
Obrigada Otavia, beijinho.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Isabel! Obrigada!!

Beijos

Arleide disse...

Ola Otavia, que maravilha...parabens.
Fiz a receita da pasta americana de mel, ja que aonde eu moro, nao ha glicose e nem gordura vegetal. Sera que posso substituir tambem nesta receita a glicose e a gordura? E como fazer os lacos, tentei com a pasta americana, mas nao conseguir. E este detalhe do bolo. Ha outros videos seu? Desde de ja muito obrigada e parabens nao so pelos bolos e tudo que voce faz, mas tambem por compartilhar com todos. Sucesso, sucesso...beijos.

Feldmann's Bolos e Doces disse...

Parabéns mais uma vez Otávia! E obrigada pelas receitinhas ;) bjoo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi! De nada!! Beijos!!!

Thays disse...

Olá Otávia, parabéns pelo blog!!!
Qdo devo usar a gordura vegetal na questão da massa elástica?
Eu passo na mãos apenas ou na própria massa.
Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Thays! obrigada!

A gordura vc usa passando bem pouquinho na bancada em que for abrir a massa.

beijos

Zininha disse...

Belíssima arte...e gostosa!

Beijos...parabéns pelo talento...

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Zininha! obrigada

beijos

Cristiane Oliveira disse...

Olá Otavia, virei boleira da família e isso me trouxe ate seu blog.Já está em meus favoritos. Preciso de uma ajuda, tenho uma receita de cobertura que fica muito mole e não sei o que faço pra deixa-la mais homogênea.
1 lt leite cond., 1 lt creme de leite. 10 col. leite em pó, 4 de açúcar e 200 gmr de manteiga. Enquanto ta gelada ótimo, mas basta tirar pra cobrir o bolo e desanda. Vc pode me ajudra?

bjs.

Mara Fernandes disse...

Oi Otávia!
Parabéns pelo bolo, ta lindinho!
nem preciso dizer que sou sua fã,hehehe!
Me tira uma dúvida?
a qntidade do corante colocada na pasta americana influencia na sua textura, depois de pronta fik mais úmida?
Eu fiz uns mini bolos na e coloquei corante na água, na hora do preparo e depis acrescentei mais diretamente na massa até dá a tonalidade que eu qria, também coloquei clicerina liquida, depois de pronta, qndo fui cubrir os bolos, ficou uma textura brilhosa, mas ficou úmida, tipo derretendo, mas depois de um tempo no ar, ficou normal, mas se tirasse do ar, umidecia o q achas q aconteceu?
Tem uma qntidade x de corante pra uma massa de 250ml de água?
bjoks...

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Cristiane!
Este creme so funciona gelado por causa da manteiga. Ela é dura enquanto gelada... Pense no que acontece quando vc deixa um tablete de manteiga umas 3 horas fora da geladeira...
para decorar os bolos com pasta, que não ficam depois de prontos na geladeira, sugiro uma ganache de chocolate ao leite ou meio amargo( a receita está em receitas, na colluna de marcadores...) ela são bem estáveis e firmes mesmo em temperatura ambiente.
Vc pode fazer uma experiencia com o seu creme também, mas cozido, e sem tanta manteiga. Eu faria um teste colocando 5 colheres de leite em pó e 2 de manteiga. Cozinhe em fogo brando até ficar firme. .. Acho que pode dar certo....
beijos!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Mara!
Não existe esta quantidade "x" Vc coloca até obter o tom desejado.
A primeira dica é que colocamos o corante diretamente na pasta pronta, depois de sovada.E glicerina só usamos em climas extremamente secos... Esta época do ano, só se vc morar no Nordeste, em algum lugar seco meeeeesmo.... Porque se não a pasta fica mole demais.

beijos!

Paulo disse...

Muito bom mesmo. Agora eu gostaria de tirar um dúvida com você se for possível. Eu trabalho com bolos, há pouco tempo, e gostaria de saber como eu posso fazer aquela cobertura, que dá um efeito espelhado! É um trabalho muito bonito, e me interessou muito, mas não consegui muita coisa na internet! Você poderia me ajudar? Desde já muito obrigado. Paulo

Mara Fernandes disse...

Hummmmm, obrigada Otávia.
Qnto a clicerina, tava usando sim, moro em Manaus, pense num lugarzinho quente, mas agora estamos no inverno, deu uma esfriada, então naum to usando, mas só tive problema com massa mole dessa vez.
Obrigadinha pelas dicas.
Bjoks...

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Paulo!

Se for o que eu estou pensando, vc consegue um efeito bem bonito passando gel de brilho em cima de uma superfície coberta com pasta. fica parecendo que está molhado...

Bjs

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Mara!

Eu acho que em Manaus vc nem deve pensar em usar glicerina... É muito úmido por aí....

Beijos!

Cristiane Oliveira disse...

Obrigada Otavia.

Arleide disse...

Oi, Otavia.
Tenho uma duvida, posso usar glicose em po? E tambem queria saber sobre a massa elastica, vi que voce usa arcolor e da Marcela, quais da duas voce indica, eu moro na Alemanha nao tenho como encontrar o cmc, tem algo que pode substituir?
Uma semana maravilhosa, obrigada.
Beijos.

Arleide disse...

Oi Otavia,
voce poderia me dizer se posso usar glicose em po? Tambem queria saber sobre a massa elastica, voce usa MArcela Sanches e Arcolor e isto? Voce tb poderia me indicar uma revista que ensine a fazer bonecos e flores com acucar, tenho procurado na net mas nao acho. Como tenho uma amiga que esta vindo do Brasil, posso pedir a ela que me traga.
Obrigada e uma otima semana pra voce.
Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Arleide! obrigada!

Eu acredito que deve dar certo com a glucose em pó, mas nunca usei. O que diz a embalagem? manda diluir antes de usar ( em água)?

No exterior é muito mais comum encontrar uma goma chamada Tylose. Veja se tem por aí... Ela tem a mesma função e é um pouquinho mais forte. Dizem que é até melhor que o cmc, mas no Brasil não se acha, e é caríssimo.

beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Arleide: Eu prefiro a pasta de flores da Arcolor.
A Marcela Sanchez editou uns 3 números da revista dela no ano passado e são todos excelentes. Nas bancas é dificil de achar, mas já vi na Barradoce em Moema, ( Sao paulo) e acredito que dê para comprar pelo site dela: www.marcelasanchez.com

beijos

Anônimo disse...

oi otavia,obrigada pela ajuda mesmo que vc nao me conheçe mas estou fazendo o bolo de minha filha olhando seus videos,ja fiz o primeiro bolo do dia dos namorados(14/02 data que comemora aqui na italia) fiz de minha cabeça,comprei a pasta americana ai no brasil,e agora aprendi com vc como montar o bolo de dois andare,obrigada e beijos
maryarraialbrasil@hotmail.com
orkut marilsa(gu)

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Que ótimo! parabéns!!! Beijos

Andrea disse...

Olá Otávia,

Sempre acompanho o seu blog e sigo vc no twitter também.
Queria tirar uma dúvida. Eu trabalho com cupcakes e queria saber se posso aplicar uma modelagem de pasta americana em cima de uma cobertura cremosa. Se puder vc poderia me indicar em qual cobertura?
Obrigada e bjs
Andrea
andrea.janaina@gmail.com

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Andrea!

Pode sim! Eu sempre cubro meus bolos com a pasta americana, mas muitas leitoras já mandaram comentários neste sentido e todas que testaram tiveram sucesso...Sei que dá para colocar peças de pasta em cima de chantilly e meregue, por exemplo. E acredito que na ganache também.

beijos!

nila disse...

Primeio lugar parabens por vc ter a ideia de compartilhar sua arte com todos,pessoas como vc serao sempre muito abencoada,pq poucos tem condicoes financeiras para fazer cursos ,e as vezes fazem bolos maravilhos mais nao sabem decorar e vc da esta opurtunidade linda,mais uma vez parabens q seus bolos facam muito sucesso e q sua vida seje muito iluminada.Morro nos Estados Unidos ha 8 anos sou apaixonada com tudo q se diz decoracao mais te conveso q nao sei fazer um bolo q tenha um receio gostoso,estava na net pesquisando decoracao e encontrei vc ,adorei te achar vou estar sempre seguindo seus videos um grande abraco.Marcionilia...meu email, nila.777@hotmail.com.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Nila! obrigada Venha sempre dar uma olhadinha no blog!
beijos

Paulinha Lindinha disse...

Oi Otávia!!
Olha eu aqui de novo!! Estou viciada no seu blog!!
Eu tenho uma pergunta: Qual a quantidade de massa americana para cobrir um bolo de 28 cm de diametro e 10 cm de altura?
De acordo com a receita do seu blog?
Contando que eu nao tenho a menor experiência. Quero tentar para o batismo do meu filhote.
Outra dúvida é se posso regar o bolo com borrifador de água, porque o regador eu já procurei tudo aqui na alemanha e nao acho.
Tenho que novamente te elogiar e dizer que li o seu blog quase todo e aprendí muita coisa mesmo!! Fora que com as suas dicas eu pude achar os produtos equivalentes aqui.
Um beijo bem grande e aguardo resposta.
Beijos!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Paula!

A receita de pasta americana do blog é grande. Se vc fizesse meia, daria, ams como vc disse que nunca fez, e como dividir a receita requer mais pratica, faça inteira, coloque um pouco do açucar e divida o "creme"em dois. Guarde uma parte em um pote hermetico na geladeira e na restante, acrescente açucar até dar o ponto.
Vc pode molhar como quiser... Eu uso um colher de sopa, e vou bem aos pouquinhos, para vc ter uma idéia...

beijos

Dani Zaraya disse...

Oi Otávia, tudo bem?
Eu tô precisando, de novo, de uma ajudinha sua... vou fazer um laço como o seu (bolo deste post) e gostaria de saber o que vc usa para colocar no meio dele... para deixá-lo no formato certo...e ainda, com quanta antecedência posso fazer. A festa será no sábado, pretendo fazer o bolo na quinta, deixá-lo na geladeira até sexta a noite e decorá-lo (com pasta americana) no sábado de manhã... o que vc acha? Obrigada, bjs.
Dani Zaraya

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Dani!

Vc faz a tira e deixa secar de lado, mantendo o volume, entendeu?
Outra coisa, a festa é sabado a noite? O recheio é do que? Se for uma ganache ou doce de leite, porque vc não decora na sexta a noite e sábado de manhã? Ele vai ter mais tempo de secar.
Beijo

II ... I want Candy ... II disse...

ola...td bem???
sou muito leigo nesse lance de decoracao de bolo, gosto muito e virei fa do seu trabalho...moro na australia e estou comecando um curso de bolo etc, eu gostaria de saber o q eh esse tal de CMC???
se vc puder me responder por email, ficaria muito grato...
rs_sanches@yahoo.com.br

muito obrigado!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi!!!
CMC é carboximetilcelulose, um ingrediente que é espessante e também ajuda a pasta a secar mais rápido. Também serve para fazer cola comestivel.
O cmc também ajuda a dar elasticidade a massa elastica.

Abraços

Otavia

Fafá Arts disse...

Olá Otávia, não sou especialista em decoração de bolos, mas, estou me interessando em fazer flores de pasta elástica. Fiz a sua receita e deu muito certo e tb já usei a pronta da Arcolor que é ótima. As minhas dúvidas a princípio são: Que espessuara de arame devo usar para colocar as flores e qual a melhor forma de armazenar essas flores depois de secas? Qual a melhor marca de corante em pó para pintá-las quando confeccionamos as flores e folhas com a pasta ao natural? Bom, agora que já abusei demais quero parabenizá-la pela forma simples - de fácil entendimento - e simpática com que trata todas as questões e dúvidas dos seus seguidores no blog, bem como pela sua competência. Desde já gradeço.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Fafá!
Obrigada!
O arame depende da peça. O miolo da rosa eu uso um bem grosso, tipo n. 18.
Já para petalas e folhas,eu prefiro um arame 26, que é bem mais fino. O problema de usar um grosso para as petalas é que vc teria que deixar muito grossa, e fica feio.
Para tingir, vc precisa ter muitos corantes em pó. se a flor for de cor escura, vcpode já tingir a pasta, com corante em gel, de algum tom mais claro que o resultado final. A Mago tem um verde e rosa lindos, em gel, que uso muito. Eu uso muitos corantes em pó importados, comprados em viagem. Muitas vezes, vc tem que misturar tons para ficar natural. É importante deixar a flro secar para dar este acabamento.

Beijos!

Andrea Lima disse...

Oi
tô ficando boa nas flores Otavia !
só que continuo com duvidas
la vai eu
quando você fz a receita coloca a gordura a gelatina a glucose junto com a calda no fogo ou fora do fogo ? banho maria ou diretamente no fogo ?
você tem um bolo com margaridas ( casamento) como chama essa formimha que corta esse tipo de flor nao tô conseguindo comprar aqui em minha cidade ?
beijos
Minha querida professora Otavia !

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Andrea!

Fora do fogo! Inclusive, eu espero a calda esfriar uns 5 minutinhos.

As margaridas eu fiz pétala por pétala, com um cortador que era de margarida, porque tinha que ficar igual à uma referência que a cliente tinha gostado. Mas acho que se vc usar um cortador de margarida, deve funcionar.
Beijo

Daniela Brito disse...

Olá!
Gostaria de obter informações sobre curso de mini-bolo, valor do curso, duração, local das aulas.
Meu e-mail é danielajab@hotmail.com
Obrigada

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Daniela!
Eu dou algumas aulas e sempre que for acontecer, coloco um aviso no blog:www.otavia.blogspot.com

beijo

Anônimo disse...

Oi Otavia!
Quero parabenizar pelo blog, e saber se vc pode indicar lojas na 25 que vendem artigos para confeitaria.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Anonimo!

A Camicado tem algumas coisas, e perto da 25 tema rua Paula Souza, onde fica a Central do Sabor, que é ótima.

Anônimo disse...

OLÁ OTÁVIA, SOU SUA FÃ.
ESTOU COM PROBLEMA COM A MINHA PASTA AMERICA NO BOLO CENOGRÁFICO. TÁ DERRETENDO TUDO. O QUE FAÇO?
MORO EM UMA CIDADE MUITO ÚMIDA.BJKS
ANGELA

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Angela!
Coloque CMC na pasta americana, que deixa ela mais resistente a umidade. Se alguem for comer, coloque apenas uma pitadinha, porque ele torna a pasta muito dura.
Se vc tiver um local com ar condicionado, melhor ainda, porque ele deixa o ar mais seco.
beijo

sandra patricia disse...

gostaria de saber se posso guardar o bolo ja pronto de massa americana na jeladeira.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Sandra!
Não pode. A pasta pega umidade da geladeira e a decoração não fica bonita...

beijo

Gisele Gentil disse...

Oi Otavia, tudo bem?

Sempre acompanho seu blog e videos no You Tube!

Estou com algumas dúvidas. Para fazer personagens 3D para decoracao é melhor se eu utilizar a massa elastica? Se eu adicionar CMC na pasta americana funciona?

E outra coisa, eu utilizo corante liquido para colorir a pasta americana mas as vezes fica muito mole. Vc poderia me explicar como utilizar os corantes liquidos, em gel e em pó??

Super obrigada e parabens pelo talento!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Gisele,
Obrigada!
Eu modelo meus bonequinhos com pasta americana, em geral com umas pitadas de cmc. Acho a massa elástica muito dura.
Para tingir as pastas é sempre melhor usar o corante em gel, pois ele não faz com que a pasta desande tanto como com os corantes líquidos. Os corantes em pó eu uso para acabamentos.
Quanto a sua outra pergunta do liquido branco, eu não si. Muitas vezes cubro os bolos com ganache, ( os bolos de chocolate) antes de cobrir com a pasta, e nunca notei nenhum problema. Claro que a ganahce dá uma amolecida na pasta, na parte que fica em contato, mas nada muito grave.

beijo!

Neiva Roberta Lins disse...

bom dia Otávia...
Fiquei muito feliz quando vi que vc tinha me respondido e por isso venho tirar mais uma duvida:
-A massa elática pode ir na geladeira?
-Posso colocar laços de massa elástica e flores em cima de chantilly e glacê? e se puder, depois de decorado o bolo, posso levá-lo a geladeira?
-Posso cobrir um bolo falso pequeno com massa elástica, ou vc recomenda somente a pasta americana.
Moro no tocantins, aqui é muito quente e seco, posso usar glicerina na pasta americana.
Grata desde já...
Aguardo sua resposta.

Neiva Roberta Lins disse...

Olá Otávia...
Quero saber se a massa elástica pode ir a geladeira. Tenho um bolo pra amanhã(sabado 10-09), e queria cobrir hj com chantilly e enfeitar com massa elástica, tipo um laço e umas florzinhas. Fiz a receita da massa elástica que está aqui no seu blog.
Agradeço desde já sua eterna atenção.
Neiva

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Neiva,
Eu acredito que não. AS pastas de açúcar umidecem e amolecem na geladeira. Faça os laços, deixe secar e guarde. Deixe o bolo, ( com chantilly) na geladeira. Coloque os laços na hora de servir.

Beijo!

Anônimo disse...

amo fazer suas receitas.acho incrivel o jeito de ,,e abilidade q tem p trab com a massa..parabens..moro aq nos estados unidos h 12 anos,,n voltei mais..gostaria de fazer um curso de confeitaria..desde como fazer o bolo e ate confeitar.muito obrigada..angelica moreira..

Amanda disse...

Otávia, estou impressionada com seus bolos. Será que você pode me tirar uma dúvida? Como é que "colamos" os detalhes em cima de um bolo coberto com pasta americana? Há um produto específico para isso? Desde já agradeço!

Gisele disse...

Otavia, consigo encontrar o CMC na Barra Doce em Sao Paulo??

Obrigada!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Então Neiva, como eu disse, não coloque a massa elastica na geladeira. Assim, deixe as peças de decoração prontas, e o bolo na geladeira. Retire o bolo da geladeira, cole as peças e entregue!
não cubra o bolo com ela, porque ela endurece e vc não vai conseguir cortar o bolo!

beijo!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Angelica!Obrigada!

Aproveite que vc mora nos EUA, porque há varios cursos ótimos por aí!
BEijo!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Amanda!

Sim, colamos as peças com cola de cmc ou com glacê real, dependendo de estarem frescas ou não. Em geral o glacê é melhor se vc vai colar alguma decoração que já secou, que foi feita com antecedência. A cola de cmc ( 1 colher de chá de cmc e 1 copo e água) é boa para detalhes que acabaram de ser recortados.

beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Amanda!

Sim, colamos as peças com cola de cmc ou com glacê real, dependendo de estarem frescas ou não. Em geral o glacê é melhor se vc vai colar alguma decoração que já secou, que foi feita com antecedência. A cola de cmc ( 1 colher de chá de cmc e 1 copo e água) é boa para detalhes que acabaram de ser recortados.

beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Gisele! Sim, na Barradoce tem com certeza!!!

beijo!

Fátima Alves disse...

Oi Otávia,tudo bem? a pasta elástica pode ficar até quanto tempo na geladeira, se você quiser ir trabalhando aos poucos com ela?estou com esta dúvida, tem algum problema?
obrigada, beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Fatima

Quando eu fiz este curso, me falaram que ela duraria "meses"... Eu nunca deixo tanto tempo, por causa da clara.
Eu acredito que umas 3 semanas está ok.

Beijo

Peixoto disse...

Oi, estou adorando seu blog e devorando-o literalmente. Estou morando em Portugal e notei sua preocupação em tirar duvidas qto aos produtos e nomenclaturas usadas aqui , no entanto gostaria de saber como pode ser chamada aqui o CMC usado nas massa elástica e se encontro na tal loja em Lisboa.
Obrigada e parabéns!

Anônimo disse...

a massa elástica pode ser comida ?

disse...

Olá Otavia, estou começando agora com decoração de bolos e quero fazer para o aniversário de casamento dos meus pais um bolo desse jeito, sendo que eu já comprei a pasta americana da arcolor, queria uma dica para eu fazer e ficar assim lindo como o seu e como faço para a pasta não grudar no mármore pois na 1º vez que fiz ela ficou grudando.
Obrigada
bjs
Renata

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Renata!

Dá uma lida boa no blog, nos comentários e respostas antigos, para ver todas as dicas...
Para não grudar, vc tem que polvilhar a mesa de trabalho com açúcar impalpável com frequência: Abra a pasta um pouco, levante, veja se não está grudando, polvilhe mais açucar, e continue abrindo... Cuidado para não colocar açúcar demais porque a pasta vai rachar.
beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Peixoto,

Embora eu já tenha recebido várias dicas do pessoal de Portugal, não me lembro de ter ouvido um termo para CMC.
Eu acredito que existe a chance de vc achar como cmc, porque sei que muitas marcas brasileiras são vendidas em Portugal.
Uma outra dica é procurar por "Tylose", que é uma goma com função semelhante, e muito encontrada na Europa e EUA.
Pode ser também que vc encontre como Goma Adraganta, ou Adragante, mas acho mais dificil.

Respondendo a outra pergunta, a massa elastica é comestível sim!

beijo

disse...

Oiii, comprei um rolo demarcador para passar no bolo, vou fazer com o glacê mármore a dúvida seria passo antes de colocar no bolo ou quando já estiver o bolo coberto?
Obrigada pela dica da pasta americana agora me diga uma coisa você falou para polvilhar com o açúcar impalpavel posso polvilhar com o glaçucar caso não tenha o outro?
bjs
Renata

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Renata,

Polvilhe a bancada ou mesa com açúcar, de preferência impalpável. Se vc não achou, pode usar maisena também.
Veja se a pasta está soltando da mesa, e passe o rolo na pasta aberta, antes de colocá-la no bolo. Levante com cuidado para Não deformar muito e cubra o bolo.


beijo!

A Filosofia é mara! disse...

Olá, Otávia!
Gostaria, primeiramente, de cumprimentá-la pelo lindo Blog. Você é uma artista dos Bolos! Admiro muitíssimo seu trabalho. Parabéns!
Sou de Vilhena, em Rondônia e estou precisando de uma super ajuda sua. Duas primas, no final deste ano, irão concluir o ensino médio e farão uma festa para comemorar. Como somos de família humilde, pensamos em fazer os preparativos em casa. Queria presenteá-las com um bolo feito de pasta americana, pois são os mais lindos que já vi. Tentei hoje fazer a pasta americana para treinar. Olhei seu vídeo no Youtube para me guiar, mas não obtive sucesso. A massa ficou uma borracha! Usei meia receita que encontrei em um site: 500g de açúcar de confeiteiro, 1 col (sopa) gordura vegetal, 1 de col. de Karo (que me disseram que substitui a glucose) e um pacotinho de gelatina sem sabor hidratado em 3 col de água. Fiz seguido os passos que vi no Youtube. O que será que estragou a receita? Depois coloquei corante líquido para ver como ficaria, e piorou tudo. A massa secou de vez! Foi um desastre total!!!! Na minha cidade não encontro corante em gel nem a glucose. O que eu faço? Ajude-me!
Agradeço desde já a atenção.
Um forte abraço!
Jociéli

Rosana disse...

olá Otavia parabens tens muito talento!!comecei a trabalhar com bolos a pouco tempo,alias estou mesmo na fase das pesquisas,erros e acertos,encontrei seu blog que na minha opniao é de maior importancia para quem quer iniciar nessa arte.atualmente vivo nos Paises Baixos ja fiz varios bolos,cobertos com pasta americana,fiz alguns aranjos frorais com massa elastica,no começo deu super certo, a pasta secava bem,so que de uns tempos para cá mesmo seguindo as receitas com todo o cuidado nao consigo ter um resultado satisfatorio,a pasta leva dias para secar, a massa elastica tambem,será que o clima daqui esta influenciando nesse fator? oque posso fazer para conseguir o ponto das massas? ou sera que vou ser obrigada a mudar de receitas? por favor se puder me ajudar com algumas dicas fico muito grata

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Jociéli!

Eu gosto da receita que sempre uso e que já postei aqui: http://otavia.blogspot.com/2007/08/como-fazer-pasta-americana.html
Eu acho que esta receita que vc usou tem muita gelatina ( e talvez por isso tenha ficado uma borracha)
O KAro pode substituir a Glucose, embora não seja ideal. Algumas lojas de Sp mandam pelo correio, veja se não seria uma boa opção :www.barradoce.com.br, http://www.tremdaalegria.com.br
O corante liquido vai funcionar melhor se vc quiser cores suaves na pasta, como um rosa claro, verde claro e amarelinho. Para cores fortes, há a chance de vc perder o ponto da massa.
Beijo e boa sorte!

A Filosofia é mara! disse...

Olá, Otávia!
Obrigadíssima pelas dicas. Tentarei fazer novamente neste final de semana a pasta americana, agora com a sua receita. Assim que obtiver o tão esperado sucesso com a receita, passo aqui para contar a todos (as)!
Bjinhu!
Jociéli
:)

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Jocieli! Boa sorte!!!!! beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Rosana,

Se vc não mudou marcas de produtos, nem o modo de fazer, com certeza é o clima. Ele influencia demais nas receitas de pastas de açúcar e no modo de preparo.
O que mais atrapalha é a umidade. O ideal seria evita-la. No Brasil uma dica que funciona é deixar um ambiente com ar condicionado, porque ele em geral retira a umidade do ambiente.
Experimente fazer isso por aí.
Uma dica para as pastas que não secam e ficam moles é colocar umas pitadinhas de cmc e amassar bem. Ele faz com que a pasta seque melhor....

Beijo!

claudiaencomendas disse...

Otavia, te acho o máximo. Quero saber se posso usar a massa elástica para decorar todo o bolo sem usar a pasta americana?Se puder me responda urgente tenho que fazer um bolo e estou muito insegura. Obrigada. Cláudia.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Claudia!

Não são a mesma coisa!Vc pode usar a massa elastica em peças que usaria pasta americana se vc estiver se referindo a modelagem. Muitas pessoas usam a massa elastica para modelar. Mas vc não deve usar a elastica para cobrir o bolo, porque ela seca e vai endurecer.
Beijos!