quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Renda de Açúcar



Este bolo tem uma proporção de tamanhos bem diferente do tradicional e, ao mesmo tempo, uma decoração muito clássica: uma renda feita com açúcar.A combinação na minha opinião deu muito certo, e foi mérito da noiva, que teve esta idéia.
O desenho da renda criei tendo como inspiração alguns bolos escolhidos a dedo por ela mesma, e um pedaço da renda do vestido da noiva.
Usei glacê real e pasta de flores para os detalhes, e ambos ficaram com a mesma cor. Todo mundo que já tentou fazer isto alguma vez sabe como é difícil tingir pastas diferentes exatamente no mesmo tom, e a melhor dica que posso dar foi a de chegar no tom usando um único corante, pois fica mais fácil tingir. Neste caso, esta cor linda veio do corante Marfim em gel da Mago

62 comentários:

Dani Zaraya Tortas Doces e Bolos Caseiros disse...

Show de Bola mais uma vez!!!!
Lindo, lindo, lindo!!!
Quando vamos ter a feliz e esperadíssima notícia de que vc vai nos dar aulas??????
Please!!!!!
Beijos querida,

genilce disse...

Estou encantada com o trabalho de renda que fez no bolo, vc é nota 1000, beijos

Fatima disse...

Parabéns Otavia, você é uma artista!!! O seu bolo ficou lindissimo, diria mesmo perfeito, adorei!!!
beijinho

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Dani, obrigada!!!!

Ah, as aulas estão meio complicadas no momento... Não tenho nada marcado....

Beijo!!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Dani, obrigada!!!!

Ah, as aulas estão meio complicadas no momento... Não tenho nada marcado....

Beijo!!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Fatima! Que bom que vc gostou!! Eu gostei bastante também.Achei diferente, mas muito interessante.
beijos!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Genilce, obrigada mesmo!!! Beijos!

Marcia disse...

Nooosssa que bolo lindo! Super alinhado e delicado. As cores funcionaram super bem, até pq, vc conseguiu um contraste bem interessante. A renda ficou perfeita e deve ter dado bastante dor de cabeça pra fazê-la, afinal, sei o quanto vc é exigente consigo mesma. Muitos parabéns mais uma vez!!! Vc é demais!
beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Marcia, obrigada!!! Menina, imagina só,k....
Mas fiquei bem feliz. O marrom de fundo foi pedido da noiva, mas a principio ela queria branco na renda. Eu sugeri o marfim, porque achei que ia ficar mais chique.

Beijos!!!

Gisleny Martins disse...

Parabéns Otávia, vc como sempre inovando e arrasando com suas obras de arte comestíveis. Linda tenho uma pergunta a fazer. Vou fazer pela 1ª vez um bolo de andares com pasta americana e vou colocar o bolo em cima de uma base de vidro, pergunto: posso colocar na base do bolo uma cobertura de pasta igual vc fez com a base do panetone e ao redor a fita decorativa???
Grata.

Um abraço e felicidades 1000 pra vc.

Adriana disse...

Otávia, que espetáculo esse bolo! Amei!

Juliana disse...

Lindo...como os detalhes sao tudo na perfeiçao...e isso vc faz como ninguem...Otavia nao sei se aceito mas talvez pegue uma encomenda de bolo verdadeiro p casamento...fico um pouco com medo pq acho q um bolo de casamento tem q superar a perfeiçao...como esse q vc fez..rs
No bolo de casamento por ser algo mais chique ele tem um preparo diferente de aniversario?Temos q ter um cuidado maior na massa,recheio e montagem?Ou é a msm coisa de um bolo q montamos de 3 andares p aniversario.Pergunto pq sao bolos mais sofisticados.Me ajuda..rs..pq estou na duvida se aceito.
obrigada

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Adriana!! obrigada! Beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Gisleny! obrigada!
Pode sim, não vejo problema. O que acho é que talvez seja mais dificil colar a fita, mas a fita dupla face deve resolver.
Outra coisa: Eu já vi bolos em base de vidro e achei muito bonito. A base estava aparente, sem cobertura de pasta e fita... Vc não acha uma boa?

beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Juliana!

Olha, uma hora tem que começar né? Se vc acha que já treinou bastante nos bolos menores, não vejo porque não.
Vc tem que estar bem certa de como faz sua massa, recheio, de como cobre, para evitar surpresas no dia "D", porque em cima da hora não tem muito o que fazer. E fazer com muita atenção.
Minha dica maior é que se é seu primeiro bolo, faça com apenas um andar comestivel, para ficar menos estressante. Em geral,será a base, porque nos casamentos precisamos de muitas fatias.
Outra coisa: Faça uma reunião com a noiva e veja todos os detalhes que ela quer. Se possível, faça um desenho, mesmo que vc não saiba desenhar, só para que fique bem claro que o que vc imagina é o que a noiva imagina Se ela quiser que vc copie um determinado bolo, peça uma cópia da foto.
Boa sorte!!!! beijos

Juliana disse...

Obrigada otavia...mas por ex a base maior teria mais ou menos 40cm de diametro....colocaria nessa msm assadeira duas receitas de pao de ló....nunca fiz um bolo maior q 30 cm...e bolos por ex com 15 vc assa ele inteiro e depois corta ou existem assadeiras desse tamanho p assar..e se vc assar é meia receita..?se forem perguntas estupidas me desculpe.rs..mas como disse nunca fiz assim.
obrigada

Fátima Alves disse...

Oi Otávia, amei este bolo!lindo mesmo..ele foi feito de pasta americana com corante marron?me veio a dúvida, pois, ficou bem escuro parece ganache..rsrsr.
beijos.

Miley disse...

Otavia, sempre com bolos maravilhosos! Que lindo esse bolo de casamento ! O contraste entre as cores, escuro e claro, ficou perfeito. Muito muito bonito esse trabalho.
Parabéns! com eco...parabéns béns béns béns... !

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Fatima! Isso mesmo, pasta e corante marron( e uma gotinha de preto!)
Demora para chegar nesta cor, mas vale a pena!

beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Miley! Muito obrigada!! Como contei no post, tive uma mãozinha da noiva, que tinha um super bom gosto!

beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Juliana!
Imagina, sempre temos dúvidas...

No caso do bolo com 40 cm de diametro, se prepare, porque serão milhares de receitas, kkkkk..... Vc vaiv er que a massa "some" na hora em que vc coloca na assadeira. Existem formas nesse diametro, não se preocupe. A maior dificuldade será cortar e montar. Eu recomendo que vc tenha uma base , ou fundo de forma, e coloque por baixo para levantar as massas.
Agora, a questão dos 15 cm vc diz a altura? Todos os meus bolos tem 10 cm de altura. No caso de fazer com 15, ou 16, na verdade são dois bolos, por exemplo de 8 cm de altura cada um, com uma divisória no meio , e suportes, tal como um bolo de andares normal.

beijo

Katarina disse...

Querida Otavia quando entro em seu blog viajo e fico pensando e desejando um dia poder fazer coisas tão lindas como esse seu bolo.Venho aprendendo muito com seu blog.Gostaria de tirar uma dúvida moro no Rio de janeiro e minha casa é muito úmida é tão úmida que as paredes da cozinha estão sempre molhadas , gostaria de saber se devo colocar cmc na minha pasta americana que compro pronta para cobrir o bolo pois a última vez que fiz um mini bolo ele derreteu(a pasta) , e quando fiz o bolo de 15 anos da minha filha ele ficou no ar condicionado e ficou lindo.
Quanto boto de cmc em uma pasta de 800 gramas ? Ou devo misturar massa para flores na pasta?
Agradeço desde já a sua dedicação e atenção. Que Deus abençõe você e toda sua família.

Gisleny Martins disse...

Verdade, tbm já vi alguns, vou tentar fazer com a base transparente mesmo e espero que dê tudo certo. Obg linda vc é 1000...

Juliana disse...

Oi otavia...sobre o bolo de 15cm quis dizer 15cm de diametro...o bolo do topo...esse é assado com uma assadeira de 15cm ou em uma normal e depois corta a volta?
obrigada

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Katarina! obrigada!

Se vc conseguisse deixar sempre no ar condicionado, não teria problema.
O cmc pode ajudar, só não tenho uma quantidade exata. Eu colocaria uma colher de café rasa, e amassaria bem. Ou ainda tentaria colocar umas 160 gramas de pastilhagem.

beijo e boa sorte!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Gisleny!! Obrigada! Beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Juliana! Agora sim...

Eu tenho aro de 15 cm de diametro, e asso duas vezes, para cortar e rechear. Nada impede que vc faça um pouquinho maior e corte.

beijos!

DELÍCINHAS DA LORENA disse...

OI otavia, conta p gente como vc fez pra ficar perfeito assim essa renda, atécnica q vc usou... bjosssssss lindo com sempre parabéns

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Lorena!
Eu fiz um desenho antes no papel, e depois fiz no bolo.
Eu começei com as partes de glacê, os desenhos dos arabescos, para me ajudar a posicionar o desenho.

beijo!

Carolina disse...

Help!!! Sempre que quero tingir a pasta de cor escura, o mexer com açucar impalpavel ela resseca demais...tem alguma dica?

Carol disse...

Primeiro, parabéns pelos bolos! Entro sempre no seu blog para ver as novidades, e sempre me surpeendo! Estou com uma dúvida... Gosto de fazer pelo menos 3 camadas de recheio nos meus bolos, o problema é que quando coloco a pasta em cima, consigo ver direitinho os cortes que foram feitos... Como faço para quew isso não aconteça?
Obrigada!!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Carolina!

É importante colocar a o minimo de açúcar na hora de amassar, para evitar isso. Vc já experimentou colocar o açúcar impalpável em uma trouxinha de perfex? Assim sai só um pouquinho, suficiente para não deixar a pasta grudar.

beijo!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Carol,

Vc diz as camadas de recheio, certo? Eu acho que pode ser a soma de dois fatores: Vc está colocando a pasta muito fina e os seu recheio não deve estar muito firme,porque deve estar sobrando dos lados.
Experimente alterar estas duas coisas, e veja o que acontece.

Beijo

Anônimo disse...

Olá Otavia, acho lindo rendas na decoração de bolos, parabens!
Me tira uma dúvida por favor ;]
Estou aprendendo a fazer bolos, e sei que a qualidade da farinha de trigo é fundamental para uma boa massa, quais as marcas de farinha você recomendaria, sou de São Paulo.

Obrigada!

Teresa

grazi disse...

ola Otavia! sou uma fa que mora do outro lado do mundo! sempre vejo seus trabalhos...parabens mesmo!!!

mt fm disse...

otávia socorrooooo!!!! tenho uma encomenda grande e complicada pra fazer e preciso muito de ajuda. é pra festa de quinze anos, a pessoa quer um bolo pra tirar foto, e um pra 200 pessoas pra serem servidos em pedaços individuais e embalados.
nunca fiz um bolo pra tanta gente nao faço a mínima idéia de que tamanho seria esse bolo, quantos quilos teria, e quanto eu posso cobrar pra fazer tudo isso. por favor me ajude. desde ja agradeço.

Camila Chocolates e Gostosuras disse...

Simplesmente perfeito, você tem que fazer uma vídeo aula dessa técnica, quero aplicar nos meus bolos, sei que vai fazer o maior sucesso com as noivas e as debutantes, por favor, pedimos encarecidamente pela vídeo aula, parabéns pelo seu trabalho, bjs...

caroll disse...

Oi Otavia, eu te decobri assistindo um video seu no youtube sobre bolos de andar.
Só que, eu ainda estou com uma dúvida. Eu pensei que os palitos de churrasco serviriam para espetar o 2º andar para evitar que escorregue, mas no seu video, os palitos não chegam a atravessar o bolo de cima(2º andar) por que? eu estou querendo fazer um bolo de três andares, só que eu não vou usar pasta americana para cobri-lo, a massa que deve ser usada é a de pão-de-ló ou pode ser uma outra? como fazer, para o bolo não afundar com o pespo do recheio e o peso dos três andares? Obrigada
Sucesso!
Ps: Como é um bolo de três andares é necessário que o bolo seja montado no local da festa?

lidineiaramalho disse...

oi me chamo lidineia mais sou conhecida como neia
estou aqui para parabenizar seu trabalho
amei seu bolo de renda
tenho um grande sonho em ser uma cake gostaria que se você pudesse
me dar algumas dicas estou começando agora só faço bolos simples
já olhei seus videos gostei muito
você esta de parabéns continue assim que Deus venha cada dia te abençõar. esta arte de decorar bolos
esta dentro de mim só falta um pouco mais de experiência mais com fé em Deus éu chego lá eu estou escrevendo essa mensagem com lágrimas rolando no meu rosto porque eu fico muito emocionada com essa arte eu gostaria muito que você pudesse me responde meu email é lydineia@hotmail.com
estarei aguardando
atenciosamente
Neia beijoss

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Tereza!
Eu sempre uso as farinhas especiais, que se não me engano, agora se chamam do Tipo 1. Tenho ótimo s resultados com Dona Benta, Sol, Renata,.Qualitá...

Beijo!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Grazi!!! Obrigada!! Que bom!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi MT!
Veja pelo lado bom: Se vc vai fazer o bolo só para foto, de andares, vc já não vai ter dificuldades com transporte, por exemplo. Faça o bolo de andares todo em isopor.
AS fatias podem ser embaladas em umas caixas que existem para isso. Tem nas lojas de embalagem da 25 de março e já vi também na Barradoce, em São Paulo.
EU acho que vc vai precisar de uns 20 quilos de bolo. ( sim, é muuutio bolo). Uma forma de 30 cm de diametro, assada, e recheada, deixando o bolo com uma boa altura, rende umas 50 fatias. Assim, seriam 4 bolos, pelo menos. Eu faria um pouco a mais porque na hora de cortar vc pode se perder um pouco. A vantagem de fazer o bolo redondo é que a fatia já sai no formato das caixas que estou falando.
Quanto ao preço, esta é a parte mais dificil. Eu cobraria um preço pelas fatias, levando em conta o calculo de multiplicar tudo o que vc gastar ( efetivamente) nos bolos por 3,1. Para o bolo decorado, fica mais abstrato, e depende muito de se a decoração é simples ou não. Não esqueça de colocar o valor do isopor, base, pasta americana, etc....

Boa sorte!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Camila!! Obrigada!!! Sugestão anotada... Anda um pouco mais dificil fazer vídeos, mas espero fazer em breve!

beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Caroll!

O que vc fala também pode acontecer...
Os palitos ( grupinhos de palitos) que comentei no video não atravessam o bolo porque eles servem para sustentar o peso do bolo de cima, para que não afunde o bolo de baixo. E elas tocam a base do bolo de cima, onde o bolo fica, certo? ( a base de papelão forrado)
Por outro lado, existe a tecnica de atravessar um palito por todos os andares, aí sim para impedir que os andares escorreguem. Eu comento rapidamente sobre isso no video.
Eu prefiro levar e montar no lugar, porque acho bem mais seguro.
beijo!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Neia! Obrigada!
Leia os posts e comentários do blog, que vc vai ter muitas dicas valiosas..
Beijos

Otavia

caroll disse...

Oi Otavia! lá vai eu te perguntar de novo, é que eu sou nova nesse mundo culinário e fico super curiosa para entende-lo e aprende-lo.
Gostaria de saber se você tem alguma dica a respeito de macarons. Ouvi falar que o ponto é difícil de aceratar... você já fez? existe receita para farinha de amêndoas, caso eu não encontre pronta para vender?
Bjos

Roberta paes leme disse...

Oiee Otavia mais uma vez vc arrasou, ficou lindoooo, perfeito,show, parabéns!!!
Agora quero te fazer uma perguntinha, vc acha melhor e maislucrativo fazer a pasta americana em casa ou comprar ela pronta, estou com uma duvida enorme, pois faço bolo pra fora mais sempre compro ja pronta, ainda nao tive coragem de fazer pois tenho medo de nao dar certo, oq vc acha?
beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Caroll!

Eu já fiz o macarron umas duas vezes. Uma vez ficou horroroso e da outra vez eu gostei. Nunca vendi e acho que se fosse o caso, deveria dar uma melhorada na receita.
O que eu acho que é mais decisivo é o forno. A temperatura, e o fato de que vc precisa mudar a assadeira de lugar no forno.
Eu fiz das duas vezes com a farinha de amendoas comprada, mas ela era simples, apenas amendoa batida.

beijo!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Roberta!

é uma dúvida mesmo...
A feita em casa sai mais barata no geral, mas há outros fatores que dependendo do seu modelo de negócio vc deve levar em conta. O principal na minha opinião diz respeito ao aproveitamento: no caso da pasta comprada, vc pode embalar bem e reutilizar depois com muito mais facilidade e qualidade. A pasta feita em casa perde muita elasticidade e não dura tanto.Por outro lado, se vc tem sempre a mesma quantidade de bolos, de forma regular e sabe que vai usar "x"de pasta, vale a pena fazer, porque vc vai ter pouca sobra.
Um outro metodo é fazer a receita até a metade, deixar em ponto de massa mãe, guardada na geladeira e usar aos poucos, sovando até dar o ponto.
Sem dúvida um fator muito importante a se considerar é o tempo: Se vc cuida sozinha da decoração e não tem ninguém que pode fica responsavel só pela pasta, vc ganha muito em tempo usando a pasta pronta, de maneira que pode pegar mais encomendas, e o que aparentemente é mais caro acaba gerando mais lucro...
Enfim, pense nestes fatores e veja o que sai melhor.

Beijo

vania disse...

Nossa! maravilhoso!
Gostaria de umas dicas: Tenho uma encomenda de 250 mini bolos quantos dias antes posso comecar e como armazeno? Obrigada1 Bjos. Parabéns

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Vania!

Eu sempre gosto de fazer bem proximo da data da festa, e no máximo , uns 3 dias antes. Algumas receitas tem durabilidade maior, de até uns 5 dias, uma semana, como no caso dos bolos de frutas, estilo bolo natalino, e alguns tipos de brownie. Por outro lado, todas as receitas de bolo ficam ótimas se congeladas por pouco tempo e muito bem embaladas. Assim, acho que te ajudaria começar umas 2 semanas antes, e ir armazenando no freezer, embalado em papel aluminio e filme plastico.
As decorações todas podem ser feitas com antecedência também, bem como as bases dos bolinhos.
Desta forma, uns 3 dias antes você precisa apenas descongelar( o que pode ser feito na vespera, deixando os bolinhos em temperatura ambiente e coberto), cobrir e colar as decorações e sendo assim, acredito que vc consegue fazer um número grande por dia.
Beijos e boa sorte!

Aromadoce disse...

Bárbaro!!!!! Bjinhos Bárbara do Aroma Doce

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Barbara! Obrigada! Beijo

Dayane disse...

Gostataria de saber quanto tempo dura a pasta americana na geladeira? vou decorar o bolo da minha filha no sábado de manha ele dura tranquilamente até as 16:30? Eu gostaria de colocar papel de arroz, porem também gostaria de fazer a decoração com pasta americana....o que faço??????
bjão....Dana!...

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Dayane!! Não coloque o bolo coberto na geladeira!!!! Ela vai suar!
Faça um recheio que não azede, não coloque frutas frescas nem chantilly, que ele dura.

beijo!

Anônimo disse...

Oi, Otávia!! Seu blog é sensacional e seu trabalho mais ainda! Fiquei encantada com esse bolo, maravilhoso!
Tenho uma dúvida: Sobre um comantário anterior de uam pessoa que iria fazer 250 minibolos, vc falou para ela congelar os bolos com mais de 1 semana de antecedencia, certo? Tem que se embalar todos com papel alumínio E papel manteiga? Aí eu os tiraria do freezer com 3 dias de antecedencia, sem confeitagem nada. Ele iria suar e só no dia do evento eu iria confeitá-los? Muito obrigada por ser tão gentil e simpática. Muito sucesso para vc. =)
Ágatha

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Agatha, obrigada!

Vc pode fazer exatamente como está falando... Mas se são 250 bolinhos, melhor começar a confeitar antes, para dar tempo!

beijo!!

nandajudoca disse...

lindo! Até eu quero um bolo desse!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Nanda! Obrigada!

beijo

Adriana Azevedo disse...

Oi Otávia é a Adriana, qual marca de corante vc usou pra chegar neste tom de marrom bem escuro??? Em qual proporção?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Adriana, tudo bem?

Usei Mago e Wilton, misturados. Para a cor ficar forte, um toque de preto. ( pouquinho!!!!!)

beijo

Rendas de açucar disse...

Otávia, boa noite
Moro em Belo Horizonte e trabalho com rendas de açucar,despachamos para todo o Brasil, fabricamos também as formas.
Tenho algumas fotos no facebook, dê uma olhada.
Se houver interesse entre em contato:
Facebook Rita de Cássia Campos de Oliveira
Email: rendasdeacucar@gmail.com