quinta-feira, 28 de abril de 2011

Como decorar um cupcake em casa! Receita CookLovers



Um video cheio de dicas de como fazer e decorar cupcakes! Mais receitas e idéias incríveis no livro "Bolos Românticos", de Peggy Porschen, traduzido e publicado pela Cook Lovers
O vídeo também está na Chef Tv . Acessem, porque o site é uma delícia!!!

38 comentários:

Carol Fernandes disse...

Oi minha linda que bacana, gostei! Estou à cata de idéias para o niver do meu netinho o Chiquinho, já vai fazer 2 anos, parece que foi ontem que fiz a festa de 1 aninho! Esse ano pretendo fazer uma torre de cups e um bolo de 15 cm no topo! O tema será "Os Saltimbancos", haja idéia...hehehe...
Valeu pela dica!
Ah, você conhece a Joyce? ela mora em Londres e fez vários cursos, ou melhor um curso com 3 etapas na Le Cordon Bleu, e depois ela fez um curso de mini bolos com a Peggy. Veja lá no blog dela, se vc tiver um tempinho, chama-se Blog da Joy.
Beijos doces!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Carol , tudo bem?

Acho que vai ficar linda a idéia da torre de cupcakes. Nossa, Os Saltimbancos!!! É bem original...
Vou olhar o blog dela... Acho que ainda não entrei.

Super beijo e um ótimo fim de semana!!!

Diana disse...

Pena que não acho as formas para cupcake. Vou tentar nas formas de empadinhas. rsrs
E Carol também adorei a idéia da torre.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Diana!

Eu já fiz uma vez usando formas de empada. procure formas grandes e se preferência mais "fechadinhas".
Vai dar certo! Coloque todas em uma assadeira grande.

beijo!

Bolos Decorados Rio de Janeiro - Estripulia disse...

Que idéia boa a do fondand... quando tiver coragem tento... rs Fica bem bonito né?
beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Marcia, fica lindo e é bem facil... Fica bem docinho, lógico, mas tem a vantagem de manter o bolo umido.

Faz! Vc vai amar!!!!

beijinho!

Mercês Mello disse...

Olá Otávia!

Esse cupcake pode ser recheado? O recheio interefere no foundant?
Achei maravilhoso!

Obrigada.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Merces,

Eu rechearia com aquele bico de rechear, bem comprido, que dura o bolinho. Desta forma, como não há cortes na tampa do cupckes, não haverá prblema.

beijo!

Juliana disse...

Ola Otavia...tudo bem..Então estou com um probleminha..preciso fazer uma latinha de cerveja e gostaria q me ajudasse com algumas ideias de como fazer uma lata sem faze-la inteira so de pasta...mas cobrir algo q tem o msm formato..exemplo um isopor...mas não sei se existe isopores no formato de latinha...pasta gruda em papelão?Poderia ser qualquer coisa q a pasta grude pois o bolo será falso..Vc ja fez algo parecido?bjss

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Juliana,

Vc já pensou em duas metades de pastilhagem, moldadas em uma lata de verdade? Polvilhe açúcar e depois de seco una.Acho que seria minha primeira idéia.
Outra possibilidade seriam duas peças de isopor, cilindricas. Neste caso, meça de acordo com as medidas reais de uma lata de cerveja. Cole com glacê e cubra com a pasta tal como faz com bolo de isopor.

beijinho!

Graziela Oliveira disse...

Eu comprei esse livro pela sua indicação, e realmente é divino... gostei muito!!!
Adorei o vídeo!
Obrigada pelas dicas...
Beijos!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Graziela!! Que bom!!!!

Aproveite!

beijo

Maiza Stefane disse...

Olá Otávia, tudo bem? estou chocada com seu talento, Parabens ! vc dá cursos? gostaria de aprender figuras humanas, objetos (como a bala 7 belo que vc fez, e o trident, coisas assim sabe..? Por favor, me ajude ! Obrigada !

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Maiza, obrigada!!!

No momento não tenho aulas programadas, mas sempre coloco um aviso no blog.

beijo!

Clau disse...

Olá, adorei sempre tive vontade de aprender a decorar assim...obrigada,bjus e bom fim de semana.

Vanessa Oliveira disse...

Otavia..Tem um tempo que não vejo seus videos..Olhando esse vi que vc está bem mais tranquila ao explicar..E vc emagreceu viu?rsrs.. Difícil uma doceira com esse corpinho.. parabéns pelo seu talento

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Clau!! Obrigada! beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Vanessa!! Obrigada!

Menina, é a correria! kkk.....
Ninguém acredita, mas eu sou daquelas que acaba emagrecendo...
beijinho!

Anônimo disse...

Otávia! SOCORRO!!! por favor me ajuda!!!

Tenho mais dúvidas, + como sou meio antinha em assunto de net..rsrsr, não sei se vc recebeu o não meus outros comentarios?! mas vamos p/ ultima tenativa...

minha dúvida de antes:
Fiz um bolo teste antes do niver da minha filha, ficou otimo! foi bem simples.. Mas p/ o aniversario, fui fazer o glace real para cobrir o bolo e por a pasta americana, ele tufou por causa do glace, a pasta ficou rachando, como estava grudando na mesa e na mao a pasta (pronta MIX)ia passando a mao no açucar...

Tentei fazer popcakes com chocolate branco, o chocolate derreteu + fui tingir (softgel MIX) ele ficou grosso, não pode???

para que serve o aro??? e p/ cortar o bolo???

vi seu video, esse fondant fica iqual a pasta americana, pesquisei e vi gente abrindo p/ cobrir bolo e no seu video ele pareceu mole????

posso cobrir um bolo com pasta elastica????

no aguardo, mas desde já agradeço!!! Meu nome e Karen Lobo - karenm_vieira@yahho.com.br

Dani Lerner disse...

Oi otavia, preciso muito da sua ajuda, uma amiga me pediu para fazer um bolo para 65 pessoas de 2 andares, quantas fatias servem esse numero de pessoas? Vc sugere quais arospara este bolo? Se vc puder me ajudar vou ficar muito mais tranquila.... Mil bjs e seu trabalho esta cada dia mais lindo!

Michele Brito disse...

Oi Otavia.
Ando fuçando na net algumas receitas daquela cobertura cremosa para cupcakes. Sei que no visual o glacê real serve, mas ando querendo uma coisa mais leve que não fique tão seco. Sei que é difícil pois já tentei algumas que não suportam o calor e derretem. você tem alguma receitinha pra dividir? rsrsrsr
Bjs

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Michele,

Eu nunca uso glacê real, porque acho extremamente doce para ser consumido desta forma...
E também tenho uma certa questão com o calor, acabo tomando muito cuidado com isso, porque uso cremes base de buttercream. Vc já experimentou variações de sabor com as ganahces? Embora elas seja de chocolate, tenho achado que ficam bem resistentes, se tiverem bastante chocolate...
beijinho!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Dani! Obrigada!

EU sempre pergutno para a cliente como será a festa... Imagine que em uma festa a tarde, em que o bolo será a principal atração é totalmente diferente de um bolo de casamento servido em uma festa a noite, depois de coquetel jantar, sobremesa e docinhos... Dito iso, acredito que vc pode fazer umas 35 fatias de bolo. No caso de um bolo de 2 andares, isto poderia ser, por exemplo, um bolo de 25 cm de diametro e 10 de altura embaixo e um de 15 em cima, sendo este falso. Se vc quiser mais bolo, pode fazer os dois de verdade, ou ainda mudar para dois adnares de 20 e 30, sendo o de 30 verdadeiro.
Beijinho!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Karen! Tudo bem? Calma, vamos por partes...

1) para tingir chocolate vc tem que suar corante proprio para chocolate. Vc vai encontrar na mesam loja que encontrar todos os outros corantes.
2)O bolo pode ter estufado porque talvez vc tenha usado muito glacê... Eu nunca tive este tipo de problema, mas acho que pode ser isso.
3)Se vc cobrir o bolo com massa elastica, vai fciar duro. Ela não foi feita para isso, mas de repente, se vc quer fazer alguma decoração especifica, não é proibido. Eu não recomendo.
4)Algumas vezes vc ve fondant como sinonimo de pasta americana, especialmente se for Rolled Fondant. O fondant que estou falando no video é aquele que usamos para cobrir docinhos, e fica bem pastoso ao ser aquecido em banho maria. Vc pode também abrir a pasta com rolo, e cortar circulos para colocar em cima dos bolinhos.
5) O aro serve para montar o bolo.É quase como a forma...

beijo e boa sorte;

Anônimo disse...

Hello foi a 3ª vez que vi o teu espaço online e reflecti imenso!Bom Projecto!
Até à próxima

Dobrando sonhos disse...

Ola Otávia, adorei sei vídeo!
Queria muito que vc me desse uma ajudinha em relação a massa do cupcake.Pelo que vc fala no vídeo, essa massa não leva nem leite?
Quanto aos ovos ligeiramente batidos, eu bato junto a massa ou separado e depois é que eu misturo?
Me ajuda, pois achei essa massa muito prática e rápida!
Essa massa eu bato na batedeira?

Fico muito agradecida!
Abraços!

Ângela Cristina Jorge Pacheco disse...

Oi Otavia! Acompanho você há 3 anos e indico você, sempre quando o assunto é bolos decorados. Aliás acho que você devia ir na ana Maria (Globo). Tenho uma dúvida, gostaria de saber se é possível congelar o bolo recheado com ganache e se fica bom, quando descongelado, também gostaria de saber quais outros recheios posso colocar no bolo com pasta americana, é que sou a boleira da família agora, mas estou precisando variar o recheio porque quase todo mês tem um aniversário e acho que o pessoal está começando a enjoar pois só uso o ganache que você recomendou, apesar de ser delicioso, agora acabou a surpresa, pois todo mundo já sabe que gosto vai ter. Agradeço desde já. Parabéns pelo seu trabalho!Ângela cristina Jorge Pacheco.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ângela. Nossa, muito obrigada!
Eu já congelei um bolo montado e recheado com doce de leite em ponto bem firme e ficou ótimo. Tenho uma amiga que diz que sempre congela, inclusive os de ganache. Eu acho que vc deveria testar com os seus recheios. Boas opções são brigadeiro, brigadeiro branco com damasco, doce de nozes etc. Sempre lembre que o ponto do doce deve estar bem firme para que o bolo fique bonito depois de montado.
Beijos.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Querida!
Isso mesmo, a receita do cup cake não leva leite mesmo. É o que consta do livro Bolos Românticos, da Peggy Porschen. Quanto aos ovos, apenas quebre-os com o garfo e acrescente aos poucos à mistura de manteiga. Por fim, você pode fazer tudo isso na batedeira.
Beijos,

Carol Fernandes disse...

Oi amiga, tudo bem? Muito atarefada? Quando puder dá uma passadinha lá no blog para vc ver o que fiz na festa do meu netinho!
Beijos doces no coração!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Carol querida!! To indo lá... Beijo!

Kelly Sumeck disse...

Oi Otávia, tudo bem? Por coincidência comprei esse livro ontem!!!! Gostaria de te pedir um conselho.
Tenho um bolo para fazer para um sábado no fim da tarde, mas só vou podere começá-lo na quinta de manhã. Você acha possível fazer a massa na quinta,rechear na sexta e colocar a pasta e decorações no sábado, sem correr o risco de desmontar? Pretendo fazer 2 andares de bolo e um falso, ou a base de bolo e dois falsos. Muuuuuuito obrigada!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Kelly!

É possivel sim, mas eu acho que seria legal montar o bolo na sexta. Como ele deve ser grande, vai ter bastante tempo para secar.

beijo!

Luciane disse...

Oi, meu nome é Luciane, estou começando agora a fazer bolo e minha grande dúivida é: como deixar o bolo bem liso apos a aplicação da pasta.Mesmo passando o alisador ele continua com ondulações nas laterais?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Luciane!

As ondulações provavelmente são do bolo e não da pasta. É muito importante que o bolo esteja beeem liso e bem perfeito. E para isso que montamos o bolo dentro de um aro ou forma, com camadas de massa e recheio, e deixamos algumas horas, para que ele fique no formato da forma, e assim bem liso e com bordas perfeitas. Outro detalhe muito importante é o ponto do recheio. Se o recheio for mole, vai aparecer nas laterais, criando ondulações.
Pratique, faça vários bolos, com o tempo vc vai pegando o jeito e os bolos vão ficando mais certinhos...

beijo e boa sorte!

Érika Lots disse...

Gostaria da receita da calda que você usa para umidecer os bolinhos, tentei entrar no site que você deu ali em cima e não estou conseguindo, por favor se você puder me passar,agradeço desde já. Faço cupcakes para vender, e adoro inovar.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Erika,

No livro a receita é com 5 colheres de água e 75 g de açúcar, além de um pouco de essência de baunilha.
Eu faço uma calda básica com 1 xícara de água e 1/2 xícara de açúcar.: Leve tudo ao fogo até ferver, retire e deixe esfriar.

beijo

jéssica valéria disse...

eu estou vendo esse video pq vai ter um festival de cup cakes e eu quero aprender a faser