segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Bolo Chá de Cozinha


O Chá de Cozinha
Embora hoje conte com muitas variantes, é tradição que antes do casamento a noiva se reúna com suas amigas e entre petiscos e brincadeiras, ganhe boa parte dos itens mais básicos de sua cozinha.
A origem deste costume está provavelmente ligada à época em que o dote era um item fundamental no casamento. Em algumas ocasiões, ou porque a família da noiva não tinha posses, ou porque o casamento não era aprovado pela família,amigas se reuniam e colaboravam para que a noiva pudesse reunir tudo o que precisava para poder se casar.Há quem diga que a origem deste hábito está em uma lenda holandesa medieval. Hoje, o chá de cozinha é um delicioso encontro de amigas, que marca os dias que antecedem o casamento.
Uma das brincadeiras mais antigas para o Chá é a de esconder um anel dentro de um bolo: Várias fitas são colocadas sob o bolo. Em determinado momento, todas as convidadas pegam uma fita, e puxam todas ao mesmo tempo. Aquela que tirar a fita “premiada”, com o anel, será a próxima a se casar.
Aqui, este costume foi atualizado, e um bolo moderno ficou todo coberto de fitinhas Pink.Uma delas tem um anel...

28 comentários:

Doçura de Brigadeiro disse...

Que lindo esse bolo com as fitinhas para as amigas. Parabéns pelo trabalho! Bjos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Marcela,

Obrigada

beijo

Cidália disse...

Otavia, em Portugal não há esse costume, mas acho super engraçado!
O bolo ficou lindo, maravilhoso.
Beijinhos

Tamara Karc disse...

Adorei as cores! Beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Cidalia! Sério? Achei que em Portugal também tinha...
Obrigada!

beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Tamara! Obrigada! beijo

Isabel disse...

Oi Otavia, seus bolos são lindos, estou começando a fazer bolo decorado, porém gostaria de saber como faço pra deixar meu bolo lisinho antes de colocar a pasta americana, faço tudo direitinho na noite anterior, depois coloco na forma pra ficar prensadinho, mas qdo vou forrar com a pasta, ficam muitas imperfeições, existe algo que eu possa passar antes para acertá-lo??
Obrigada. Bjs!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Isabel,
Obrigada!

Varias coisas ajudam: O recheio bem firme, a pasta bem aberta, sem muitas marcas, o bolo prensado, e a espessura correta da pasta também. Eu sempre passei glacê real no bolo antes de cobrir e acho que tenho bons resultados. Entretanto, vc pode fazer uma experiência com buttercream, aquele creme americano de merengue e manteiga, que é bem firme e também ajuda a esconder as imperfeições. Procure uma receita na internet ( há varias) e eu já coloquei uma aqui há muito tempo, em um post de cupcakes... ( cupcakes de limão e verbena)
beijinho!

Be SweetLi Brasil disse...

Uau! cada bolo mais lindo! Adorei o blog! bjos Ligia

Silvinha Cakes disse...

Ficou lindo Otavia, eu não conhecia esse costume das fitinhas, adorei!
Parabéns!
bjus*--*

Ps: Obrigada mais uma vez pelas dicas.

Gelato disse...

Nem da vontade de comer de tão lindo que fica

Andréa Paz disse...

Olá Otavia, que delícia de blog! Parabéns! Preciso de uma dica ou conselho. Sou marinheira de primeira viagem e pretendo fazer um bolinho pequeno para o niver de 2 anos do meu filho, o tema é Patati Patata, queria fazer no formato de uma tenda de circo bem simples, será se é possível? devo usar pasta americana ou glacê real? glacê real pode ser colorido com corante líquido ou em gel? o bolo para ser coberto com pasta americana pode passar antes aquele glacê simples feito gordura vegetal e leite condensado ou tem que ser só glacê real?
Desculpe por te incomodar com tantas perguntas e muito obrigada pela atenção.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi gente!! Muito obrigada! Beijo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Andrea,

Que boa idéia! Pode usar corante liquido, mas vai funcionar com cores pasteis. Como nas cores fortes vc vai ter que usar mais corante, pode desandar um pouco o glacê, por isso recomendo em gel. Lembre-se que as cores no glacê real escurecem um pouco depois que ele seca.
Vc pode passar glacê de gordura no bolo como cola para a pasta também, lembre-se que muitas pessoas usam buttercream no bolo com finalidade parecida.
Beijo!

Patricia Knack disse...

Oi,Otávia!
Descobri o teu blog há um tempo e admiro o teu dom de fazer coisas bonitas e deliciosas. Li até umas dicas tuas sobre o trabalho com pasta americana.
Eu faço biscoitinhos decorados e vou adicionar o teu link no meu blog-Biscoitos Finos Decorados-http://biscoitosfinosdecorados.blogspot.com/,ok?
Beijos ! Pati

Anônimo disse...

Lindo de +. Muito alegre para a ocasião.Aproveito para perguntar como e por quanto tempo posso conservar um bolo falso coberto de pasta americana. bjs

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Olá!! Obrigada!

O bolo falso coberto com pasta pode durar meses, desde que protegido da umidade, e de luz muito forte, especialmente sol.
Espere que seque bem, ( vários dias, e cubra com celofane escuro.

beijo

Otavia

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Pati, obrigada!!! Beijinhos!

Marcia Hormes disse...

Que lindo, delicado e criativo!!!
Parabéns mais uma vez!
Tá mega fofo.

bj

Marcelinho disse...

Oi Otavia, como sempre um lindo trabalho, preciso me esforçar um pouco mais para fazer coisas assim.

Aproveito para tirar um dúvida, já vi em vários lugares dizendo que não se pode colocar o bolo coberto com massa americana na geladeira, mas veja no blog NYC Cake Girl da Rebecca Taylor que trabalha com o Ron Ben Israel, ela fala que não tem problema. O que você acha?

O link é esse:

http://nyccakegirl.com/2011/11/10/fondant-or-buttercream/


Um abraço...

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Marcelinho,

Eu vi!!! Acompanho este blog também...
Eu já testei, e o que notei que aconteceu foi que a pasta ficou mais mole, e meio molhada em cima, brilhando.A explicação que me deram foi a de que a pasta americana capta umidade do ambiente em que ela está, e a geladeira tem muita umidade.
O que acho que pode acontecer com o Ron é que de repente ele tem uma geladeira ou câmara frigorifica com umidade controlada, talvez muito baixa, e assim não deve ter problema. Eu sei que o frio em si não é um problema. Uma outra hipótese é a marca de pasta que ele usa, ( e ele usa pre fabricada), que pode ser que seja resistente a umidade.

Enfim, acho que é isso. Faça um teste vc também!

beijo

Anônimo disse...

Que coisa mais linda esse bolo!!! Muito original...adorei!!!
Tenho dificuldade em "colar" as figuras no bolo, pode me ajudar? Sempre fiz com água e deu certo, mas não sei se o clima está mudando, mas cai td agora...Obrigada

Cibele

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Cibele! Obrigada!
Se as peças estiverem secas, não vai colar. Eu não costumo usar água, prefiro colar com cola de cmc. Misture mais ou menos uma colher de chá de cmc em uma xicara de água e espere algumas horas.

Se forem peças secas, use pontinhos de gacê real, cola super bem...

beijo

Duda Lima disse...

Otávia,
parabéns pelo seu trabalho é primoroso!
bjos

Alê disse...

Oi Otávia,
Estou entrando agora neste ramo de bolos decorados, sempre foi minha paixão, mas sempre, colocava vários obstáculos e agora, resolvi meter a cara de vez. Pesquisando sobre este assunto, encontrei o seu blog, menina, parabéns, vc é uma artista mesmo e agora, vc vai ser a minha "gurua" hehehhehehe. Sim, então, a altura padrão de um bolo decorado é de 10 cm certo? Tenho uma forma de 25cm de diâmetro e 7 cm de alura. Aí, na hora de montar o bolo, coloco no aro e o que faz ficar com 10 cm de altura é o recheio? É que eu já tenho um bolo de primeira comunhão para fazer.
E antes de tudo agradeço por vc ajudar tantas pessoas.
Um beijo em seu coração.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ale! Muito obrigada!!

O bolo vai ficar com 10 cm porque vc vai alternar camadas de massa e recheio. Provavelmente vc vai assar duas( ou mais) receitas na sua forma de 25 e 7 de altura, depois vai corta-las horizontalmente, e montar até conseguir sua altura, entendeu?

beijo!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Duda,
Muito obrigada!

beijo

Ale disse...

Entendi sim Otávia.
Muito obrigada pela a sua atenção!!
Um beijão,