quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Como cobrir um bolo quadrado com pasta americana: Bolo Caixinha de jóias

Este bolo é um sucesso! Já fiz várias vezes, e continua sendo uma ótima idéia para aniversários em geral.A caixa de presente já é fofa, mas quando sugere a famosa caixinha de jóias da Tiffany, fica irresistível... Quem não gostaria de ganhar uma? Para que o bolo fique interessante, é importantíssimo que a caixa, ( que por definição é quadrada)fique realmente "quadrada", com as quinas bem definidas.Há várias maneiras de fazer isso, e tudo começa com um bolo muito bem montado, e que já esteja bem reto e com os ângulos bem definidos.Mesmo assim, as pontinhas podem ficar decepcionantes...E aqui entra a dica: tenho experimentado fazer a ponta das quinas de pasta, quase como um pequeno triângulo, colado ao bolo, e depois coberto com ganache ou glacê real.O efeito é incrível! Tome cuidado para não exagerar, porque a pasta pode aparecer.

30 comentários:

Mafalda disse...

Eu quero um... ;) entregam em Portugal..hehehehe... está lindoooooooo...
Um beijinho e parabéns

Dera disse...

Olá Otávia!
que boa dica! Minha irmã quer um bolo desse na semana que vem e eu estava mesmo preocupada com as quinas da caixa!
Obrigada por essa e taaaaaaantas outras dicas!
Um abraço!

Flávia disse...

Oi Otávia!
Primeiro gostaria de te parabenizar...seu trabalho é lindo e sua generosidade em compartilhar é ímpar!!! Sempre dou uma olhadinha por aqui e te admiro cada vez mais!
Dessa vez vim tirar uma dúvida: como você chga nesse tom de azul? É um corante só ou alguma mistura?
Muito sucesso e realizações!!!
Abçs, Flávia

claudia reis disse...

ola vc e maravilhosa.gostaria de saber como fez as laterais da tampa e o laço como fez.fiz um bolo e a pasta ficou rachando o tempo estava chuvoso e o bolo ficou meio molhado,por favor me responda bjs

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Claudia, obrigada!
O laço é de massa elástica, e a tampa foi feita com faixas de pasta, para as laterais.

beijo!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Flavia, obrigada!

Eu já fiz este tom misturando, aos poucos, azul e verde, mas descobri um corante da Wilton que já tem esta cor. Ele é importado , não é fácil de achar, mas é lindo. Se chama "teal".

beijo!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Mafalda!!!!!

Ai, ADORO Portugal!! Já estou com saudades!!!! Será que dá certo mandar?kkkk....

beijo!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Dera,

Boa sorte então!

beijo

Anônimo disse...

ola otavia gostaria de te parabeniar sao uma obra de arte seus bolos.otavia gostaria de saber se o glace marmore faz o mesmo efeito da pasta americana e esse bolo lindo vc fez a tampa a parte e colocou em cima do bolo.desculpe minha iginorancia mas ese mundo de bolos e novo para mim bjs.claudia

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Claudia!Obrigada!

Eu acho que sim, porque muita gente já em falou que o mármore é ótimo para isso. Eu particularmente não uso mármore, coloco a pasta direto, então não sei te contar nenhum detalhe.

beijo

Ivana Coelho disse...

Oi Otávia! Seu trabalho é demais! Fico muito grata com sua generosidade em compartilhar! Eu faço muito a sua receita de pão de ló pq acho ela firme para trabalhar com PA, mas gostaria de saber se vc tem outra receita saborosa para bolo de niver infantil. muito grata. um cheiro e super abraço da Bahia!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Ivana, muito obrigada!!!
Sim, dá uma olhada nas rceitas já publicadas, uma das mais recentes é um bolo de massa branca perfeito para cobrir, a massa e'amanteigada.

beijo!

Sandra Figueiredo disse...

Olá Otávia, que bolo lindo!!!
Tenho feito alguns bolos só para o pessoal aqui em casa, e estou aprendendo e cada vez mais apaixonada por esta arte. Sou fã de carteirinha do seu trabalho e seu blog tem ajudado muito, sempre entro e leio os comentários para solucionar minhas dúvidas.Fiquei com uma dúvida massa elástica é a mesma que pasta para flores?Parabéns e ainda mais sucesso, beijos

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Sandra, obrigada!

Sim e não! A pasta para flores é um tipo de massa elástica, na minha opinião, que é um pouco mais densa, mais resistente, porque as pétalas das flores precisam de mais corpo. Antigamente, eu fazia a receita de massa elástica que conhecia e usava tanto para flores como para imitar tecido. Entretanto, hoje prefiro comprar a massa de flores para alguns projetos, e a elástica acho que funciona melhor em outros... Acho que vai de você escolher a que prefere. Em geral as massas elásticas comerciais são bem molinhas, perfeitas para imitação de tecido.
Beijo!

Lucas henrique disse...

Oi.qual marca de pasta americana vc usa ,porque eu usei mix e e muito geudenta twm que passa muia farrinha de milho e racha facio,

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Lucas Henrique,

Eu uso Arcolor, as vezes faço minha própria pasta e uso da Mix também, acho que a maior vantagem da pasta da Mix é o gosto neutro. Entretanto, ela realmente é mais macia mesmo.Caso você tenha comprado muita pasta, experimente colocar um pouco mais de açúcar impalpável. Cuidado para não colocar muito que pode rachar. Vc colocou maisena na bancada, certo? Eu uso maisena só na hora de abrir a pasta.
Neste projeto usei Arcolor, gosto muito da textura dela.

beijo!

Lucas henrique disse...

como voce faz para tirar o po que sobra?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Lucas,

Nunca exagere na hora de polvilhar a bancada, mas se ficar branco, você pode passar um pincel grande, largo, limpo e seco, para retirar o excesso. Eu também gosto de passar as mãos, suavemente, pois tira as manchas brancas. Se ainda assim ficar manchado, experimente "pintar"com uma bebida como rum, que evapora e seca rapidamente.( faça isso algumas horas antes de apresentar o bolo, para que ele não fique "molhado"e com gosto de bebida.
Beijo!

Lucas henrique disse...

qual tipo de forma usar a normal ou a de fundo falso .porque o bolo tem que ficar certinho e reto ?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Lucas!

Tanto faz, desde que vc observe que a forma deve ser da altura que vc quer. No caso, 10 cm de altura. Sendo assim, é mais fácil achar aros com esta altura, do que formas de fundo falso.

Beijo!

Lucas Henrique disse...

oi otavia,vou fazer sua receita de pao de lo domingo mas estou com duvida em relacao ao centimetro da forma! esta e de 25cm mas e para as formas de 30 35 40 cm a receita muda de quantidade o que eu faço se for fazer nestas formas?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Lucas!

Vc pode fazer sim, logicamente que o bolo vai ficar mais baixo, e vc terá que fazer a receite mais vezes. Uma boa é fazer a receita dobrada e já assar em duas formas de 35, por exemplo.
Eu sempre faço a receita tantas vezes sejam necessárias para conseguir a altura certa de bolo.
Para 35 cm se não me engano, vc vai fazer 2 receitas e meia.( Não tudo de uma vez, porque não vai caber na forma)
beijo!

Unknown disse...

Boa noite Otávia!

Adoro os seus trabalhos e estou começando nesta área. Bom, como você disse que nas quinas, para ficar certinha, vc coloca pasta americana. O que eu quero saber se nesta pasta que vc coloca para fazer as quinas vc usa o CMC para dar mais firmeza?
Obrigada!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Unknown,

Não, não acho necessário. pense que esta pequena porção de pasta é só para te ajudar, se for uma coisa muito alta ou muito marcante, atrapalha por que aparece...

beijo

Margarete Delgrange disse...

Ola, Otavia!

Parabéns pelos seus bolos, são lindos e tenho certeza devem ser deliciosos.
Morro na França e tenho utilizado muitas de suas tecnicas, é claro que meus blos não chegam aos seus pés, mas sempre utilizo as dicas que vc coloca no seu blog, é muito bom quando tem alguem com experiência que divide o seu dom!
Bom também gostaria de saber como vc faz para as emendas, pois tenho dificuldade nesta finição.
Muito Obrigada desde ja, e Parabéns!
Margarete Delgrange

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Margaret, obrigada!
Para fazer emendas, antes de tudo a pasta deve estar com a consistência perfeita, bem macia. Se ela estiver ressecada, fica quase impossível.
Depois, acho importante usar uma esteca do tipo Dresden. A marca PME tem uma muito boa, dá uma olhada. ( Dresden tool).
Por fim, eu sempre dou umas pinceladas, com o pincel quase seco, com a cola de cmc e água.

beijo!

Anônimo disse...

Oi Otavia,
Oi meu nome é Cristiane

Tu és talentosa e maravilhosa, e muito generosa por dividir os teus conhecimentos com todos nós.

Bom, eu não consigo fazer um bolo quadrado certinho, eu tenho dificuldade de acertar as laterais... fica tipo umas barriguinhas ou da pra notar onde está cada camada e cada recheio... como posso fazer para ficar bem retinho?

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Cristiane,obrigada!

Várias coisas ajudam o bolo a ficar retinho: Uma massa mais densa, não tão fofa como um pão de ló, um recheio firme, ( se ele estiver mole, as camadas de recheio aparecem mesmo),e o que vc passa no bolo antes da pasta. eu uso muito ganache nos bolos de chocolate, ou um glacê real muito bem batido. Acredito que ajuda a deixar o bolo reto. Por fim, minha pasta tem uma espessura de aproximadamente 4 milímetros a meio centimetro, que não é tão fina, e isto também ajuda.
beijo e boa sorte!

A Magia Do Açucar disse...

Oi Otavia, gostaria de saber como é feito a tampa da caixa? é só uma tira de pasta colada pela lateral? obrigada

Otavia Paiva Sommavilla disse...

OI Magia,

Isso mesmo! São 4 tiras, uma de cada lado, e em cima outro quadrado.

beijo