segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Bolos Decorados na TV!

Amanhã, terça feira, dia 18/12, sou convidada da chef Morena Leite no programa Taste it Uma edição inteirinha dedicada ao açúcar, em que vamos conversar sobre bolos, a história do açúcar, e também mostrar algumas técnicas bem legais de decoração em açúcar. Vamos falar de temas apresentados no livro, Doce Brasil bem Bolado. Canal 95 da NET ou 31 da SKY, as 23 horas.

11 comentários:

Anônimo disse...

Olá,
Sou portuguesa e entrei no seu cantinho por acaso pois, andava à procura de ideias para fazer um bolo para a minha neta que fazia 4anos. Posso adiantar que ADOREI.
Você é excepcional! Parabéns.
Tem umas mãos de ouro. Continue.
AS SUAS RECIETAS E DECORAÇÕES DE BOLOS DEVEM SER DINVINAIS.
Vou tentar pôr em prática.
Um beijinho
Clara

Elisa disse...

Otávia! Assisti o Taste it! hoje e adorei o seu trabalho. Parabéns!!!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Clara!! Muito obrigada!!! beijo!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Elisa, muito obrigada!!! beijo!

Tamara disse...

Parabéns pelo programa querida, bjs.

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Tamara! Tudo bem? Muito obrigada! beijo

Deborah e Gustavo disse...

Olá Otavia.
Simplismente AMO seu trabalho e como sempre venho aqui tirar minhas dúvidas.
Aqui em Goiania o clima é bem quente, mas qdo chega em Janeiro eu sofro, pq chove muito ate março e com essa umidade meus bolos melam demais, e começam a derreter. Tanto a pasta americana qto a de leite ninho.
Na pasta americana eu ja tirei a glicerina e acrescentei a cmc, mas nada adiantou. Gostaria de saber se tem algo que eu possa fazer? alguma tecnica? pq prejudica muito meu trabalho e tenho medo de perder clientes por isso. Não bonito , um bolo todo melado.
Outra duvida que tenho é sobre recheios. Vc usa fruta fresca como uva, morango? Muitas cliente pedem , mas eu não coloco, pois solta muito liquido e tenho medo de estragar a decoração.
Tem alguma tecnica, para que eu possa usar esses recheios?
Muito obrigada por tudo o que vc posta em seu blog e pelo carinho ao responder e tirar nossas dúvidas.
Um Grande bjo ;-)
Deborah Camargo

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Debora! Obrigada!

Realmente a questão da umidade é um problema. A pasta americana detesta umidade...
No caso das modelagens, experimente misturar na pasta americana 20% de pastilhagem, e amassar bem/ A pastilhagem vai deixar a pasta mais resistente à umidade.
Ar condicionado é ótimo nestes casos, porque ele em geral seca o ar do ambiente, evitando que a umidade estrague as peças.
O cmc costuma funcionar também, experimente trocar de marca.( eu ando achando que há diferença...)
Por fim, nunca coloque as peças modeladas com antecedência em caixas de plástico tampadas, porque piora a umidade.
Colocar um ventilador direto para as peças ajuda um pouco também.
Recheio de fruta fresca crua não recomendo de jeito nenhum para pasta americana. mas você pode fazer um doce, bem apurado. Cuidado com as exigencias dos clientes, porque vc tem que fazer só o que sabe que vai funcionar e ter bom resultado.

Boa sorte!
beijo

Anônimo disse...

Boa noite Otávia!
primeiramente seu trabalho é maravilhoso, e ultimamente fico no seu blog boa parte do dia.
Venho treinado aplicar a pasta americana em bolos alguns deram certo, mas quando me aventurei em um bolo mais alto (com 10 cm), já que eu estava acostumada com bolos baixinhos, não deu certo, formou muitas pregas que não consigo tirar. Comprei até isopor para treinar, mas não deu certo, você pode me dar alguma dica, pois isso está me chateando bastante.
Um Abraço,
Kellen

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Oi Kellen, muito obrigada!

O que deve estar acontecendo é que as pregas se forma na parte de baixo, certo? Isto é assim mesmo, e vc precisa ajustar uma de cada vez.
Assim que terminar de cobrir o bolo com a pasta, desenrolando-a sobre o bolo, passe as palmas das mãos pelas bordas, alisando e se certificando que colou esta parte, para evitar rachaduras. Em seguida, vá aproximando a pasta das laterais do bolo. quando as pregas se formarem, abra-as, se for o caso, por baixo. Vá com calma, uma prega de cada vez.
A idéia do isopor é ótima, para treinar, porque vc pode reaproveitar a pasta quantas vezes quiser.
Preguinhas bem pequenas podem desaparecer com as pás de alisar.
Boa sorte!
beijo

Cinthia Mara disse...

Que lindo! Eu adoro fazer coisas diferentes em bolos!
Gente, eu achei a loja que fornece papel de arroz pras lojas e eles tem várias dicas pra gente fazer inovações nos bolos porque trabalham com confeitagem tambem. Eu falei com o Diogo no telefone (22) 2771-7904. Foi uma amiga que me indicou e vale muito a pena! Eu comprei uma máquina deles e deve chegar essa semana, depois eu passo aqui e digo o que achei. Mas fica a dica pra vocês.
Um abraço!